QUEERIZAR A EDUCAÇÃO COM CORPOS E CULTURAS ORIGINÁRIAS - POSSIBLIDADES DE DESCOLONIZAÇÃO DA PEDAGOGIA
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79239 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 303 "titulo" => "QUEERIZAR A EDUCAÇÃO COM CORPOS E CULTURAS ORIGINÁRIAS - POSSIBLIDADES DE DESCOLONIZAÇÃO DA PEDAGOGIA" "resumo" => "A TEORIA DECOLONIAL VISA PENSAR O COLONIALISMO NÃO COMO UM PERÍODO POLÍTICO E HISTÓRICO JÁ ENCERRADO, MAS COMO O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICO QUE PERSISTE ATÉ HOJE MANTENDO RELAÇÕES DE PODER HIERÁRQUICAS, PRETENDENDO, PORTANTO, QUESTIONAR A NARRATIVA EUROCÊNTRICA, DANDO VOZ A POVOS E CONHECIMENTOS SILENCIADOS DURANTE E POSTERIORMENTE À COLONIZAÇÃO. COM OBJETIVOS SIMILARES, A ‘TEORIA’ QUEER E A FILOSOFIA DA DIFERENÇA TAMBÉM ESTÃO PREOCUPADAS EM CRIAR NOVAS POSSIBILIDADES DE EXISTIR QUE ROMPAM COM A NARRATIVA DOMINANTE HETEROCISNORMATIVA, PENSADA AQUI COMO PARTE DE MAQUINARIAS COLONIAIS. PODEMOS, DESTE MODO, ANALISAR DIVERSOS MARCADORES DA DIFERENÇA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL QUE BUSQUE NOVOS CAMINHOS PARA PENSAR OS SUJEITOS E SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, FRUTO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, É DESMONTAR A LÓGICA E/OU O OLHAR ADULTOCÊNTRICO E DESCOLONIZAR O CONCEITO DE INFÂNCIA, DESPRENDENDO-A DE AMARRAS CORPÓREAS E ACORPÓREAS DAS LÓGICAS COLONIZADORAS E HETEROCISNORMATIVAS. PARA TANTO, DIALOGAREMOS COM A SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS, DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, OS CONCEITOS DE HECCEIDADE E MÁQUINA DE ROSTIDADE, DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI, BEM COMO O SABER-CORPO, DE SUELY ROLNIK. O ESQUADRINHAMENTO POR OUTROS MODOS DE SER DA CRIANÇA SERÁ TRAÇADO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EM SITUAÇÕES DE EDUCAÇÃO FORMAL DE CRIANÇAS INDÍGENAS, NA TENTATIVA DE DEIXAR FALAR OS QUE FORAM – E CONTINUAM – CALADOS NOS PROCESSOS COLONIZADORES EDUCATIVOS INSTITUCIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 29: Pedagogias Queer: Desestabilizações, Desconstruções E A Produção De Conhecimentos Dissidentes" "palavra_chave" => "DECOLONIALISMO, FILOSOFIA DA DIFERENÇA, INFÂNCIA, CRIANÇA INDÍGENA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_09122021150619.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VALERIO RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camiramossilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79239 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 303 "titulo" => "QUEERIZAR A EDUCAÇÃO COM CORPOS E CULTURAS ORIGINÁRIAS - POSSIBLIDADES DE DESCOLONIZAÇÃO DA PEDAGOGIA" "resumo" => "A TEORIA DECOLONIAL VISA PENSAR O COLONIALISMO NÃO COMO UM PERÍODO POLÍTICO E HISTÓRICO JÁ ENCERRADO, MAS COMO O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICO QUE PERSISTE ATÉ HOJE MANTENDO RELAÇÕES DE PODER HIERÁRQUICAS, PRETENDENDO, PORTANTO, QUESTIONAR A NARRATIVA EUROCÊNTRICA, DANDO VOZ A POVOS E CONHECIMENTOS SILENCIADOS DURANTE E POSTERIORMENTE À COLONIZAÇÃO. COM OBJETIVOS SIMILARES, A ‘TEORIA’ QUEER E A FILOSOFIA DA DIFERENÇA TAMBÉM ESTÃO PREOCUPADAS EM CRIAR NOVAS POSSIBILIDADES DE EXISTIR QUE ROMPAM COM A NARRATIVA DOMINANTE HETEROCISNORMATIVA, PENSADA AQUI COMO PARTE DE MAQUINARIAS COLONIAIS. PODEMOS, DESTE MODO, ANALISAR DIVERSOS MARCADORES DA DIFERENÇA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL QUE BUSQUE NOVOS CAMINHOS PARA PENSAR OS SUJEITOS E SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, FRUTO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, É DESMONTAR A LÓGICA E/OU O OLHAR ADULTOCÊNTRICO E DESCOLONIZAR O CONCEITO DE INFÂNCIA, DESPRENDENDO-A DE AMARRAS CORPÓREAS E ACORPÓREAS DAS LÓGICAS COLONIZADORAS E HETEROCISNORMATIVAS. PARA TANTO, DIALOGAREMOS COM A SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS, DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, OS CONCEITOS DE HECCEIDADE E MÁQUINA DE ROSTIDADE, DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI, BEM COMO O SABER-CORPO, DE SUELY ROLNIK. O ESQUADRINHAMENTO POR OUTROS MODOS DE SER DA CRIANÇA SERÁ TRAÇADO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EM SITUAÇÕES DE EDUCAÇÃO FORMAL DE CRIANÇAS INDÍGENAS, NA TENTATIVA DE DEIXAR FALAR OS QUE FORAM – E CONTINUAM – CALADOS NOS PROCESSOS COLONIZADORES EDUCATIVOS INSTITUCIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 29: Pedagogias Queer: Desestabilizações, Desconstruções E A Produção De Conhecimentos Dissidentes" "palavra_chave" => "DECOLONIALISMO, FILOSOFIA DA DIFERENÇA, INFÂNCIA, CRIANÇA INDÍGENA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_09122021150619.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VALERIO RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camiramossilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }