GÊNERO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA INTEGRAL NA CIDADE DE CARUARU-PE
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75552 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 49 "titulo" => "GÊNERO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA INTEGRAL NA CIDADE DE CARUARU-PE" "resumo" => """ ESTE ARTIGO RELATA COMO A CATEGORIA DE GÊNERO É TRABALHADA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL INTEGRAL DE CARUARU-PE, COM ÊNFASE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O FOCO DESTE TRABALHO SE DETEVE NA PERCEPÇÃO DE COMO AS/OS ESTUDANTES DA ESCOLA PESQUISADA PERCEBEM AS RELAÇÕES DE GÊNERO, ASSIM COMO QUAL A COMPREENSÃO TEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR TAL ASSUNTO NAS AULAS, SOBRETUDO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE ESTRANHAMENTO E DESNATURALIZAÇÃO. DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO, COMO AS FORMAS DE CONTROLE E DOMINAÇÃO, REPERCUTINDO EM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA, ACOMETENDO AS MULHERES. NESSE SENTIDO, TENDO EM VISTA QUE A FORMAÇÃO DOS JOVENS SE INICIA NA ESCOLA, RESSALTAMOS O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, COMO ESSENCIAL NA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO. COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIOS E GRUPOS FOCAIS. COM BASE NOS RELATOS DAS/DOS ESTUDANTES FICOU EVIDENCIADO QUE A CATEGORIA DE GÊNERO JÁ FOI DE ALGUMA FORMA, DISCUTIDA NAS AULAS, PRINCIPALMENTE DE SOCIOLOGIA, PORÉM, NÃO SISTEMATICAMENTE, O QUE É CONSIDERADO PELA MAIORIA DOS ENTREVISTADOS COMO UMA LACUNA NO ENSINO. ENTENDE-SE QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, BUSQUEM ASSUMIR A TAREFA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA, ESTARÁ PROMOVENDO A INTEGRALIDADE DAS/DOS ADOLESCENTES, CONTUDO LEVANDO-SE A ATUAREM COM MAIS AUTONOMIA E RESPEITO EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS. \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. ENSINO DE SOCIOLOGIA. GÊNERO. JUVENTUDE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, GÊNERO, JUVENTUDE, IGUALDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA_ID49_04032021082848" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MONICA ALMEIDA" "autor_email" => "monicafisio35@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75552 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 49 "titulo" => "GÊNERO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA INTEGRAL NA CIDADE DE CARUARU-PE" "resumo" => """ ESTE ARTIGO RELATA COMO A CATEGORIA DE GÊNERO É TRABALHADA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL INTEGRAL DE CARUARU-PE, COM ÊNFASE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O FOCO DESTE TRABALHO SE DETEVE NA PERCEPÇÃO DE COMO AS/OS ESTUDANTES DA ESCOLA PESQUISADA PERCEBEM AS RELAÇÕES DE GÊNERO, ASSIM COMO QUAL A COMPREENSÃO TEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR TAL ASSUNTO NAS AULAS, SOBRETUDO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE ESTRANHAMENTO E DESNATURALIZAÇÃO. DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO, COMO AS FORMAS DE CONTROLE E DOMINAÇÃO, REPERCUTINDO EM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA, ACOMETENDO AS MULHERES. NESSE SENTIDO, TENDO EM VISTA QUE A FORMAÇÃO DOS JOVENS SE INICIA NA ESCOLA, RESSALTAMOS O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, COMO ESSENCIAL NA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO. COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIOS E GRUPOS FOCAIS. COM BASE NOS RELATOS DAS/DOS ESTUDANTES FICOU EVIDENCIADO QUE A CATEGORIA DE GÊNERO JÁ FOI DE ALGUMA FORMA, DISCUTIDA NAS AULAS, PRINCIPALMENTE DE SOCIOLOGIA, PORÉM, NÃO SISTEMATICAMENTE, O QUE É CONSIDERADO PELA MAIORIA DOS ENTREVISTADOS COMO UMA LACUNA NO ENSINO. ENTENDE-SE QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, BUSQUEM ASSUMIR A TAREFA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA, ESTARÁ PROMOVENDO A INTEGRALIDADE DAS/DOS ADOLESCENTES, CONTUDO LEVANDO-SE A ATUAREM COM MAIS AUTONOMIA E RESPEITO EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS. \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. ENSINO DE SOCIOLOGIA. GÊNERO. JUVENTUDE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, GÊNERO, JUVENTUDE, IGUALDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA_ID49_04032021082848" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MONICA ALMEIDA" "autor_email" => "monicafisio35@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }