Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ESTUDO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA;, FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80162
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 909
    "inscrito_id" => 1308
    "titulo" => """
      A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO\r\n
      ESTUDO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO CONSISTE DEMONSTRAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE À ABORDAGEM\r\n
      METODOLÓGICA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE\r\n
      DOCENTES, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, REFLETINDO SOBRE A LEITURA E ESCRITA, E A CAPACIDADE\r\n
      DA CRIANÇA CONSTRUIR SEUS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DO PROCESSO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA.\r\n
      O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI EXPLICITAR, A PARTIR DO REFERENCIAL DE FERREIRO E TEBEROSKY, COMO OS\r\n
      ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM A LER E ESCREVER, COM APROXIMAÇÕES\r\n
      À REALIDADE E VIVÊNCIAS DAS ALUNAS EM FORMAÇÃO DOCENTE, QUE FOI REALIZADO EM 6 MOMENTOS,\r\n
      APOIADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ANTONIO ZABALA, ABORDANDO AS HIPÓTESES SILÁBICAS. DESTA\r\n
      FORMA, O ARTIGO RETRATA O PONTO DE VISTA DOS EDUCADORES, QUANTO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO,\r\n
      EM QUAL PENSAMENTO ELES SE APOIAM PARA REALIZAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SE OS EDUCADORES\r\n
      PROPORCIONAM SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SEJA DE LEITURA E ESCRITA, QUE POSSIBILITE AO\r\n
      ALUNO, EDIFICAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. E POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AOS ALUNOS,\r\n
      CONFIRMARAM-SE AS AFIRMAÇÕES DE SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES. PERANTE TUDO QUE FOI EXPOSTO,\r\n
      FOI POSSÍVEL CONSTATAR, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, QUE TODOS OS EDUCADORES\r\n
      APLICAM ALGUNS MÉTODOS CONTIDOS NA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA DE FERREIRO E TEBEROSKY.\r\n
      PERCEBE-SE, A SIGNIFICÂNCIA EM SE ADOTAR MÉTODOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMO TAMBÉM A\r\n
      PRIMORDIALIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM MAIS CONHECIMENTO NOS PENSAMENTOS DE FERREIRO E\r\n
      TEBEROSKY, COM RELAÇÃO A VISÃO DO ALUNO COMO ATIVO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE\r\n
      A ALFABETIZAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA;, FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID1308_29072021195218.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA REGINA BICAS BONDEZAM"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "claudiabicas44@gmail.com"
    "autor_ies" => "UTFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80162
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 909
    "inscrito_id" => 1308
    "titulo" => """
      A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO\r\n
      ESTUDO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO CONSISTE DEMONSTRAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE À ABORDAGEM\r\n
      METODOLÓGICA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE\r\n
      DOCENTES, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, REFLETINDO SOBRE A LEITURA E ESCRITA, E A CAPACIDADE\r\n
      DA CRIANÇA CONSTRUIR SEUS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DO PROCESSO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA.\r\n
      O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI EXPLICITAR, A PARTIR DO REFERENCIAL DE FERREIRO E TEBEROSKY, COMO OS\r\n
      ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM A LER E ESCREVER, COM APROXIMAÇÕES\r\n
      À REALIDADE E VIVÊNCIAS DAS ALUNAS EM FORMAÇÃO DOCENTE, QUE FOI REALIZADO EM 6 MOMENTOS,\r\n
      APOIADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ANTONIO ZABALA, ABORDANDO AS HIPÓTESES SILÁBICAS. DESTA\r\n
      FORMA, O ARTIGO RETRATA O PONTO DE VISTA DOS EDUCADORES, QUANTO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO,\r\n
      EM QUAL PENSAMENTO ELES SE APOIAM PARA REALIZAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SE OS EDUCADORES\r\n
      PROPORCIONAM SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SEJA DE LEITURA E ESCRITA, QUE POSSIBILITE AO\r\n
      ALUNO, EDIFICAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. E POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AOS ALUNOS,\r\n
      CONFIRMARAM-SE AS AFIRMAÇÕES DE SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES. PERANTE TUDO QUE FOI EXPOSTO,\r\n
      FOI POSSÍVEL CONSTATAR, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, QUE TODOS OS EDUCADORES\r\n
      APLICAM ALGUNS MÉTODOS CONTIDOS NA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA DE FERREIRO E TEBEROSKY.\r\n
      PERCEBE-SE, A SIGNIFICÂNCIA EM SE ADOTAR MÉTODOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMO TAMBÉM A\r\n
      PRIMORDIALIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM MAIS CONHECIMENTO NOS PENSAMENTOS DE FERREIRO E\r\n
      TEBEROSKY, COM RELAÇÃO A VISÃO DO ALUNO COMO ATIVO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE\r\n
      A ALFABETIZAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA;, FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID1308_29072021195218.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA REGINA BICAS BONDEZAM"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "claudiabicas44@gmail.com"
    "autor_ies" => "UTFPR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO CONSISTE DEMONSTRAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE À ABORDAGEM METODOLÓGICA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, REFLETINDO SOBRE A LEITURA E ESCRITA, E A CAPACIDADE DA CRIANÇA CONSTRUIR SEUS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DO PROCESSO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI EXPLICITAR, A PARTIR DO REFERENCIAL DE FERREIRO E TEBEROSKY, COMO OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM A LER E ESCREVER, COM APROXIMAÇÕES À REALIDADE E VIVÊNCIAS DAS ALUNAS EM FORMAÇÃO DOCENTE, QUE FOI REALIZADO EM 6 MOMENTOS, APOIADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ANTONIO ZABALA, ABORDANDO AS HIPÓTESES SILÁBICAS. DESTA FORMA, O ARTIGO RETRATA O PONTO DE VISTA DOS EDUCADORES, QUANTO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, EM QUAL PENSAMENTO ELES SE APOIAM PARA REALIZAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SE OS EDUCADORES PROPORCIONAM SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SEJA DE LEITURA E ESCRITA, QUE POSSIBILITE AO ALUNO, EDIFICAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. E POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AOS ALUNOS, CONFIRMARAM-SE AS AFIRMAÇÕES DE SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES. PERANTE TUDO QUE FOI EXPOSTO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, QUE TODOS OS EDUCADORES APLICAM ALGUNS MÉTODOS CONTIDOS NA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA DE FERREIRO E TEBEROSKY. PERCEBE-SE, A SIGNIFICÂNCIA EM SE ADOTAR MÉTODOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMO TAMBÉM A PRIMORDIALIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM MAIS CONHECIMENTO NOS PENSAMENTOS DE FERREIRO E TEBEROSKY, COM RELAÇÃO A VISÃO DO ALUNO COMO ATIVO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE A ALFABETIZAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.