Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS TRADICIONAIS

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, CONTOS TRADICIONAIS Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7840
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1002
    "inscrito_id" => 3309
    "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS TRADICIONAIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como propósito apresentar como deve ser trabalhada em sala de aula uma sequência didática na disciplina de Língua Portuguesa tendo como base a reescrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eixo norteador os contos de fadas como forma de contribuir para despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita, bem como, contribuir para a melhoria das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o referido trabalho objetiva refletir junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre como a leitura e a escrita contribui para que estes possam usar adequadamente a linguagem nas práticas sociais para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos. Para fins deste estudo, foram levadas em consideração as contribuições teóricas de Bezerra (2001), Travaglia (2008) e Leandro (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Em suma, ao ser aplicada a referida sequência didática, espera-se que o professor ao trabalhar com a leitura e a escrita possa estar contribuindo para a formação dos alunos e possa exercer a função de educador atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, na busca por uma educação qualitativa, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico, se apresentando bem, principalmente, aos olhos dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, CONTOS TRADICIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_59_58_idinscrito_3309_1e348e36ee080e686d2b12c60225b2af.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE ARAÚJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE"
    "autor_email" => "edilene2santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7840
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1002
    "inscrito_id" => 3309
    "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS TRADICIONAIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como propósito apresentar como deve ser trabalhada em sala de aula uma sequência didática na disciplina de Língua Portuguesa tendo como base a reescrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eixo norteador os contos de fadas como forma de contribuir para despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita, bem como, contribuir para a melhoria das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o referido trabalho objetiva refletir junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre como a leitura e a escrita contribui para que estes possam usar adequadamente a linguagem nas práticas sociais para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos. Para fins deste estudo, foram levadas em consideração as contribuições teóricas de Bezerra (2001), Travaglia (2008) e Leandro (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Em suma, ao ser aplicada a referida sequência didática, espera-se que o professor ao trabalhar com a leitura e a escrita possa estar contribuindo para a formação dos alunos e possa exercer a função de educador atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, na busca por uma educação qualitativa, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico, se apresentando bem, principalmente, aos olhos dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, CONTOS TRADICIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_59_58_idinscrito_3309_1e348e36ee080e686d2b12c60225b2af.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE ARAÚJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE"
    "autor_email" => "edilene2santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como propósito apresentar como deve ser trabalhada em sala de aula uma sequência didática na disciplina de Língua Portuguesa tendo como base a reescrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eixo norteador os contos de fadas como forma de contribuir para despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita, bem como, contribuir para a melhoria das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o referido trabalho objetiva refletir junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre como a leitura e a escrita contribui para que estes possam usar adequadamente a linguagem nas práticas sociais para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos. Para fins deste estudo, foram levadas em consideração as contribuições teóricas de Bezerra (2001), Travaglia (2008) e Leandro (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Em suma, ao ser aplicada a referida sequência didática, espera-se que o professor ao trabalhar com a leitura e a escrita possa estar contribuindo para a formação dos alunos e possa exercer a função de educador atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, na busca por uma educação qualitativa, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico, se apresentando bem, principalmente, aos olhos dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Danielly Ferreira Almeida

    Legal

    22/03/2021 17:25:19

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.