A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL E UM BEM DE CONSUMO ESSENCIAL A TODOS. ESTE ARTIGO OBJETIVOU-SE, VERIFICAR A FREQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA DA ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MINIMIZADORA DE IMPACTOS AMBIENTAIS, NAS PUBLICAÇÕES APRESENTADAS NOS ANAIS NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR-COBEAI, NO PERÍODO DE 2015 A 2018. ESSA PESQUISA TEM CARÁTER QUALIQUANTITATIVO, REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: A) ESTADO DA ARTE; B) SELEÇÃO DOS TRABALHOS NA BASE DE DADOS DO COBEAI; C) E INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A FAVOR DOS RECURSOS HÍDRICOS FOI EVIDENCIADA NESTA PESQUISA, E MOSTROU A QUANTIFICAÇÃO DE TRABALHOS PUBLICADOS DURANTE 4 ANOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR PRESENTES NOS ANAIS. PORÉM, FOI DESTACADO QUE POUCOS FORAM REALIZADOS NO PERÍODO DE 2015 A 2018. ENTENDE-SE QUE EXISTEM DIVERSOS EVENTOS EXCLUSIVAMENTE SOBRE A ÁGUA NO BRASIL, E TALVEZ POR ESSA RAZÃO A REDUÇÃO NAS PUBLICAÇÕES NESTE EVENTO. PORÉM, DEVIDA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA DIANTE DOS DADOS ADQUIRIDOS SURGE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO, QUANTO A INCITAÇÃO DE PESQUISAS CUJO O RESULTADO FINAL SEJA A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO COMO TAMBÉM PUBLICAÇÕES, NA INTENÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, A REVER SUAS ATITUDES DIANTE DA NATUREZA E EM ESPECIAL AOS RECURSOS HÍDRICOS.