ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR COMO A CULTURA INDÍGENA É REPRESENTADA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA. FOI EXAMINADO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E OS REGISTROS DE SALA DE AULA DA DISCIPLINA. A HIPÓTESE INICIAL DESTA PESQUISA É DE QUE A HISTÓRIA APRESENTADA NAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA DE BOA VISTA NÃO FAZ JUSTIÇA À CULTURA INDÍGENA, SOBRETUDO NA QUESTÃO DOS ÍNDIOS URBANOS OU CITADINOS, MESMO QUE A CAPITAL DE RORAIMA CONCENTRE GRANDE POPULAÇÃO DE DIVERSAS ETNIAS. A PESQUISA FOI REALIZADA DENTRO DA LINHA “EDUCAÇÃO BÁSICA: FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO”, NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, NA UNIVERSIDADE DE UBERABA. TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. SERVIRAM COMO REFERENCIAL TEÓRICO DESSE TRABALHO, SOBRETUDO, AS REFERÊNCIAS DE DARCY RIBEIRO E WALTER BENJAMIN, ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.