Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVIDA PELA UINVERSIDADE ESTADUAL DA PRARÁIBA EM CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE, PERIFERIA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7326
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1112
    "inscrito_id" => 32303
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA  E A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVIDA PELA UINVERSIDADE ESTADUAL DA PRARÁIBA EM CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Este trabalho enfatiza a discussão sobre a importância da formação docente, especialmente no âmbito do espaço acadêmico, destacando a relevância da formação inicial, sendo esta analisada por meio da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia, componente curricular ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande-PB. Dessa forma, o objetivo desse estudo é trazer uma reflexão do estágio, relacionando teoria e prática, ou seja, destacando especialmente a importância de valorizar o aluno estagiário e o docente regente da escola acolhedora para a realização do estágio, sobretudo as que são localizadas na periferia de Campina Grande, espaço este contraditório, pois de um lado existem conflitos e do outro esta a escola, espaço central da mudança educacional dos jovens, adultos e crianças, justamente pelo fato de realizarem projetos, e planejamentos que buscam reduzir o quadro de marginalização da população. Metodologicamente este estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo. Para construir o presente estudo, os procedimentos metodológicos, caracterizam como objeto de estudo o Estágio Supervisionado, e como sujeito os alunos estagiários. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado em Geografia da UEPB, prepara o futuro docente para vivenciar os desafios do mundo atual, no qual a escola possui um papel importante e singular, na construção da formação humana e cidadã, unido as instituições escolares públicas e a academia. Nessa perspectiva, a formação docente não é algo simples, sobretudo em Geografia, pois o papel social dessa disciplina é extremamente importante por formar raciocínios, conceitos e conhecimentos sobre o espaço, sua dinâmica e contaste social, sendo pertinente dar vez e voz aos alunos estagiários para construir, reconstruir e desconstruir a relação entre universidade e escola, por isso o estágio é uma disciplina  indispensável para vida docente, sendo este o grande laboratório da profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE, PERIFERIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_42_35_idinscrito_32303_d6d1caaba1533fbe9af453aed9c4d01b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianageografia@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB- CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7326
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1112
    "inscrito_id" => 32303
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA  E A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVIDA PELA UINVERSIDADE ESTADUAL DA PRARÁIBA EM CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Este trabalho enfatiza a discussão sobre a importância da formação docente, especialmente no âmbito do espaço acadêmico, destacando a relevância da formação inicial, sendo esta analisada por meio da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia, componente curricular ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande-PB. Dessa forma, o objetivo desse estudo é trazer uma reflexão do estágio, relacionando teoria e prática, ou seja, destacando especialmente a importância de valorizar o aluno estagiário e o docente regente da escola acolhedora para a realização do estágio, sobretudo as que são localizadas na periferia de Campina Grande, espaço este contraditório, pois de um lado existem conflitos e do outro esta a escola, espaço central da mudança educacional dos jovens, adultos e crianças, justamente pelo fato de realizarem projetos, e planejamentos que buscam reduzir o quadro de marginalização da população. Metodologicamente este estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo. Para construir o presente estudo, os procedimentos metodológicos, caracterizam como objeto de estudo o Estágio Supervisionado, e como sujeito os alunos estagiários. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado em Geografia da UEPB, prepara o futuro docente para vivenciar os desafios do mundo atual, no qual a escola possui um papel importante e singular, na construção da formação humana e cidadã, unido as instituições escolares públicas e a academia. Nessa perspectiva, a formação docente não é algo simples, sobretudo em Geografia, pois o papel social dessa disciplina é extremamente importante por formar raciocínios, conceitos e conhecimentos sobre o espaço, sua dinâmica e contaste social, sendo pertinente dar vez e voz aos alunos estagiários para construir, reconstruir e desconstruir a relação entre universidade e escola, por isso o estágio é uma disciplina  indispensável para vida docente, sendo este o grande laboratório da profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE, PERIFERIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_42_35_idinscrito_32303_d6d1caaba1533fbe9af453aed9c4d01b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianageografia@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB- CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho enfatiza a discussão sobre a importância da formação docente, especialmente no âmbito do espaço acadêmico, destacando a relevância da formação inicial, sendo esta analisada por meio da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia, componente curricular ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande-PB. Dessa forma, o objetivo desse estudo é trazer uma reflexão do estágio, relacionando teoria e prática, ou seja, destacando especialmente a importância de valorizar o aluno estagiário e o docente regente da escola acolhedora para a realização do estágio, sobretudo as que são localizadas na periferia de Campina Grande, espaço este contraditório, pois de um lado existem conflitos e do outro esta a escola, espaço central da mudança educacional dos jovens, adultos e crianças, justamente pelo fato de realizarem projetos, e planejamentos que buscam reduzir o quadro de marginalização da população. Metodologicamente este estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo. Para construir o presente estudo, os procedimentos metodológicos, caracterizam como objeto de estudo o Estágio Supervisionado, e como sujeito os alunos estagiários. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado em Geografia da UEPB, prepara o futuro docente para vivenciar os desafios do mundo atual, no qual a escola possui um papel importante e singular, na construção da formação humana e cidadã, unido as instituições escolares públicas e a academia. Nessa perspectiva, a formação docente não é algo simples, sobretudo em Geografia, pois o papel social dessa disciplina é extremamente importante por formar raciocínios, conceitos e conhecimentos sobre o espaço, sua dinâmica e contaste social, sendo pertinente dar vez e voz aos alunos estagiários para construir, reconstruir e desconstruir a relação entre universidade e escola, por isso o estágio é uma disciplina indispensável para vida docente, sendo este o grande laboratório da profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.