SILVA, Vanessa Luciene Pereira Da et al.. Professora, posso ler a minha crônica?. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7845>. Acesso em: 27/11/2024 19:35
A experiência em sala de aula é um espaço privilegiado de questionamentos e investigações. Ela não se resume a apenas cumprir as exigências presentes na disciplina, mas refletir sobre essa prática docente. Dessa maneira, com a preocupação de conduzir os alunos a atuarem de modo significativo, tanto no ambiente escolar, como nos diversos contextos da sociedade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos com a escrita do gênero crônica por meio de uma sequência didática, em uma turma de 9° ano, com 45 alunos, turno tarde, da Escola Municipal Padre Antonino, Ensino Fundamental em Campina Grande – PB. A experiência fora vivenciada durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e possibilitou um trabalho com a leitura, tendo por finalidade formar leitores competentes e; consequentemente, formar escritores. Abordaremos inicialmente, os aspectos teóricos, a sequência didática e, por fim, a análise e resultados da escrita da crônica. Sendo assim, a nossa experiência com a escrita do gênero tem como referencial teórico contribuições dos autores Koch (2010), Martins (1991), Zabala (1998), entre outros.