Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ORIGEM E CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: HISTÓRIA DO CÁLCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, FERRAMENTA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72929
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 987
    "titulo" => "ORIGEM E CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (OU SIMPLESMENTE CÁLCULO) ESTÁ VINCULADO A GRADE CURRICULAR DE DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS À ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS. A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL. ESSA PESQUISA FOI FEITA COM UMA TURMA DE 32 DISCENTES, NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM 2019, NA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ-RO. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SENDO O PRIMEIRO LIGADO A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL E CONCEITUAL, FOCANDO NA PARTE CONCEITUAL E HISTÓRICA. NA OPORTUNIDADE SEGUINTE FOI PROPOSTO O TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES), COM UM TEXTO REFERENTE AO CÁLCULO QUE ABORDAVA OS CONCEITOS HISTÓRICOS, SEUS APERFEIÇOAMENTOS E O INÍCIO DE SUA ABORDAGEM NO BRASIL. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL ANALISAR OS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, COM QUARTO PERGUNTAS PONTUAIS A RESPEITO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSERIDA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM O CDI, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS. ASSIM, A INCLUSÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS É UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA AUXILIAR O ESTUDANTE A SANAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS NO DECORRER DA DISCIPLINA E AO MESMO TEMPO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SIGNIFICATIVOS PARA OS DISCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DO CÁLCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, FERRAMENTA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID987_06112020163145.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "musiau73@gmail.com"
    "autor_ies" => "EEEMTI ALEJANDRO YAGUE MAYOR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72929
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 987
    "titulo" => "ORIGEM E CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (OU SIMPLESMENTE CÁLCULO) ESTÁ VINCULADO A GRADE CURRICULAR DE DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS À ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS. A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL. ESSA PESQUISA FOI FEITA COM UMA TURMA DE 32 DISCENTES, NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM 2019, NA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ-RO. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SENDO O PRIMEIRO LIGADO A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL E CONCEITUAL, FOCANDO NA PARTE CONCEITUAL E HISTÓRICA. NA OPORTUNIDADE SEGUINTE FOI PROPOSTO O TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES), COM UM TEXTO REFERENTE AO CÁLCULO QUE ABORDAVA OS CONCEITOS HISTÓRICOS, SEUS APERFEIÇOAMENTOS E O INÍCIO DE SUA ABORDAGEM NO BRASIL. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL ANALISAR OS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, COM QUARTO PERGUNTAS PONTUAIS A RESPEITO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSERIDA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM O CDI, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS. ASSIM, A INCLUSÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS É UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA AUXILIAR O ESTUDANTE A SANAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS NO DECORRER DA DISCIPLINA E AO MESMO TEMPO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SIGNIFICATIVOS PARA OS DISCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DO CÁLCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, FERRAMENTA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID987_06112020163145.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "musiau73@gmail.com"
    "autor_ies" => "EEEMTI ALEJANDRO YAGUE MAYOR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (OU SIMPLESMENTE CÁLCULO) ESTÁ VINCULADO A GRADE CURRICULAR DE DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS À ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS. A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL. ESSA PESQUISA FOI FEITA COM UMA TURMA DE 32 DISCENTES, NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM 2019, NA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ-RO. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SENDO O PRIMEIRO LIGADO A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL E CONCEITUAL, FOCANDO NA PARTE CONCEITUAL E HISTÓRICA. NA OPORTUNIDADE SEGUINTE FOI PROPOSTO O TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES), COM UM TEXTO REFERENTE AO CÁLCULO QUE ABORDAVA OS CONCEITOS HISTÓRICOS, SEUS APERFEIÇOAMENTOS E O INÍCIO DE SUA ABORDAGEM NO BRASIL. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL ANALISAR OS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, COM QUARTO PERGUNTAS PONTUAIS A RESPEITO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSERIDA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM O CDI, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS. ASSIM, A INCLUSÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS É UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA AUXILIAR O ESTUDANTE A SANAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS NO DECORRER DA DISCIPLINA E AO MESMO TEMPO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SIGNIFICATIVOS PARA OS DISCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.