O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL DUAS QUESTÕES: 1) APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS NO ENVELHECIMENTO E 2) DESCREVER RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE SE TORNOU POSSÍVEL A PARTIR DOS DADOS EMPÍRICOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO PELO PROJETO “LETRAMENTO DIGITAL”, DESENVOLVIDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO NORTE FLUMINENSE, DO RIO DE JANEIRO. E PELA PESQUISA DE MESTRADO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA COM IDOSOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA, PRIORIZOU A DESCRITIVA, REFLEXIVA E QUALITATIVA. INICIANDO PELA REVISÃO DE LITERATURA E PELOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. EM NOSSOS RESULTADOS A ALFABETIZAÇÃO E O APRENDIZADO DE IDOSOS ENVOLVE, RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM E PRINCIPALMENTE DA COMUNICAÇÃO. OS IDOSOS ANALFABETOS DEMONSTRAM INTERESSES EM APRENDER A UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A POSSIBILIDADE DO LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DIGITAIS. CONCLUI-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL TEM SIDO UM MODELO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS QUE TEM POSSIBILITADO PROMOVER UM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE AÇÕES QUE ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO ATIVO.