MATIAS, Suetônio De Farias. O desgosto literário no ensino médio. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7551>. Acesso em: 27/11/2024 21:10
O presente artigo comporta um estudo acerca da relação dos alunos do ensino médio com a literatura, apontando fatores que contribuem para o afastamento do discente com o texto literário, ocasionando na morte do gosto literário. Teve por objetivo realizar um estudo sobre a pertinência do ensino de literatura no ensino médio e investigar quais os fatores que contribuem para o desgosto pela arte literária.Descreve a necessidade de uma mudança na postura do professor no que se refere à metodologia do trabalho com literatura, uma vez que o corpo discente tem demonstrado desinteresse por tal área de estudo; desta forma, procura-se alternativas para mudar o quadro evidenciado, dinamizando o trabalho literário.O referido escrito tem como meta principal corroborar a assertiva de que o estudo de literatura está situado num estado de falência, sendo uma consequência de atos pedagógicos equivocados, os quais provocam o desgosto pela literatura. Tomou-se com base para o referido estudo: COSSON (2009), JOBIM (2009), MARTINS (2006), PAULINO & COSSON (2009), TAVARES (2003).