Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE DAVID HESTENES: UM OLHAR CATEGÓRICO SOBRE AS PUBLICACÕES REALIZADAS NA ÁREA

Palavra-chaves: INSTRUÇÃO POR MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, DAVID HESTENES, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73116
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 540
    "inscrito_id" => 1398
    "titulo" => "INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE DAVID HESTENES: UM OLHAR CATEGÓRICO SOBRE AS PUBLICACÕES REALIZADAS NA ÁREA"
    "resumo" => "A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM TEM O SEU MÉTODO CENTRADO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO VOLTADO PARA O ESTUDANTE E SEUS MODELOS MENTAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA BUSCA BIBLIOGRÁFICA NAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE DAVID HESTENES, CLASSIFICANDO-OS DE ACORDO COM A FORMA QUE APRESENTAM A ABORDAGEM TEÓRICA, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS E UMA APLICAÇÃO DO MODELO EM SALA DE AULA. ESPECIFICAMENTE, A BUSCA SE CONCENTROU EM ARTIGOS PUBLICADOS NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE. BUSCAMOS TAMBÉM ARTIGOS QUE TRABALHASSEM A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM NO ENSINO DE FÍSICA. PARA A PRESENTE ANÁLISE, VERIFICAMOS QUAIS ARTIGOS TEM CARÁTER TEÓRICO, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO MODELO, BEM COMO OS TRABALHOS QUE APRESENTAM APLICAÇÕES DO MESMO EM SALA DE AULA. PODEMOS PERCEBER, DE MODO GERAL, QUE HÁ UM EQUILÍBRIO ENTRE OS ARTIGOS ANALISADOS QUANTO À ABORDAGEM UTILIZADA, OU SEJA, ENCONTRAMOS O MESMO NÚMERO ENTRE A ABORDAGEM TEÓRICA E AOS ESTUDOS QUE TRAZEM PROPOSTAS, DURANTE A ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS, NÃO FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS CONTENDO APLICAÇÕES DO MODELO. DESTA FORMA PODEMOS PERCEBER QUE MUITAS VEZES AS PROPOSTAS FICAM APENAS NO PAPEL E NÃO PASSAM A SEREM PRÁTICAS CONCRETAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "INSTRUÇÃO POR MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, DAVID HESTENES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1398_22112020191236.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PEREIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA"
    "autor_email" => "ep83840@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73116
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 540
    "inscrito_id" => 1398
    "titulo" => "INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE DAVID HESTENES: UM OLHAR CATEGÓRICO SOBRE AS PUBLICACÕES REALIZADAS NA ÁREA"
    "resumo" => "A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM TEM O SEU MÉTODO CENTRADO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO VOLTADO PARA O ESTUDANTE E SEUS MODELOS MENTAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA BUSCA BIBLIOGRÁFICA NAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE DAVID HESTENES, CLASSIFICANDO-OS DE ACORDO COM A FORMA QUE APRESENTAM A ABORDAGEM TEÓRICA, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS E UMA APLICAÇÃO DO MODELO EM SALA DE AULA. ESPECIFICAMENTE, A BUSCA SE CONCENTROU EM ARTIGOS PUBLICADOS NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE. BUSCAMOS TAMBÉM ARTIGOS QUE TRABALHASSEM A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM NO ENSINO DE FÍSICA. PARA A PRESENTE ANÁLISE, VERIFICAMOS QUAIS ARTIGOS TEM CARÁTER TEÓRICO, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO MODELO, BEM COMO OS TRABALHOS QUE APRESENTAM APLICAÇÕES DO MESMO EM SALA DE AULA. PODEMOS PERCEBER, DE MODO GERAL, QUE HÁ UM EQUILÍBRIO ENTRE OS ARTIGOS ANALISADOS QUANTO À ABORDAGEM UTILIZADA, OU SEJA, ENCONTRAMOS O MESMO NÚMERO ENTRE A ABORDAGEM TEÓRICA E AOS ESTUDOS QUE TRAZEM PROPOSTAS, DURANTE A ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS, NÃO FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS CONTENDO APLICAÇÕES DO MODELO. DESTA FORMA PODEMOS PERCEBER QUE MUITAS VEZES AS PROPOSTAS FICAM APENAS NO PAPEL E NÃO PASSAM A SEREM PRÁTICAS CONCRETAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "INSTRUÇÃO POR MODELAGEM, ENSINO DE FÍSICA, DAVID HESTENES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1398_22112020191236.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PEREIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA"
    "autor_email" => "ep83840@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM TEM O SEU MÉTODO CENTRADO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO VOLTADO PARA O ESTUDANTE E SEUS MODELOS MENTAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA BUSCA BIBLIOGRÁFICA NAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE DAVID HESTENES, CLASSIFICANDO-OS DE ACORDO COM A FORMA QUE APRESENTAM A ABORDAGEM TEÓRICA, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS E UMA APLICAÇÃO DO MODELO EM SALA DE AULA. ESPECIFICAMENTE, A BUSCA SE CONCENTROU EM ARTIGOS PUBLICADOS NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE. BUSCAMOS TAMBÉM ARTIGOS QUE TRABALHASSEM A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM NO ENSINO DE FÍSICA. PARA A PRESENTE ANÁLISE, VERIFICAMOS QUAIS ARTIGOS TEM CARÁTER TEÓRICO, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO MODELO, BEM COMO OS TRABALHOS QUE APRESENTAM APLICAÇÕES DO MESMO EM SALA DE AULA. PODEMOS PERCEBER, DE MODO GERAL, QUE HÁ UM EQUILÍBRIO ENTRE OS ARTIGOS ANALISADOS QUANTO À ABORDAGEM UTILIZADA, OU SEJA, ENCONTRAMOS O MESMO NÚMERO ENTRE A ABORDAGEM TEÓRICA E AOS ESTUDOS QUE TRAZEM PROPOSTAS, DURANTE A ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS, NÃO FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS CONTENDO APLICAÇÕES DO MODELO. DESTA FORMA PODEMOS PERCEBER QUE MUITAS VEZES AS PROPOSTAS FICAM APENAS NO PAPEL E NÃO PASSAM A SEREM PRÁTICAS CONCRETAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.