COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE: RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE CURSOS LIVRES SOBRE DIVERSIDADE PARA
ESTUDANTES DE MEDICINA
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72154 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 740 "titulo" => """ COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE: RELATO DE\r\n EXPERIÊNCIA DE CURSOS LIVRES SOBRE DIVERSIDADE PARA\r\n ESTUDANTES DE MEDICINA """ "resumo" => """ OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA POSSUEM, HISTORICAMENTE, POUCO ENFOQUE EM QUESTÕES RELACIONADAS\r\n À COMPETÊNCIA CULTURAL DO ESTUDANTE. CONTUDO, TEM HAVIDO UMA CRESCENTE ATENÇÃO PARA OS EFEITOS DE\r\n DISPARIDADES RACIAIS, ÉTNICAS E SOCIOECONÔMICAS NO ESTADO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, ASSIM COMO PARA A\r\n CAPACIDADE DOS SISTEMAS DE FORNECER CUIDADOS A PACIENTES COM DIVERSOS VALORES, CRENÇAS E\r\n COMPORTAMENTOS. O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOIS CURSOS\r\n MINISTRADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) DURANTE PERÍODOS SUPLEMENTARES REMOTOS. OS\r\n MÉTODOS UTILIZADOS NOS CURSOS FORAM VIDEOAULAS GRAVADAS, DISCUSSÕES ON-LINE, FÓRUNS DE DISCUSSÃO\r\n ASSÍNCRONA E ESCRITA COLABORATIVA NA FERRAMENTA WIKI, UTILIZANDO, PRINCIPALMENTE, AS PLATAFORMAS DO\r\n MOODLE CLASSES E GOOGLE MEET. ESSES CURSOS, DENOMINADOS “ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO NA ATENÇÃO À\r\n SAÚDE” E “DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA NA MEDICINA” POSSIBILITARAM DISCUSSÕES REFLEXIVAS SOBRE O\r\n PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E O ESTIGMA NA ÁREA DA SAÚDE. FORAM DEFINIDOS OS OBJETIVOS INSTRUCIONAIS E\r\n AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O CURSO, QUE POSSIBILITARAM O APRENDIZADO, POR MEIO DE METODOLOGIAS\r\n ATIVAS, DE COMO O PROFISSIONAL DE SAÚDE DEVE LIDAR COM A DIVERSIDADE HUMANA E TRATAR AS POPULAÇÕES\r\n MINORITÁRIAS COM DIGNIDADE E RESPEITO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. OS CURSOS FORNECERAM UMA INTRODUÇÃO AO\r\n ESTUDO DA DIVERSIDADE ENQUANTO CURSOS-PILOTOS PARA INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE DIVERSIDADE CULTURAL NA\r\n MEDICINA, A SER INSERIDA NA NOVA GRADE NUCLEAR DO CURRÍCULO DE MEDICINA DA UFPB ENFOCANDO, DE FORMA\r\n CRÍTICO-REFLEXIVA, AS CARACTERÍSTICAS DA DISCRIMINAÇÃO E DO ESTIGMA QUE PODEM PERMEAR O TRABALHO EM\r\n SAÚDE. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03 - Saúde e Direitos Humanos de grupos sociais vulnerabilizados" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE CULTURAL, ENSINO REMOTO, MINORIAS SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA3_ID740_08112020213712.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA GOMES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA GOMES RODRIGUES" "autor_email" => "mariaeduarda.gr00@hotmail" "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72154 "edicao_id" => 146 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 740 "titulo" => """ COMPETÊNCIA CULTURAL EM SAÚDE: RELATO DE\r\n EXPERIÊNCIA DE CURSOS LIVRES SOBRE DIVERSIDADE PARA\r\n ESTUDANTES DE MEDICINA """ "resumo" => """ OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA POSSUEM, HISTORICAMENTE, POUCO ENFOQUE EM QUESTÕES RELACIONADAS\r\n À COMPETÊNCIA CULTURAL DO ESTUDANTE. CONTUDO, TEM HAVIDO UMA CRESCENTE ATENÇÃO PARA OS EFEITOS DE\r\n DISPARIDADES RACIAIS, ÉTNICAS E SOCIOECONÔMICAS NO ESTADO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, ASSIM COMO PARA A\r\n CAPACIDADE DOS SISTEMAS DE FORNECER CUIDADOS A PACIENTES COM DIVERSOS VALORES, CRENÇAS E\r\n COMPORTAMENTOS. O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOIS CURSOS\r\n MINISTRADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) DURANTE PERÍODOS SUPLEMENTARES REMOTOS. OS\r\n MÉTODOS UTILIZADOS NOS CURSOS FORAM VIDEOAULAS GRAVADAS, DISCUSSÕES ON-LINE, FÓRUNS DE DISCUSSÃO\r\n ASSÍNCRONA E ESCRITA COLABORATIVA NA FERRAMENTA WIKI, UTILIZANDO, PRINCIPALMENTE, AS PLATAFORMAS DO\r\n MOODLE CLASSES E GOOGLE MEET. ESSES CURSOS, DENOMINADOS “ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO NA ATENÇÃO À\r\n SAÚDE” E “DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA NA MEDICINA” POSSIBILITARAM DISCUSSÕES REFLEXIVAS SOBRE O\r\n PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E O ESTIGMA NA ÁREA DA SAÚDE. FORAM DEFINIDOS OS OBJETIVOS INSTRUCIONAIS E\r\n AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O CURSO, QUE POSSIBILITARAM O APRENDIZADO, POR MEIO DE METODOLOGIAS\r\n ATIVAS, DE COMO O PROFISSIONAL DE SAÚDE DEVE LIDAR COM A DIVERSIDADE HUMANA E TRATAR AS POPULAÇÕES\r\n MINORITÁRIAS COM DIGNIDADE E RESPEITO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. OS CURSOS FORNECERAM UMA INTRODUÇÃO AO\r\n ESTUDO DA DIVERSIDADE ENQUANTO CURSOS-PILOTOS PARA INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE DIVERSIDADE CULTURAL NA\r\n MEDICINA, A SER INSERIDA NA NOVA GRADE NUCLEAR DO CURRÍCULO DE MEDICINA DA UFPB ENFOCANDO, DE FORMA\r\n CRÍTICO-REFLEXIVA, AS CARACTERÍSTICAS DA DISCRIMINAÇÃO E DO ESTIGMA QUE PODEM PERMEAR O TRABALHO EM\r\n SAÚDE. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03 - Saúde e Direitos Humanos de grupos sociais vulnerabilizados" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE CULTURAL, ENSINO REMOTO, MINORIAS SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA3_ID740_08112020213712.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:06:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA GOMES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA GOMES RODRIGUES" "autor_email" => "mariaeduarda.gr00@hotmail" "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }