Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O INGLÊS NOSSO DE CADA DIA: ESTRANGEIRISMOS DIÁRIOS DE NOSSO MUNDO GLOBALIZADO

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ESTRANGEIRISMO Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7607
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1059
    "inscrito_id" => 1503
    "titulo" => "O INGLÊS NOSSO DE CADA DIA: ESTRANGEIRISMOS DIÁRIOS DE NOSSO MUNDO GLOBALIZADO"
    "resumo" => "INTRODUÇÃOO ensino de língua inglesa hoje, na escola pública, sofre muitas vezes, com o desânimo por parte dos alunos, que acabam não lhe creditando a devida importância. Tendo em vista o status atribuído de que a escola tem sido falha em relação à formação plurilinguística do cidadão (SOUZA, 2011), muitas vezes não se busca mostrar ao alunado, as razões de se aprender uma língua estrangeira.Vivemos em um mundo sem fronteiras, onde somos constantemente bombardeados por estrangeirismos: produtos, estereótipos e expressões advindas das grandes potências mundiais, cuja língua oficial é o inglês, em sua maioria no campo da mídia.Visando essa expectativa e essa realidade, propomos desenvolver uma atividade no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) chamada: “O Inglês nosso de cada dia”, onde expomos as palavras de origem inglesa, das mais diversas áreas, que utilizamos em nosso cotidiano.OBJETIVONossa proposta de atividade tem como objetivo, mostrar ao aluno o inglês presente, e muitas vezes despercebido, em nosso dia-a-dia, demonstrando assim, que estamos em um mundo globalizado altamente midiático.  \t\tMETODOLOGIAPara mostrarmos aos alunos que a língua inglesa está presente em nosso cotidiano, pedimos para que os mesmos elaborassem uma lista com o título: “Palavras de origem inglesa que utilizamos no nosso dia-a-dia”. Após um intervalo de tempo, vimos que as principais palavras eram relacionadas à mídia, representação concreta da globalização em nossa sociedade. Após discutirmos os resultados, elaboramos no quadro da sala, uma lista mais ampla, com mais de 50 palavras oriundas da língua inglesa e que utilizamos em nosso cotidiano. Algumas destas palavras são utilizadas com tanta frequência, que chegam a passar despercebidas, parecendo até, já pertencer a nossa língua materna.Como forma de elaborar a lista, demos dicas, como por exemplo: “Qual o site mais visitado da internet? Vejam que site já é uma palavra de origem inglesa!”, “E para acessarmos esses sites precisamos de que aparelhos?”, e assim conseguimos palavras nos campos da música, da informática, da internet, da moda, da alimentação, etc.Como segunda parte de nossa atividade, os alunos, agora em grupos de 4-5, confeccionaram cartazes com o título “O Inglês nosso de cada dia:” e completavam com palavras da lista recém-elaborada no quadro, de acordo com seu campo linguístico: música, internet, moda ou alimentação.RESULTADOSPropomos esta atividade, pois além de ser algo dinâmico e eficiente na aprendizagem, visa-se a utilidade em se aprender uma língua estrangeira, como necessidade desse mundo sem fronteiras.Vimos assim, a importância de situar o aluno no mundo globalizado em que vive, o deixando a par do contexto mundial a que ele está exposto.CONCLUSÃONada melhor do que fazer algo em que se sabe a sua utilidade, ao trazermos ao conhecimento do aluno, que vivemos em um mundo onde as fronteiras parecem não existirem mais, e das oportunidades que se podem alcançar ao se aprender uma nova língua, cria-se um espírito motivador e tal aprendizagem se torna um verdadeiro prazer e não mais uma obrigação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ESTRANGEIRISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_16_50_16_idinscrito_1503_b7032583635834dd53c68add78566815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO FERNANDES DIAS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO"
    "autor_email" => "juninhotecla36@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7607
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1059
    "inscrito_id" => 1503
    "titulo" => "O INGLÊS NOSSO DE CADA DIA: ESTRANGEIRISMOS DIÁRIOS DE NOSSO MUNDO GLOBALIZADO"
    "resumo" => "INTRODUÇÃOO ensino de língua inglesa hoje, na escola pública, sofre muitas vezes, com o desânimo por parte dos alunos, que acabam não lhe creditando a devida importância. Tendo em vista o status atribuído de que a escola tem sido falha em relação à formação plurilinguística do cidadão (SOUZA, 2011), muitas vezes não se busca mostrar ao alunado, as razões de se aprender uma língua estrangeira.Vivemos em um mundo sem fronteiras, onde somos constantemente bombardeados por estrangeirismos: produtos, estereótipos e expressões advindas das grandes potências mundiais, cuja língua oficial é o inglês, em sua maioria no campo da mídia.Visando essa expectativa e essa realidade, propomos desenvolver uma atividade no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) chamada: “O Inglês nosso de cada dia”, onde expomos as palavras de origem inglesa, das mais diversas áreas, que utilizamos em nosso cotidiano.OBJETIVONossa proposta de atividade tem como objetivo, mostrar ao aluno o inglês presente, e muitas vezes despercebido, em nosso dia-a-dia, demonstrando assim, que estamos em um mundo globalizado altamente midiático.  \t\tMETODOLOGIAPara mostrarmos aos alunos que a língua inglesa está presente em nosso cotidiano, pedimos para que os mesmos elaborassem uma lista com o título: “Palavras de origem inglesa que utilizamos no nosso dia-a-dia”. Após um intervalo de tempo, vimos que as principais palavras eram relacionadas à mídia, representação concreta da globalização em nossa sociedade. Após discutirmos os resultados, elaboramos no quadro da sala, uma lista mais ampla, com mais de 50 palavras oriundas da língua inglesa e que utilizamos em nosso cotidiano. Algumas destas palavras são utilizadas com tanta frequência, que chegam a passar despercebidas, parecendo até, já pertencer a nossa língua materna.Como forma de elaborar a lista, demos dicas, como por exemplo: “Qual o site mais visitado da internet? Vejam que site já é uma palavra de origem inglesa!”, “E para acessarmos esses sites precisamos de que aparelhos?”, e assim conseguimos palavras nos campos da música, da informática, da internet, da moda, da alimentação, etc.Como segunda parte de nossa atividade, os alunos, agora em grupos de 4-5, confeccionaram cartazes com o título “O Inglês nosso de cada dia:” e completavam com palavras da lista recém-elaborada no quadro, de acordo com seu campo linguístico: música, internet, moda ou alimentação.RESULTADOSPropomos esta atividade, pois além de ser algo dinâmico e eficiente na aprendizagem, visa-se a utilidade em se aprender uma língua estrangeira, como necessidade desse mundo sem fronteiras.Vimos assim, a importância de situar o aluno no mundo globalizado em que vive, o deixando a par do contexto mundial a que ele está exposto.CONCLUSÃONada melhor do que fazer algo em que se sabe a sua utilidade, ao trazermos ao conhecimento do aluno, que vivemos em um mundo onde as fronteiras parecem não existirem mais, e das oportunidades que se podem alcançar ao se aprender uma nova língua, cria-se um espírito motivador e tal aprendizagem se torna um verdadeiro prazer e não mais uma obrigação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ESTRANGEIRISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_16_50_16_idinscrito_1503_b7032583635834dd53c68add78566815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO FERNANDES DIAS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO"
    "autor_email" => "juninhotecla36@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃOO ensino de língua inglesa hoje, na escola pública, sofre muitas vezes, com o desânimo por parte dos alunos, que acabam não lhe creditando a devida importância. Tendo em vista o status atribuído de que a escola tem sido falha em relação à formação plurilinguística do cidadão (SOUZA, 2011), muitas vezes não se busca mostrar ao alunado, as razões de se aprender uma língua estrangeira.Vivemos em um mundo sem fronteiras, onde somos constantemente bombardeados por estrangeirismos: produtos, estereótipos e expressões advindas das grandes potências mundiais, cuja língua oficial é o inglês, em sua maioria no campo da mídia.Visando essa expectativa e essa realidade, propomos desenvolver uma atividade no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) chamada: “O Inglês nosso de cada dia”, onde expomos as palavras de origem inglesa, das mais diversas áreas, que utilizamos em nosso cotidiano.OBJETIVONossa proposta de atividade tem como objetivo, mostrar ao aluno o inglês presente, e muitas vezes despercebido, em nosso dia-a-dia, demonstrando assim, que estamos em um mundo globalizado altamente midiático. METODOLOGIAPara mostrarmos aos alunos que a língua inglesa está presente em nosso cotidiano, pedimos para que os mesmos elaborassem uma lista com o título: “Palavras de origem inglesa que utilizamos no nosso dia-a-dia”. Após um intervalo de tempo, vimos que as principais palavras eram relacionadas à mídia, representação concreta da globalização em nossa sociedade. Após discutirmos os resultados, elaboramos no quadro da sala, uma lista mais ampla, com mais de 50 palavras oriundas da língua inglesa e que utilizamos em nosso cotidiano. Algumas destas palavras são utilizadas com tanta frequência, que chegam a passar despercebidas, parecendo até, já pertencer a nossa língua materna.Como forma de elaborar a lista, demos dicas, como por exemplo: “Qual o site mais visitado da internet? Vejam que site já é uma palavra de origem inglesa!”, “E para acessarmos esses sites precisamos de que aparelhos?”, e assim conseguimos palavras nos campos da música, da informática, da internet, da moda, da alimentação, etc.Como segunda parte de nossa atividade, os alunos, agora em grupos de 4-5, confeccionaram cartazes com o título “O Inglês nosso de cada dia:” e completavam com palavras da lista recém-elaborada no quadro, de acordo com seu campo linguístico: música, internet, moda ou alimentação.RESULTADOSPropomos esta atividade, pois além de ser algo dinâmico e eficiente na aprendizagem, visa-se a utilidade em se aprender uma língua estrangeira, como necessidade desse mundo sem fronteiras.Vimos assim, a importância de situar o aluno no mundo globalizado em que vive, o deixando a par do contexto mundial a que ele está exposto.CONCLUSÃONada melhor do que fazer algo em que se sabe a sua utilidade, ao trazermos ao conhecimento do aluno, que vivemos em um mundo onde as fronteiras parecem não existirem mais, e das oportunidades que se podem alcançar ao se aprender uma nova língua, cria-se um espírito motivador e tal aprendizagem se torna um verdadeiro prazer e não mais uma obrigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.