O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO COM A COMUNIDADE ESCOLAR, PROMOVENDO O ESTUDO SOBRE AS LEIS TRABALHISTAS, DESTACANDO O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL E A VALORIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO JUNTO AOS ESTUDANTES. O PROJETO TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA FOI REALIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO, VIVENCIADO EM SEIS ESCOLAS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO RECIFE NORTE EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO - AMATRA DA 6ª REGIÃO EM PERNAMBUCO. O PROJETO CONCEBEU A ESCOLA ENQUANTO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. A METODOLOGIA DO PROJETO FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS FASES. NA PRIMEIRA FASE, FOI REALIZADO UM CURSO DE EXTENSÃO NA AMATRA COM OS GESTORES E ATÉ TRÊS PROFESSORES DE CADA ESCOLA. A SEGUNDA FASE FOI EXECUTADA NAS ESCOLAS COM O ESTUDO E O DEBATE DAS CARTILHAS DISTRIBUÍDAS PELA AMATRA JUNTO AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, SEGUIDO A POSTERIORI DE UMA RODA DE CONVERSA COM OS MAGISTRADOS. A TERCEIRA FASE CONSTOU DA CULMINÂNCIA DO PROJETO REALIZADO NO AUDITÓRIO DA CASA DA INDÚSTRIA COM A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NO CONCURSO DIVIDIDO EM TRÊS CATEGORIAS: TEXTO ESCRITO – CORDEL, VIDEOCLIPE E JOGO TEATRAL. COMO RESULTADO DO PROJETO, A COMUNIDADE ESCOLAR PODE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE GARANTIR AOS ESTUDANTES O DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR E, PRINCIPALMENTE, SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES ENQUANTO PROTAGONISTAS DO CONHECIMENTO NO COMBATE A QUALQUER FORMA DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO, ESPECIALMENTE O TRABALHO INFANTIL OU ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO.