Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PROFESSOR DE PRIMEIRA VIAGEM, ESCOLA PÚBLICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: “ANTROPOLOGIA? QUE BICHO É ESSE PROFESSORA?”

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, ATIVIDADES PRÁTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75723 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 1154 "titulo" => "PROFESSOR DE PRIMEIRA VIAGEM, ESCOLA PÚBLICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: “ANTROPOLOGIA? QUE BICHO É ESSE PROFESSORA?”" "resumo" => "ESTE RELATO EXPLICITA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, A QUAL FUI CONTRATADA PARA LECIONAR AULAS DE SOCIOLOGIA. RECÉM-FORMADA BUSQUEI COMPARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UFF/RJ COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA. O OBJETIVO DESSE RELATO É COMPARTILHAR OS SENTIMENTOS QUE PERMEIAM PROFESSORES DE PRIMEIRA VIAGEM COMO TAMBÉM APRESENTAR UM EXEMPLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE DINAMIZOU AS AULAS COMO TAMBÉM TRANSFORMOU A RELAÇÃO COTIDIANA TANTO ALUNO-ALUNO COMO ALUNO-PROFESSOR. ATRAVÉS DE SEMINÁRIO ANTROPOLÓGICO SOBRE MINORIAS FOI POSSÍVEL APREENDER CONCEITOS DE FORMA PRÁTICA NA MEDIDA EM QUE A ATIVIDADE EXIGIU PESQUISA, ESCRITA E APRESENTAÇÃO CARACTERIZADA. O REFERENCIAL TEÓRICO FICOU EM TORNO DOS AUTORES DA ANTROPOLOGIA QUE CONSTAM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA E CONCEITOS COMO ALTERIDADE, ETNOCENTRISMO, EVOLUCIONISMO. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA, PLANO DE AULAS, PROJETOS E ATIVIDADES DE ANTROPOLOGIA ALÉM DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (WHYTE, 1995). COMO RESULTADO, A EXPERIÊNCIA SE TRADUZIU EM UM MISTO DE SUPERAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E NUM CONSTANTE DESAFIO DE FAZER CADA VEZ MELHOR O PAPEL DE EDUCADORA A QUAL ESCOLHI ALÉM DE TER PROPORCIONADO AUMENTO NO RENDIMENTO ESCOLAR E ABERTO PORTAS PARA PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE BIOLOGIA.ESTE RELATO EXPLICITA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, A QUAL FUI CONTRATADA PARA LECIO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, ATIVIDADES PRÁTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID1154_07042021222642.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIER DE SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "LU SOUSA" "autor_email" => "lusousaesilva1974@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75723 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 1154 "titulo" => "PROFESSOR DE PRIMEIRA VIAGEM, ESCOLA PÚBLICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: “ANTROPOLOGIA? QUE BICHO É ESSE PROFESSORA?”" "resumo" => "ESTE RELATO EXPLICITA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, A QUAL FUI CONTRATADA PARA LECIONAR AULAS DE SOCIOLOGIA. RECÉM-FORMADA BUSQUEI COMPARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UFF/RJ COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA. O OBJETIVO DESSE RELATO É COMPARTILHAR OS SENTIMENTOS QUE PERMEIAM PROFESSORES DE PRIMEIRA VIAGEM COMO TAMBÉM APRESENTAR UM EXEMPLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE DINAMIZOU AS AULAS COMO TAMBÉM TRANSFORMOU A RELAÇÃO COTIDIANA TANTO ALUNO-ALUNO COMO ALUNO-PROFESSOR. ATRAVÉS DE SEMINÁRIO ANTROPOLÓGICO SOBRE MINORIAS FOI POSSÍVEL APREENDER CONCEITOS DE FORMA PRÁTICA NA MEDIDA EM QUE A ATIVIDADE EXIGIU PESQUISA, ESCRITA E APRESENTAÇÃO CARACTERIZADA. O REFERENCIAL TEÓRICO FICOU EM TORNO DOS AUTORES DA ANTROPOLOGIA QUE CONSTAM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA E CONCEITOS COMO ALTERIDADE, ETNOCENTRISMO, EVOLUCIONISMO. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA, PLANO DE AULAS, PROJETOS E ATIVIDADES DE ANTROPOLOGIA ALÉM DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (WHYTE, 1995). COMO RESULTADO, A EXPERIÊNCIA SE TRADUZIU EM UM MISTO DE SUPERAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E NUM CONSTANTE DESAFIO DE FAZER CADA VEZ MELHOR O PAPEL DE EDUCADORA A QUAL ESCOLHI ALÉM DE TER PROPORCIONADO AUMENTO NO RENDIMENTO ESCOLAR E ABERTO PORTAS PARA PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE BIOLOGIA.ESTE RELATO EXPLICITA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, A QUAL FUI CONTRATADA PARA LECIO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, ATIVIDADES PRÁTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID1154_07042021222642.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIER DE SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "LU SOUSA" "autor_email" => "lusousaesilva1974@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE RELATO EXPLICITA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, A QUAL FUI CONTRATADA PARA LECIONAR AULAS DE SOCIOLOGIA. RECÉM-FORMADA BUSQUEI COMPARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UFF/RJ COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA. O OBJETIVO DESSE RELATO É COMPARTILHAR OS SENTIMENTOS QUE PERMEIAM PROFESSORES DE PRIMEIRA VIAGEM COMO TAMBÉM APRESENTAR UM EXEMPLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE DINAMIZOU AS AULAS COMO TAMBÉM TRANSFORMOU A RELAÇÃO COTIDIANA TANTO ALUNO-ALUNO COMO ALUNO-PROFESSOR. ATRAVÉS DE SEMINÁRIO ANTROPOLÓGICO SOBRE MINORIAS FOI POSSÍVEL APREENDER CONCEITOS DE FORMA PRÁTICA NA MEDIDA EM QUE A ATIVIDADE EXIGIU PESQUISA, ESCRITA E APRESENTAÇÃO CARACTERIZADA. O REFERENCIAL TEÓRICO FICOU EM TORNO DOS AUTORES DA ANTROPOLOGIA QUE CONSTAM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA E CONCEITOS COMO ALTERIDADE, ETNOCENTRISMO, EVOLUCIONISMO. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA, PLANO DE AULAS, PROJETOS E ATIVIDADES DE ANTROPOLOGIA ALÉM DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (WHYTE, 1995). COMO RESULTADO, A EXPERIÊNCIA SE TRADUZIU EM UM MISTO DE SUPERAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E NUM CONSTANTE DESAFIO DE FAZER CADA VEZ MELHOR O PAPEL DE EDUCADORA A QUAL ESCOLHI ALÉM DE TER PROPORCIONADO AUMENTO NO RENDIMENTO ESCOLAR E ABERTO PORTAS PARA PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE BIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.