Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONFECÇÃO DE EXSICATAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: BOTÂNICA, EXSICATAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
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      PROPRIEDADES MEDICINAIS, NUTRICIONAIS, ORNAMENTAIS, ENTRE OUTRAS, MAS TAMBÉM, PARA FORMAR COLEÇÕES\r\n
      COMO OS HERBÁRIOS. A ÁREA DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DAS PLANTAS É A BOTÂNICA E SEU ENSINO NAS\r\n
      ESCOLAS COSTUMA SER MUITO TEÓRICO E DESESTIMULANTE PARA OS ALUNOS, FREQUENTEMENTE SEM NENHUMA\r\n
      OBSERVAÇÃO OU INTERAÇÃO COM AS PLANTAS. PARA UM BOM APROVEITAMENTO DO ENSINO, É PRECISO UTILIZAR\r\n
      RECURSOS DIDÁTICOS QUE DESPERTEM O INTERESSE DO ALUNO PELO COTIDIANO E UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA\r\n
      DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS É A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE EXSICATAS COM FINS\r\n
      DIDÁTICOS. EXSICATAS SÃO AMOSTRAS DE PLANTAS QUE FORAM COLETADAS, PRENSADAS, DESIDRATADAS E MONTADAS\r\n
      PARA UM DETERMINADO FIM, DIDÁTICO OU NÃO. O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO DURANTE A DISCIPLINA DE\r\n
      BOTÂNICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA\r\n
      DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU, E TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE EXSICATAS\r\n
      DIDÁTICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. FOI FEITA UMA COLETA DE\r\n
      PLANTAS NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO AO IFRN E OS ESPÉCIMES ENCONTRADOS FORAM IDENTIFICADOS,\r\n
      MONTADOS E DISPOSTOS EM PRENSA PARA A ELABORAÇÃO DAS EXSICATAS. A ATIVIDADE REALIZADA TORNOU A AULA DE\r\n
      BOTÂNICA MAIS MOTIVADORA, CONTRIBUIU PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E PERMITIU\r\n
      QUE OS ALUNOS APRENDESSEM A IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE PLANTAS, VALORIZANDO A FLORA LOCAL. ALÉM DISSO,\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS SEMPRE DESPERTOU O INTERESSE DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE POR SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS, NUTRICIONAIS, ORNAMENTAIS, ENTRE OUTRAS, MAS TAMBÉM, PARA FORMAR COLEÇÕES COMO OS HERBÁRIOS. A ÁREA DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DAS PLANTAS É A BOTÂNICA E SEU ENSINO NAS ESCOLAS COSTUMA SER MUITO TEÓRICO E DESESTIMULANTE PARA OS ALUNOS, FREQUENTEMENTE SEM NENHUMA OBSERVAÇÃO OU INTERAÇÃO COM AS PLANTAS. PARA UM BOM APROVEITAMENTO DO ENSINO, É PRECISO UTILIZAR RECURSOS DIDÁTICOS QUE DESPERTEM O INTERESSE DO ALUNO PELO COTIDIANO E UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS É A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE EXSICATAS COM FINS DIDÁTICOS. EXSICATAS SÃO AMOSTRAS DE PLANTAS QUE FORAM COLETADAS, PRENSADAS, DESIDRATADAS E MONTADAS PARA UM DETERMINADO FIM, DIDÁTICO OU NÃO. O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO DURANTE A DISCIPLINA DE BOTÂNICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU, E TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE EXSICATAS DIDÁTICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. FOI FEITA UMA COLETA DE PLANTAS NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO AO IFRN E OS ESPÉCIMES ENCONTRADOS FORAM IDENTIFICADOS, MONTADOS E DISPOSTOS EM PRENSA PARA A ELABORAÇÃO DAS EXSICATAS. A ATIVIDADE REALIZADA TORNOU A AULA DE BOTÂNICA MAIS MOTIVADORA, CONTRIBUIU PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E PERMITIU QUE OS ALUNOS APRENDESSEM A IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE PLANTAS, VALORIZANDO A FLORA LOCAL. ALÉM DISSO, O MATERIAL PRODUZIDO PODERÁ SERVIR PARA USO DIDÁTICO DE OUTROS ESTUDANTES.

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