Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, , Tema Livre (TL) AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75432
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "OS DOCUMENTOS QUE EXPLICITAM OS OBJETIVOS E DINÂMICAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, COMO O PROJETO PEDAGÓGICO (PP), SÃO INSTRUMENTOS BALIZADORES DO DIA A DIA DENTRO DA UNIVERSIDADE, DEMARCANDO A DIREÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. NO CASO ESPECÍFICO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS (EO) EM CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (BEF) É IMPORTANTE QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDAM CLARAMENTE OS REQUISITOS E POLÍTICAS DE ESTÁGIO. NESSE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO O DELINEAMENTO DE DOCUMENTOS CLAROS, QUE SEJAM COMPARTILHADOS ENTRE TODOS OS INTERESSADOS (PROFESSORES ORIENTADORES, SUPERVISORES, ESTUDANTES, UNIDADES CONCEDENTES, ENTRE OUTROS). ESTUDOS NO ÂMBITO DE CURSOS DE BEF APONTAM QUE A ESTRUTURA DOS EO DENTRO DOS PP DOS CURSOS NÃO ESTÁ CLARAMENTE ALINHADA COM A PROPOSTA DE CURSO. ENTRE OS PROBLEMAS RELATADOS NA ESTRTUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EO ENCONTRA-SE A FALTA DE INTEGRAÇÃO DO EO COM OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO, AO PONTO DOS ESTUDANTES PERCEBEREM O EO COMO UMA ENTIDADE SEPARADA DO RESTANTE DO CURSO. ASSIM, O ESTUDO OBJETIVOU EXAMINAR AS PROPOSTAS DE EO EM CURSOS DE BEF PREVISTAS NOS PP E REGULAMENTOS DE EO NO ESTADO DO PARANÁ. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, QUE TEVE COMO AMOSTRA CINCO CURSOS DE BEF DO ESTADO DO PARANÁ, MODALIDADE PRESENCIAL, CLASSIFICADOS COM MELHOR CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO NA AVALIAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA NO ANO DE 2018 E QUE DISPONIBILIZAVAM OS DOCUMENTOS NOS WEBSITES DAS UNIVERSIDADES. O INSTRUMENTO PARA A SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI UMA FICHA ELABORADA PARA FINS DA ANÁLISE DOCUMENTAL PROPOSTA. NA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL ELENCAR TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DE ANÁLISE, ACOMPANHADAS DE DISTINTOS INDICADORES TEMÁTICOS DECORRENTES DA ANÁLISE DE CONCEITOS CHAVES E INFORMAÇÕES COLETADAS NOS DOCUMENTOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A ESTRUTURAÇÃO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS APRESENTA UMA DIVERSIDADE DE PROPOSTAS ENQUANTO À CARGA HORÁRIA E CAMPOS DE INTERVENÇÃO NOS CURSOS PESQUISADOS. AS ÁREAS DE ESTÁGIO QUE PREDOMINAM SÃO: PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO/PROMOÇÃO DA SAÚDE E TREINAMENTO ESPORTIVO. ENTRE AS TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DE ANÁLISE ENCONTRAM-SE: I) CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO, II) CONCEITOS SOBRE ESTÁGIO E III) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO EO. CONCLUI-SE QUE É NECESSÁRIO INVESTIR EM UMA MELHOR CONCEPTUALIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EO, EM CONSONÂNCIA COM O CURSO EM SUA TOTALIDADE. A DURAÇÃO DO EO, A ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO, AS FORMAS DE AVALIAÇÃO E A ARTICULAÇÃO COM OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DEVEM SER ADEQUADAMENTE PONDERADOS. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE DEFINIR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CLAROS, POIS, QUANTO MAIORES SEJAM OS NÍVEIS DE ESTRUTURAÇÃO DO EO, MAIORES SERÃO AS POSSIBILIDADES DE ENVOLVIMENTO DOS DIFERENTES ATORES NELE."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID116_19042021213254.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÓNICA GABRIELA SILVA PIOVANI"
    "autor_nome_curto" => "VERÓNICA G. SILVA PIOVANI"
    "autor_email" => "veronica.piovani@unioeste"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75432
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "OS DOCUMENTOS QUE EXPLICITAM OS OBJETIVOS E DINÂMICAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, COMO O PROJETO PEDAGÓGICO (PP), SÃO INSTRUMENTOS BALIZADORES DO DIA A DIA DENTRO DA UNIVERSIDADE, DEMARCANDO A DIREÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. NO CASO ESPECÍFICO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS (EO) EM CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (BEF) É IMPORTANTE QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDAM CLARAMENTE OS REQUISITOS E POLÍTICAS DE ESTÁGIO. NESSE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO O DELINEAMENTO DE DOCUMENTOS CLAROS, QUE SEJAM COMPARTILHADOS ENTRE TODOS OS INTERESSADOS (PROFESSORES ORIENTADORES, SUPERVISORES, ESTUDANTES, UNIDADES CONCEDENTES, ENTRE OUTROS). ESTUDOS NO ÂMBITO DE CURSOS DE BEF APONTAM QUE A ESTRUTURA DOS EO DENTRO DOS PP DOS CURSOS NÃO ESTÁ CLARAMENTE ALINHADA COM A PROPOSTA DE CURSO. ENTRE OS PROBLEMAS RELATADOS NA ESTRTUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EO ENCONTRA-SE A FALTA DE INTEGRAÇÃO DO EO COM OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO, AO PONTO DOS ESTUDANTES PERCEBEREM O EO COMO UMA ENTIDADE SEPARADA DO RESTANTE DO CURSO. ASSIM, O ESTUDO OBJETIVOU EXAMINAR AS PROPOSTAS DE EO EM CURSOS DE BEF PREVISTAS NOS PP E REGULAMENTOS DE EO NO ESTADO DO PARANÁ. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, QUE TEVE COMO AMOSTRA CINCO CURSOS DE BEF DO ESTADO DO PARANÁ, MODALIDADE PRESENCIAL, CLASSIFICADOS COM MELHOR CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO NA AVALIAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA NO ANO DE 2018 E QUE DISPONIBILIZAVAM OS DOCUMENTOS NOS WEBSITES DAS UNIVERSIDADES. O INSTRUMENTO PARA A SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI UMA FICHA ELABORADA PARA FINS DA ANÁLISE DOCUMENTAL PROPOSTA. NA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL ELENCAR TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DE ANÁLISE, ACOMPANHADAS DE DISTINTOS INDICADORES TEMÁTICOS DECORRENTES DA ANÁLISE DE CONCEITOS CHAVES E INFORMAÇÕES COLETADAS NOS DOCUMENTOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A ESTRUTURAÇÃO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS APRESENTA UMA DIVERSIDADE DE PROPOSTAS ENQUANTO À CARGA HORÁRIA E CAMPOS DE INTERVENÇÃO NOS CURSOS PESQUISADOS. AS ÁREAS DE ESTÁGIO QUE PREDOMINAM SÃO: PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO/PROMOÇÃO DA SAÚDE E TREINAMENTO ESPORTIVO. ENTRE AS TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DE ANÁLISE ENCONTRAM-SE: I) CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO, II) CONCEITOS SOBRE ESTÁGIO E III) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO EO. CONCLUI-SE QUE É NECESSÁRIO INVESTIR EM UMA MELHOR CONCEPTUALIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EO, EM CONSONÂNCIA COM O CURSO EM SUA TOTALIDADE. A DURAÇÃO DO EO, A ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO, AS FORMAS DE AVALIAÇÃO E A ARTICULAÇÃO COM OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DEVEM SER ADEQUADAMENTE PONDERADOS. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE DEFINIR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CLAROS, POIS, QUANTO MAIORES SEJAM OS NÍVEIS DE ESTRUTURAÇÃO DO EO, MAIORES SERÃO AS POSSIBILIDADES DE ENVOLVIMENTO DOS DIFERENTES ATORES NELE."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID116_19042021213254.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÓNICA GABRIELA SILVA PIOVANI"
    "autor_nome_curto" => "VERÓNICA G. SILVA PIOVANI"
    "autor_email" => "veronica.piovani@unioeste"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

OS DOCUMENTOS QUE EXPLICITAM OS OBJETIVOS E DINÂMICAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, COMO O PROJETO PEDAGÓGICO (PP), SÃO INSTRUMENTOS BALIZADORES DO DIA A DIA DENTRO DA UNIVERSIDADE, DEMARCANDO A DIREÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. NO CASO ESPECÍFICO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS (EO) EM CURSOS DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (BEF) É IMPORTANTE QUE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDAM CLARAMENTE OS REQUISITOS E POLÍTICAS DE ESTÁGIO. NESSE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO O DELINEAMENTO DE DOCUMENTOS CLAROS, QUE SEJAM COMPARTILHADOS ENTRE TODOS OS INTERESSADOS (PROFESSORES ORIENTADORES, SUPERVISORES, ESTUDANTES, UNIDADES CONCEDENTES, ENTRE OUTROS). ESTUDOS NO ÂMBITO DE CURSOS DE BEF APONTAM QUE A ESTRUTURA DOS EO DENTRO DOS PP DOS CURSOS NÃO ESTÁ CLARAMENTE ALINHADA COM A PROPOSTA DE CURSO. ENTRE OS PROBLEMAS RELATADOS NA ESTRTUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EO ENCONTRA-SE A FALTA DE INTEGRAÇÃO DO EO COM OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO, AO PONTO DOS ESTUDANTES PERCEBEREM O EO COMO UMA ENTIDADE SEPARADA DO RESTANTE DO CURSO. ASSIM, O ESTUDO OBJETIVOU EXAMINAR AS PROPOSTAS DE EO EM CURSOS DE BEF PREVISTAS NOS PP E REGULAMENTOS DE EO NO ESTADO DO PARANÁ. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, QUE TEVE COMO AMOSTRA CINCO CURSOS DE BEF DO ESTADO DO PARANÁ, MODALIDADE PRESENCIAL, CLASSIFICADOS COM MELHOR CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO NA AVALIAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA NO ANO DE 2018 E QUE DISPONIBILIZAVAM OS DOCUMENTOS NOS WEBSITES DAS UNIVERSIDADES. O INSTRUMENTO PARA A SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI UMA FICHA ELABORADA PARA FINS DA ANÁLISE DOCUMENTAL PROPOSTA. NA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL ELENCAR TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DE ANÁLISE, ACOMPANHADAS DE DISTINTOS INDICADORES TEMÁTICOS DECORRENTES DA ANÁLISE DE CONCEITOS CHAVES E INFORMAÇÕES COLETADAS NOS DOCUMENTOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A ESTRUTURAÇÃO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS APRESENTA UMA DIVERSIDADE DE PROPOSTAS ENQUANTO À CARGA HORÁRIA E CAMPOS DE INTERVENÇÃO NOS CURSOS PESQUISADOS. AS ÁREAS DE ESTÁGIO QUE PREDOMINAM SÃO: PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO/PROMOÇÃO DA SAÚDE E TREINAMENTO ESPORTIVO. ENTRE AS TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DE ANÁLISE ENCONTRAM-SE: I) CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO, II) CONCEITOS SOBRE ESTÁGIO E III) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO EO. CONCLUI-SE QUE É NECESSÁRIO INVESTIR EM UMA MELHOR CONCEPTUALIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EO, EM CONSONÂNCIA COM O CURSO EM SUA TOTALIDADE. A DURAÇÃO DO EO, A ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO, AS FORMAS DE AVALIAÇÃO E A ARTICULAÇÃO COM OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DEVEM SER ADEQUADAMENTE PONDERADOS. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE DEFINIR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CLAROS, POIS, QUANTO MAIORES SEJAM OS NÍVEIS DE ESTRUTURAÇÃO DO EO, MAIORES SERÃO AS POSSIBILIDADES DE ENVOLVIMENTO DOS DIFERENTES ATORES NELE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.