MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DO ESPAÇO ESCOLAR PELA PERSPECTIVA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO CAMPO DE JOGOS POR ALUNOS E ALUNAS
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79289 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1225 "titulo" => "MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DO ESPAÇO ESCOLAR PELA PERSPECTIVA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO CAMPO DE JOGOS POR ALUNOS E ALUNAS" "resumo" => "AS QUESTÕES DE GÊNERO PRESENTES NA ESCOLA PODEM SER ABORDADAS À LUZ DAS ESPACIALIDADES CONSTITUÍDAS PELOS ALUNOS E ALUNAS. O USO E OCUPAÇÃO, AS VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE OS DIVERSOS ESPAÇOS QUE COMPÕEM A ESCOLA PODEM SER REVELADORES SOBRE OS PAPÉIS DE GÊNERO E SUAS HIERARQUIAS, ALÉM DE AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS COM VISTAS A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL. NESTE TRABALHO, ABORDO OS RESULTADOS DE UM PROCESSO DE MAPEAMENTO PARTICIPATIVO REALIZADO EM TRÊS AGRUPAMENTOS ESCOLARES LOCALIZADOS NA CIDADE DE LISBOA, PORTUGAL, EM QUE O CAMPO DE JOGOS EMERGIU COMO UM ESPAÇO SIGNIFICATIVO DAS HIERARQUIAS DE GÊNERO E RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NAS ESCOLAS. ATRAVÉS DOS MAPAS PRODUZIDOS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES ANALISO AQUI QUATRO DESTES ASPECTOS, TENDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICA AS GEOGRAFIAS FEMINISTAS E EMOCIONAIS: (I) A OCUPAÇÃO PERIFÉRICA DO CAMPO DE JOGOS PELAS ALUNAS; (II) AS AÇÕES REGULATÓRIAS UTILIZADAS PELOS RAPAZES SOBRE ESTE ESPAÇO; (III) O PROCESSO DE INTERDIÇÃO EMOCIONAL QUE SE COLOCA PARA AS MENINAS NO CAMPO DE JOGOS; (IV) O PERFIL DAS ALUNAS QUE CONSEGUEM “ADENTRAR” NESTE ESPAÇO INTERDITO, ASSIM COMO AS IMPLICAÇÕES DA TRANSGRESSÃO DESTA FRONTEIRA DE GÊNERO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, CAMPO DE JOGOS, RELAÇÕES DE GÊNERO, MAPEAMENTO PARTICIPATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021091201.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA FERRAZ DOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERRAZ DOS DOS SANTOS" "autor_email" => "acferrazsantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LISBOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79289 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1225 "titulo" => "MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DO ESPAÇO ESCOLAR PELA PERSPECTIVA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO CAMPO DE JOGOS POR ALUNOS E ALUNAS" "resumo" => "AS QUESTÕES DE GÊNERO PRESENTES NA ESCOLA PODEM SER ABORDADAS À LUZ DAS ESPACIALIDADES CONSTITUÍDAS PELOS ALUNOS E ALUNAS. O USO E OCUPAÇÃO, AS VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE OS DIVERSOS ESPAÇOS QUE COMPÕEM A ESCOLA PODEM SER REVELADORES SOBRE OS PAPÉIS DE GÊNERO E SUAS HIERARQUIAS, ALÉM DE AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS COM VISTAS A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PLURAL. NESTE TRABALHO, ABORDO OS RESULTADOS DE UM PROCESSO DE MAPEAMENTO PARTICIPATIVO REALIZADO EM TRÊS AGRUPAMENTOS ESCOLARES LOCALIZADOS NA CIDADE DE LISBOA, PORTUGAL, EM QUE O CAMPO DE JOGOS EMERGIU COMO UM ESPAÇO SIGNIFICATIVO DAS HIERARQUIAS DE GÊNERO E RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NAS ESCOLAS. ATRAVÉS DOS MAPAS PRODUZIDOS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES ANALISO AQUI QUATRO DESTES ASPECTOS, TENDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICA AS GEOGRAFIAS FEMINISTAS E EMOCIONAIS: (I) A OCUPAÇÃO PERIFÉRICA DO CAMPO DE JOGOS PELAS ALUNAS; (II) AS AÇÕES REGULATÓRIAS UTILIZADAS PELOS RAPAZES SOBRE ESTE ESPAÇO; (III) O PROCESSO DE INTERDIÇÃO EMOCIONAL QUE SE COLOCA PARA AS MENINAS NO CAMPO DE JOGOS; (IV) O PERFIL DAS ALUNAS QUE CONSEGUEM “ADENTRAR” NESTE ESPAÇO INTERDITO, ASSIM COMO AS IMPLICAÇÕES DA TRANSGRESSÃO DESTA FRONTEIRA DE GÊNERO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, CAMPO DE JOGOS, RELAÇÕES DE GÊNERO, MAPEAMENTO PARTICIPATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021091201.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA FERRAZ DOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERRAZ DOS DOS SANTOS" "autor_email" => "acferrazsantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LISBOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }