INOVADOR E COMBATIDO: A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE SÃO PAULO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80018 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 3214 "titulo" => "INOVADOR E COMBATIDO: A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE SÃO PAULO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ALMEJA RECONSTITUIR A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE SÃO PAULO (GEV), MODELO ESCOLAR QUE FUNCIONOU ENTRE 1961 E 1969 EM SEIS CIDADES, CONSIDERADO POR ESPECIALISTAS COMO UMA DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO SECUNDÁRIO MAIS INOVADORAS REALIZADAS NA HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. ALINHADO ÀS PROPOSTAS DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA, O GEV POSSUÍA UMA METODOLOGIA ARROJADA E UM CURRÍCULO ESCOLAR ABRANGENTE, QUE OFERECIA DESDE AULAS DE ARTES PLÁSTICAS À PRÁTICAS COMERCIAIS, BUSCANDO INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DAS APTIDÕES E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS, PERTENCENTES A VARIADAS CLASSES SOCIAIS. DESDE AS FUNDAÇÕES, CADA UMA DAS UNIDADES POSSUÍA A CAPACIDADE ANUAL DE ATENDER ATÉ 480 ESTUDANTES, MATRICULADOS DA 5ª A 8ª SÉRIE, DA FAIXA ETÁRIA DE 11 A 13 ANOS. JÁ A PARTIR DE 1967, SÃO IMPLANTADOS CURSOS NOTURNOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE ADULTOS DE BAIXA RENDA. ENTRETANTO, A DIREÇÃO DO GEV, ACUSADA DE ADOTAR MÉTODOS E PROPAGAR CONTEÚDOS SUBVERSIVOS, PASSA A SOFRER UMA SÉRIE DE REPRESÁLIAS APÓS A INSTAURAÇÃO DA DITADURA MILITAR, EM 1964. APESAR DE CONTAR COM O APOIO DECLARADO DA COMUNIDADE ESCOLAR E ATÉ MESMO DE RELEVANTES AUTORIDADES CIVIS, O MODELO ESCOLAR É CEIFADO EM 1969 APÓS OS COLÉGIOS SEREM INVADIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL E MILITARES, QUE DETIVERAM EDUCADORES E APREENDERAM DOCUMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS. PARA GARANTIR UMA RECONSTITUIÇÃO MINUCIOSA E ASSERTIVA SOBRE A HISTÓRIA DO GEV, A PESQUISA COLETOU DADOS ATRAVÉS DAS ANÁLISES DE DOCUMENTOS, DECRETOS, PERIÓDICOS, DOCUMENTÁRIOS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "GINÁSIO VOCACIONAL, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID3214_29072021135031.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS BARBOSA" "autor_email" => "professorlucas.1990@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80018 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 3214 "titulo" => "INOVADOR E COMBATIDO: A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE SÃO PAULO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ALMEJA RECONSTITUIR A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE SÃO PAULO (GEV), MODELO ESCOLAR QUE FUNCIONOU ENTRE 1961 E 1969 EM SEIS CIDADES, CONSIDERADO POR ESPECIALISTAS COMO UMA DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO SECUNDÁRIO MAIS INOVADORAS REALIZADAS NA HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. ALINHADO ÀS PROPOSTAS DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA, O GEV POSSUÍA UMA METODOLOGIA ARROJADA E UM CURRÍCULO ESCOLAR ABRANGENTE, QUE OFERECIA DESDE AULAS DE ARTES PLÁSTICAS À PRÁTICAS COMERCIAIS, BUSCANDO INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DAS APTIDÕES E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS, PERTENCENTES A VARIADAS CLASSES SOCIAIS. DESDE AS FUNDAÇÕES, CADA UMA DAS UNIDADES POSSUÍA A CAPACIDADE ANUAL DE ATENDER ATÉ 480 ESTUDANTES, MATRICULADOS DA 5ª A 8ª SÉRIE, DA FAIXA ETÁRIA DE 11 A 13 ANOS. JÁ A PARTIR DE 1967, SÃO IMPLANTADOS CURSOS NOTURNOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE ADULTOS DE BAIXA RENDA. ENTRETANTO, A DIREÇÃO DO GEV, ACUSADA DE ADOTAR MÉTODOS E PROPAGAR CONTEÚDOS SUBVERSIVOS, PASSA A SOFRER UMA SÉRIE DE REPRESÁLIAS APÓS A INSTAURAÇÃO DA DITADURA MILITAR, EM 1964. APESAR DE CONTAR COM O APOIO DECLARADO DA COMUNIDADE ESCOLAR E ATÉ MESMO DE RELEVANTES AUTORIDADES CIVIS, O MODELO ESCOLAR É CEIFADO EM 1969 APÓS OS COLÉGIOS SEREM INVADIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL E MILITARES, QUE DETIVERAM EDUCADORES E APREENDERAM DOCUMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS. PARA GARANTIR UMA RECONSTITUIÇÃO MINUCIOSA E ASSERTIVA SOBRE A HISTÓRIA DO GEV, A PESQUISA COLETOU DADOS ATRAVÉS DAS ANÁLISES DE DOCUMENTOS, DECRETOS, PERIÓDICOS, DOCUMENTÁRIOS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "GINÁSIO VOCACIONAL, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID3214_29072021135031.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS BARBOSA" "autor_email" => "professorlucas.1990@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }