Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO

Palavra-chaves: LEITURA, LÚDICO, ESTRATÉGIAS Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7618
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1255
    "inscrito_id" => 4715
    "titulo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO"
    "resumo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO                                                 Deisy Viviam Rodrigues LACERDA –deisyhabacuc@hotmail.com ¹                                                 Dellys Vannessa Rodrigues SABINO –nessinhasabino@hotmail.com² Faculdades Integradas de Patos- FIP RESUMO O presente artigo se deteve em formular técnicas democráticas e representativas em que a leitura de textos e de mundo fossem desenvolvidas, a partir da análise textual e a recriação de determinadas fábula, para isso recorreu ao auxilio da ludicidade. O objeto é a leitura mediada aos alunos que apresentam dificuldades na interpretação devido ao baixo rendimento da leitura. Os objetivos foram: aperfeiçoar a leitura, discutir através de estágios expressivo/lúdico e proporcionar a representação de sentidos atribuídos pelas palavras.  Entende-se por leitura não somente por decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social e socializadora. O público-alvo escolhido foi os alunos do 7° ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba. Os estágios ocorreram em 10horas/aulas, sendo 2 horas para cada etapa e utilizaram-se as perspectivas de ensino construtivista e interacionista. Estes propuseram o método lúdico como prática eficiente para obter o aprimoramento da capacidade de interpretação e de leitura, que atualmente observa-se um déficit considerável por parte dos alunos. Utilizaram-se estratégias inovadoras em que a internet serviu de subsídio para desenvolver as atividades propostas, no intuito de relacionar palavra/sentido. As sequências didático-metodológicas, pensadas e elaboradas, obtiveram um resultado evolutivo, no que se refere ao cognitivo e à construção da representação criativa, fazendo com que as imagens produzidas facilitassem a interpretação das fábulas abordadas, obtendo sucesso ao término das etapas. Estas são apresentadas apenas como exemplos de estágios que podem ser seguidas por professores, de acordo com seu público.   Palavras- chave: Leitura; Lúdico; Estratégias.¹ Graduada em Letras-Português e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.² Graduada em Pedagogia e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÚDICO, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_10_11_idinscrito_4715_000c0281f12bd64871ad7f0d8deb180d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEISY VIVIAM RODRIGUES LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "DEISY LACERDA"
    "autor_email" => "deisyhabacuc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7618
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1255
    "inscrito_id" => 4715
    "titulo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO"
    "resumo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO                                                 Deisy Viviam Rodrigues LACERDA –deisyhabacuc@hotmail.com ¹                                                 Dellys Vannessa Rodrigues SABINO –nessinhasabino@hotmail.com² Faculdades Integradas de Patos- FIP RESUMO O presente artigo se deteve em formular técnicas democráticas e representativas em que a leitura de textos e de mundo fossem desenvolvidas, a partir da análise textual e a recriação de determinadas fábula, para isso recorreu ao auxilio da ludicidade. O objeto é a leitura mediada aos alunos que apresentam dificuldades na interpretação devido ao baixo rendimento da leitura. Os objetivos foram: aperfeiçoar a leitura, discutir através de estágios expressivo/lúdico e proporcionar a representação de sentidos atribuídos pelas palavras.  Entende-se por leitura não somente por decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social e socializadora. O público-alvo escolhido foi os alunos do 7° ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba. Os estágios ocorreram em 10horas/aulas, sendo 2 horas para cada etapa e utilizaram-se as perspectivas de ensino construtivista e interacionista. Estes propuseram o método lúdico como prática eficiente para obter o aprimoramento da capacidade de interpretação e de leitura, que atualmente observa-se um déficit considerável por parte dos alunos. Utilizaram-se estratégias inovadoras em que a internet serviu de subsídio para desenvolver as atividades propostas, no intuito de relacionar palavra/sentido. As sequências didático-metodológicas, pensadas e elaboradas, obtiveram um resultado evolutivo, no que se refere ao cognitivo e à construção da representação criativa, fazendo com que as imagens produzidas facilitassem a interpretação das fábulas abordadas, obtendo sucesso ao término das etapas. Estas são apresentadas apenas como exemplos de estágios que podem ser seguidas por professores, de acordo com seu público.   Palavras- chave: Leitura; Lúdico; Estratégias.¹ Graduada em Letras-Português e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.² Graduada em Pedagogia e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LÚDICO, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_10_11_idinscrito_4715_000c0281f12bd64871ad7f0d8deb180d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEISY VIVIAM RODRIGUES LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "DEISY LACERDA"
    "autor_email" => "deisyhabacuc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO Deisy Viviam Rodrigues LACERDA –deisyhabacuc@hotmail.com ¹ Dellys Vannessa Rodrigues SABINO –nessinhasabino@hotmail.com² Faculdades Integradas de Patos- FIP RESUMO O presente artigo se deteve em formular técnicas democráticas e representativas em que a leitura de textos e de mundo fossem desenvolvidas, a partir da análise textual e a recriação de determinadas fábula, para isso recorreu ao auxilio da ludicidade. O objeto é a leitura mediada aos alunos que apresentam dificuldades na interpretação devido ao baixo rendimento da leitura. Os objetivos foram: aperfeiçoar a leitura, discutir através de estágios expressivo/lúdico e proporcionar a representação de sentidos atribuídos pelas palavras. Entende-se por leitura não somente por decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social e socializadora. O público-alvo escolhido foi os alunos do 7° ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba. Os estágios ocorreram em 10horas/aulas, sendo 2 horas para cada etapa e utilizaram-se as perspectivas de ensino construtivista e interacionista. Estes propuseram o método lúdico como prática eficiente para obter o aprimoramento da capacidade de interpretação e de leitura, que atualmente observa-se um déficit considerável por parte dos alunos. Utilizaram-se estratégias inovadoras em que a internet serviu de subsídio para desenvolver as atividades propostas, no intuito de relacionar palavra/sentido. As sequências didático-metodológicas, pensadas e elaboradas, obtiveram um resultado evolutivo, no que se refere ao cognitivo e à construção da representação criativa, fazendo com que as imagens produzidas facilitassem a interpretação das fábulas abordadas, obtendo sucesso ao término das etapas. Estas são apresentadas apenas como exemplos de estágios que podem ser seguidas por professores, de acordo com seu público. Palavras- chave: Leitura; Lúdico; Estratégias.¹ Graduada em Letras-Português e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.² Graduada em Pedagogia e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.