Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ARTE E A PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Palavra-chaves: ARTES, IDENTIFICAÇÃO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, , Artigo Completo AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72307
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 739
    "titulo" => "A ARTE E A PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"
    "resumo" => "A ARTE É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE DEVE SER (RE)CONHECIDA PELA SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS, POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS SIGNIFICANTES, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DE HISTÓRIA, DE VIDA E DE MUNDO PELA/COM A ARTE. ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE AH/SD EM ARTES. CARACTERIZANDO-SE COMO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO ABERTO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS JUNTO A ESTUDANTE. PARA APRECIAÇÃO DOS DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO (MINAYO/2003). O ESTUDO FICOU ORGANIZADO A PARTIR DE DUAS CATEGORIAS: O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD E A ARTE FAZ “PARTE DE MIM”. NA PRIMEIRA CATEGORIA A IDEIA FOI (RE)CONHECER COMO SE DEU O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DA ESTUDANTE POR MEIO DE SUA PERCEPÇÃO, E NA SEGUNDA, BUSCOU-SE APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROCESSO E DA ARTE PARA A SUA VIDA. CONCLUI-SE QUE O TRANSCORRER  DA IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD FOI EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVO PARA A ESTUDANTE, POIS APÓS O PARECER DE CONFIRMAÇÃO E CONSISTÊNCIA DO CONJUNTO DE TRAÇOS QUE SUGEREM AH/SD NA ÁREA ARTÍSTICA, FICOU EVIDENTE O  (RE)CONHECIMENTO DA ESTUDANTE REFERENTE A SUA AUTOESTIMA E IDENTIDADE E SUA CONEXÃO COM O UNIVERSO DE SUAS AÇÕES. A ESTUDANTE DESVELOU-SE, PASSOU A COMPREENDER A RELEVÂNCIA DE SUA ARTE E A MANEIRA “DIVERGENTE” DE CONCEBER AS COISAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "ARTES, IDENTIFICAÇÃO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID739_28102020232744.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE DE OLIVEIRA BATISTA CUCHI"
    "autor_nome_curto" => "CUCHI"
    "autor_email" => "simonearte2004@yahoo.com."
    "autor_ies" => "FACULDADE SÃO FILDELIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72307
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 739
    "titulo" => "A ARTE E A PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"
    "resumo" => "A ARTE É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE DEVE SER (RE)CONHECIDA PELA SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS, POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS SIGNIFICANTES, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DE HISTÓRIA, DE VIDA E DE MUNDO PELA/COM A ARTE. ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE AH/SD EM ARTES. CARACTERIZANDO-SE COMO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO ABERTO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS JUNTO A ESTUDANTE. PARA APRECIAÇÃO DOS DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO (MINAYO/2003). O ESTUDO FICOU ORGANIZADO A PARTIR DE DUAS CATEGORIAS: O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD E A ARTE FAZ “PARTE DE MIM”. NA PRIMEIRA CATEGORIA A IDEIA FOI (RE)CONHECER COMO SE DEU O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DA ESTUDANTE POR MEIO DE SUA PERCEPÇÃO, E NA SEGUNDA, BUSCOU-SE APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROCESSO E DA ARTE PARA A SUA VIDA. CONCLUI-SE QUE O TRANSCORRER  DA IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD FOI EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVO PARA A ESTUDANTE, POIS APÓS O PARECER DE CONFIRMAÇÃO E CONSISTÊNCIA DO CONJUNTO DE TRAÇOS QUE SUGEREM AH/SD NA ÁREA ARTÍSTICA, FICOU EVIDENTE O  (RE)CONHECIMENTO DA ESTUDANTE REFERENTE A SUA AUTOESTIMA E IDENTIDADE E SUA CONEXÃO COM O UNIVERSO DE SUAS AÇÕES. A ESTUDANTE DESVELOU-SE, PASSOU A COMPREENDER A RELEVÂNCIA DE SUA ARTE E A MANEIRA “DIVERGENTE” DE CONCEBER AS COISAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "ARTES, IDENTIFICAÇÃO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID739_28102020232744.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE DE OLIVEIRA BATISTA CUCHI"
    "autor_nome_curto" => "CUCHI"
    "autor_email" => "simonearte2004@yahoo.com."
    "autor_ies" => "FACULDADE SÃO FILDELIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A ARTE É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE DEVE SER (RE)CONHECIDA PELA SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS, POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS SIGNIFICANTES, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DE HISTÓRIA, DE VIDA E DE MUNDO PELA/COM A ARTE. ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE AH/SD EM ARTES. CARACTERIZANDO-SE COMO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO ABERTO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS JUNTO A ESTUDANTE. PARA APRECIAÇÃO DOS DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO (MINAYO/2003). O ESTUDO FICOU ORGANIZADO A PARTIR DE DUAS CATEGORIAS: O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD E A ARTE FAZ “PARTE DE MIM”. NA PRIMEIRA CATEGORIA A IDEIA FOI (RE)CONHECER COMO SE DEU O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DA ESTUDANTE POR MEIO DE SUA PERCEPÇÃO, E NA SEGUNDA, BUSCOU-SE APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROCESSO E DA ARTE PARA A SUA VIDA. CONCLUI-SE QUE O TRANSCORRER DA IDENTIFICAÇÃO EM AH/SD FOI EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVO PARA A ESTUDANTE, POIS APÓS O PARECER DE CONFIRMAÇÃO E CONSISTÊNCIA DO CONJUNTO DE TRAÇOS QUE SUGEREM AH/SD NA ÁREA ARTÍSTICA, FICOU EVIDENTE O (RE)CONHECIMENTO DA ESTUDANTE REFERENTE A SUA AUTOESTIMA E IDENTIDADE E SUA CONEXÃO COM O UNIVERSO DE SUAS AÇÕES. A ESTUDANTE DESVELOU-SE, PASSOU A COMPREENDER A RELEVÂNCIA DE SUA ARTE E A MANEIRA “DIVERGENTE” DE CONCEBER AS COISAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Jean c sanches

    Excelente trabalho

    06/02/2023 07:15:26

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.