Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E A CIDADANIA: QUAL CONCEPÇÃO O ALUNO DO 9º ANO POSSUI?

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, PROBLEMATIZAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA. DISCUTIMOS NO PRESENTE TRABALHO AS CONCEPÇÕES DE UM TOTAL DE 11 ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE, SOBRE COMO ELES ENXERGAM A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. ISSO PORQUE OS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TÊM APONTADO PARA A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE LEVE O ALUNO A VIVER EM SOCIEDADE DE FORMA PLENA. AS RESPOSTAS MOSTRARAM QUE O ENSINO PRODUZIU A CONCEPÇÃO QUE A MATEMÁTICA É IMPORTANTE PARA A VIVÊNCIA EM SOCIEDADE E QUE OS ALUNOS POSSUEM A NOÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE, CONTUDO, OS ALUNOS SE MOSTRARAM COM DIFICULDADES PARA APONTAR EXEMPLOS DE APLICABILIDADE E DE DISCIPLINAS QUE USEM A MATEMÁTICA, PODENDO SER REFLEXO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE NÃO PRODUZIU PROJETOS QUE OS FIZESSEM MANIPULAR A APLICABILIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA, AO LONGO DE TODO ESSE TEMPO.

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