ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE O DIREITO DE SER CRIAN?A DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR. ? FATO QUE AS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZADO PERPASSAM PELO O QUE A CRIAN?A OBSERVA E VIVENCIA EM UM DETERMINADO AMBIENTE. POSTO ISSO, COMO GARANTIR EXPERI?NCIAS SAUD?VEIS DE SER CRIAN?A E VIVER A INF?NCIA DENTRO DE UM HOSPITAL? DESTA FORMA, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO EM 38 HOSPITAIS DA CIDADE DE S?O PAULO, NO QUAL BUSCOU-SE VERIFICAR SE OS DIREITOS DE BRINCAR E ? EDUCA??O, EXPRESSOS EM V?RIOS DISPOSITIVOS LEGAIS (LEI N? 8.069/1990; LEI N? 9394/1996; LEI 11.104/2005), EST?O DE FATO GARANTIDOS ATRAV?S DA EXIST?NCIA DE BRINQUEDOTECAS E CLASSES HOSPITALARES. A METODOLOGIA ENTRELA?OU DADOS QUANTITATIVOS E BIBLIOGR?FICOS. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE, APESAR DA LDB ASSEGURAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA INTERNADO PARA TRATAMENTO DE SA?DE EM REGIME HOSPITALAR POR TEMPO PROLONGADO (BRASIL, 1996, ART. 4? A), ISSO DE FATO N?O VEM ACONTECENDO EM MUITAS DAS INSTITUI??ES PESQUISADAS, LEVANDO-NOS A CONCLUIR QUE OS DIREITOS SE ENCONTRAM ? MARGEM DAS POL?TICAS P?BLICAS.