FILHO, Leoncio Rabelo Borges et al.. . Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76719>. Acesso em: 22/12/2024 02:18
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SE DESENVOLVE EM MÚLTIPLOS EIXOS, UM DELES VOLTADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PROGRAMA DE EXTENSÃO “PARA ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO”, QUE PROMOVE ENCONTROS MENSAIS, OBJETIVA PROMOVER ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE OS MUITOS TEMAS DO ADOLESCER COM APRENDIZES DA FUNDAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO INTENSIVO “DR. RENÊ BARSAM” (FETI) E OUTROS SETORES DA SOCIEDADE UBERABENSE. AS REUNIÕES ACONTECEM COM OS PRÓPRIOS ADOLESCENTES E DOIS EXTENSIONISTAS TUTORES QUE PARTICIPAM DA EXTENSÃO. ESTES PROBLEMATIZAM TEMAS COMO SAÚDE, VIOLÊNCIA SOCIAL, SAÚDE MENTAL, BULLYING, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLARIDADE, PROJETOS DE VIDA, ETC. AS METODOLOGIAS ATIVAS, VIA PLATAFORMAS DIGITAIS, FOMENTAM A HORIZONTALIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSITÁRIOS/AS E OS/AS ADOLESCENTES DA FETI. ESSA RELAÇÃO, DIFERENTE DA DE UMA SALA DE AULA CONVENCIONAL, EVOCA AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES A RESPEITO DOS ASSUNTOS APRESENTADOS E PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE TODOS/AS. A INTEGRAÇÃO É FOMENTADA NA FORMA DE VOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS E SOBRE O ANDAMENTO DO CURSO; PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO; E PELO DIÁLOGO MULTILATERAL FAVORECIDO POR APLICATIVOS DE MENSAGENS OU SITES PARA ESSA FINALIDADE. OS ENCONTROS EVIDENCIAM QUE A ADOLESCÊNCIA É UM PERÍODO DE BASTANTE VULNERABILIDADE E DESEJO DE DESCOBERTAS. NESSE SENTIDO, NÃO BASTA APENAS PROTEGER OS ADOLESCENTES DOS DIVERSOS PERIGOS DESSA FASE DA VIDA, É NECESSÁRIA, ALÉM DA PROTEÇÃO, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, COMO INDICA O TÍTULO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO. METODOLOGIAS ATIVAS QUE AGREGAM ENSINO E EXTENSÃO FAVORECEM RELAÇÕES DE AMIZADE E APRENDIZADO ENTRE OS ENVOLVIDOS, COMO POTENTES FERRAMENTAS QUE ESTIMULAM OS ADOLESCENTES À AUTONOMIA E A CRITICIDADE. A EXTENSÃO RECOMENDA, NESSA PARCERIA, O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE VALORIZAM AS SINGULARIDADES DO ADOLESCER QUE, PERMEADA PELA VULNERABILIDADE INDIVIDUAL E SOCIAL, REQUER DE INSTRUMENTOS, COMO QUESTIONÁRIOS ABERTOS, QUE ACOMPANHEM O DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES APRENDIZES, PERMITINDO AOS EXTENSIONISTAS SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES QUE PROPICIEM ABORDAGENS COERENTES COM AS DEMANDAS DOS/DAS ADOLESCENTES.