NUNES, Agna Frassinete De Souza. Integrando gerações com o prouca- família na escola. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7414>. Acesso em: 28/11/2024 01:57
O projeto surgiu da necessidade de combater a evasão escolar dos alunos do EJA como também integrar professores, pais e alunos da escola para inclusão digital com os laptops ( uquinhas) .no processo ensino aprendizagem .Com esse projeto pretendemos promover o uso pedagógico dos laptops (uquinhas ) na educação básica integrando a família a fim de desenvolver diversa habilidades com o uso dos uquinhas, contribuindo com o processo ensino aprendizagem contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. Para que possamos assumir o compromisso com a aprendizagem formal e informal dos alunos, colaborando com a construção de horizontes que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas. Durante o projeto pretendeu- se guiar a prática de forma que os alunos assimilassem e compreendessem de forma clara as concepções acerca do computador e as suas funções, com esse projeto busca-se a permanência dos alunos na Escola nas aulas, a manutenção da motivação e a consciência por parte dos professores cursistas, de suas intervenções tornando possível o uso dos laptops- uquinhas como um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar os uquinhas e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O uso dos computadores abrange dois tipos de inclusão: A inclusão digital e a inclusão social, ambas interligadas e dependentes. O computador em especial possibilita a inclusão social, uma vez que permite o acesso a informações de outrem e exige a inclusão digital Para que se possa fazer uso da tecnologia.Mas o computador não melhora o ensino apenas por estar ali. A informatização de uma escola só dará bons resultados se conduzida por professores que saibam exatamente o que querem. “Sem um projeto pedagógico o computador não é nada”.