A INFLUÊNCIA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA JORNADA DE JANE EYRE: FEMINISMO PARA QUEM?
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72078 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 329 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA JORNADA DE JANE EYRE: FEMINISMO PARA QUEM?" "resumo" => "O ROMANCE JANE EYRE, DE CHALOTE BRONTë, TEM SIDO RECEBIDO PELO LEITOR CONTEMPORÂNEO COMO UMA DAS OBRAS PRECURSORAS DO PENSAMENTO FEMINISTA, EXALTANDO O PAPEL DA MULHER ENQUANTO CONSTRUTORA DE SUA PRÓPRIA JORNADA, CONFORME DEMONSTRA A BUSCA DA PROTAGONISTA POR IGUALDADE E PELO DIREITO DE MOLDAR O PRÓPRIO DESTINO. O PRESENTE TRABALHO TEM A INTENÇÃO DE QUESTIONAR O SUPOSTO CARÁTER “FEMINISTA” DA OBRA DE BRONTë, LEVANDO EM CONTA AS AÇÕES E VIVÊNCIAS DE OUTRAS FIGURAS FEMININAS PRESENTES NA OBRA, COMO A PROFESSORA MISS TEMPLE; A AMIGA DE JANE, HELLEN BURNS E, EM ESPECIAL, A PERSONAGEM BERTHA MASON, A “LOUCA DO SÓTÃO”. COM INTENÇÃO DE DAR UM ENFOQUE PÓS-COLONIALISTA À ANÁLISE DA OBRA, NOS EMBASAREMOS EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS POR AUTORES COMO BONICCI (2012), GILBERT E GUBAR (2000), MARDOROSSIAN (2006), SAID (1990) E SHARPE (2006), ALÉM DE PROPOR INTERTEXTUALIDADES COM A OBRA VASTO MAR DE SARGAÇOS, DE JEAN RHYS. A PESQUISA DESENVOLVIDA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E, AO ENFOCAR VISÕES TEÓRICAS OPOSTAS A RESPEITO DA PRESENÇA DO FEMINISMO NA OBRA, ARGUMENTA QUE AS DEMAIS PERSONAGENS FEMININAS, À EXCEÇÃO DA PROTAGONISTA, NÃO SÃO CONTEMPLADAS PELOS MESMOS IDEIAS DE LIBERDADE E IGUALDADE QUE REGEM A AÇÃO DE JANE – ESPECIALMENTE POR TRATAREM-SE DE FIGURAS SUBALTERNAS, ÓRFÃS, DA CLASSE TRABALHADORA E, NO CASO DE BERTHA MASON, ESTRANGEIRA, CARIBENHA E, POSSIVELMENTE, NEGRA. ALÉM DISSO, AO OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS ORIENTALISTAS DO ROMANCE, PERCEBEMOS QUE A MULHER BRANCA APARECE NA FUNÇÃO DE SALVADORA DAS MULHERES ORIENTAIS, RETIRANDO DESSAS ÚLTIMAS A POSSIBILIDADE DE AGÊNCIA DENTRO NO ROMANCE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11: Memória, Imaginário e Cartografias do corpo na Literatura de Autoria Feminina" "palavra_chave" => "LITERATURA, PÓS-COLONIALISMO, JANE EYRE, FEMINISMO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA101_ID32923102020161519.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATACHA IRIA PEREIRA LOPES " "autor_nome_curto" => "NATACHA LOPES " "autor_email" => "natacha.manson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72078 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 329 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA JORNADA DE JANE EYRE: FEMINISMO PARA QUEM?" "resumo" => "O ROMANCE JANE EYRE, DE CHALOTE BRONTë, TEM SIDO RECEBIDO PELO LEITOR CONTEMPORÂNEO COMO UMA DAS OBRAS PRECURSORAS DO PENSAMENTO FEMINISTA, EXALTANDO O PAPEL DA MULHER ENQUANTO CONSTRUTORA DE SUA PRÓPRIA JORNADA, CONFORME DEMONSTRA A BUSCA DA PROTAGONISTA POR IGUALDADE E PELO DIREITO DE MOLDAR O PRÓPRIO DESTINO. O PRESENTE TRABALHO TEM A INTENÇÃO DE QUESTIONAR O SUPOSTO CARÁTER “FEMINISTA” DA OBRA DE BRONTë, LEVANDO EM CONTA AS AÇÕES E VIVÊNCIAS DE OUTRAS FIGURAS FEMININAS PRESENTES NA OBRA, COMO A PROFESSORA MISS TEMPLE; A AMIGA DE JANE, HELLEN BURNS E, EM ESPECIAL, A PERSONAGEM BERTHA MASON, A “LOUCA DO SÓTÃO”. COM INTENÇÃO DE DAR UM ENFOQUE PÓS-COLONIALISTA À ANÁLISE DA OBRA, NOS EMBASAREMOS EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS POR AUTORES COMO BONICCI (2012), GILBERT E GUBAR (2000), MARDOROSSIAN (2006), SAID (1990) E SHARPE (2006), ALÉM DE PROPOR INTERTEXTUALIDADES COM A OBRA VASTO MAR DE SARGAÇOS, DE JEAN RHYS. A PESQUISA DESENVOLVIDA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E, AO ENFOCAR VISÕES TEÓRICAS OPOSTAS A RESPEITO DA PRESENÇA DO FEMINISMO NA OBRA, ARGUMENTA QUE AS DEMAIS PERSONAGENS FEMININAS, À EXCEÇÃO DA PROTAGONISTA, NÃO SÃO CONTEMPLADAS PELOS MESMOS IDEIAS DE LIBERDADE E IGUALDADE QUE REGEM A AÇÃO DE JANE – ESPECIALMENTE POR TRATAREM-SE DE FIGURAS SUBALTERNAS, ÓRFÃS, DA CLASSE TRABALHADORA E, NO CASO DE BERTHA MASON, ESTRANGEIRA, CARIBENHA E, POSSIVELMENTE, NEGRA. ALÉM DISSO, AO OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS ORIENTALISTAS DO ROMANCE, PERCEBEMOS QUE A MULHER BRANCA APARECE NA FUNÇÃO DE SALVADORA DAS MULHERES ORIENTAIS, RETIRANDO DESSAS ÚLTIMAS A POSSIBILIDADE DE AGÊNCIA DENTRO NO ROMANCE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11: Memória, Imaginário e Cartografias do corpo na Literatura de Autoria Feminina" "palavra_chave" => "LITERATURA, PÓS-COLONIALISMO, JANE EYRE, FEMINISMO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA101_ID32923102020161519.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATACHA IRIA PEREIRA LOPES " "autor_nome_curto" => "NATACHA LOPES " "autor_email" => "natacha.manson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }