AS SUFRAGISTAS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR COM O GÊNERO FILME EM SALA DE AULA
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72022 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "AS SUFRAGISTAS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR COM O GÊNERO FILME EM SALA DE AULA" "resumo" => "O ARTIGO QUE ORA APRESENTAMOS É UM RECORTE DE UM TRABALHO QUE ESTÁ SENDO PRODUZIDO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL-UNUINHUMAS), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG), E PROPÕE UMA PESQUISA-AÇÃO QUE VIABILIZE A INTERDISCIPLINARIDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DA EXIBIÇÃO E ANÁLISE DO FILME AS SUFRAGISTAS. OBSERVAMOS COMO ESTE GÊNERO POSSIBILITA DIFERENTES LEITURAS SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO CINEMA QUE INVENTARIA O COMPORTAMENTO SOCIAL E POLÍTICO DE MULHERES BRITÂNICAS NA LUTA PELO DIREITO AO VOTO. ASSIM, PAUTAMO-NOS TEORICAMENTE EM ALGUNS CONCEITOS DO POSTULADO DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA, BEM COMO NA CONCEPÇÃO DE GÊNERO DISCURSIVO DE MIKHAIL BAKHTIN (2003), ENTRE OUTROS AUTORES, E NAS CONTRIBUIÇÕES DE IVANI FAZENDA (2015) SOBRE O TEMA DA INTERDISCIPLINARIDADE, CONSIDERANDO RELEVANTE DISCUTIR O FILME SUPRACITADO NA MEDIDA EM QUE ESTE POSSA INSTAURAR UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA. A PERGUNTA QUE NORTEIA O PRESENTE ESTUDO QUESTIONA SE O DISCURSO FÍLMICO, SOB A ÉGIDE DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA, CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO POR PARTE DE SEUS ESPECTADORES, ALUNOS E PROFESSORES, ENQUANTO RECURSO MULTISSEMIÓTICO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. METODOLOGICAMENTE, ESSA INVESTIGAÇÃO PAUTA-SE EM UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO INTERPRETATIVO E DOCUMENTAL, E BUSCA PROPOR UM ESTUDO DO DISCURSO FÍLMICO ENQUANTO OBJETO POLIFÔNICO DE PROBLEMATIZAÇÃO, RESULTANTE DO ENTRELAÇAMENTO DAS DIFERENTES VOZES QUE O EMBASAM NOS DIVERSOS CAMPOS DISCIPLINARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Linguagem, gênero e sexualidade: pensamento contemporâneo" "palavra_chave" => "DISCURSO FÍLMICO, MULHERES, GÊNEROS DISCURSIVOS, INTERDISCIPLINARIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA_ID228_27102020090814.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FERNANDES PIMENTA DE ALMEIDA LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "ffpalima@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72022 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "AS SUFRAGISTAS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR COM O GÊNERO FILME EM SALA DE AULA" "resumo" => "O ARTIGO QUE ORA APRESENTAMOS É UM RECORTE DE UM TRABALHO QUE ESTÁ SENDO PRODUZIDO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL-UNUINHUMAS), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG), E PROPÕE UMA PESQUISA-AÇÃO QUE VIABILIZE A INTERDISCIPLINARIDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DA EXIBIÇÃO E ANÁLISE DO FILME AS SUFRAGISTAS. OBSERVAMOS COMO ESTE GÊNERO POSSIBILITA DIFERENTES LEITURAS SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO CINEMA QUE INVENTARIA O COMPORTAMENTO SOCIAL E POLÍTICO DE MULHERES BRITÂNICAS NA LUTA PELO DIREITO AO VOTO. ASSIM, PAUTAMO-NOS TEORICAMENTE EM ALGUNS CONCEITOS DO POSTULADO DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA, BEM COMO NA CONCEPÇÃO DE GÊNERO DISCURSIVO DE MIKHAIL BAKHTIN (2003), ENTRE OUTROS AUTORES, E NAS CONTRIBUIÇÕES DE IVANI FAZENDA (2015) SOBRE O TEMA DA INTERDISCIPLINARIDADE, CONSIDERANDO RELEVANTE DISCUTIR O FILME SUPRACITADO NA MEDIDA EM QUE ESTE POSSA INSTAURAR UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA. A PERGUNTA QUE NORTEIA O PRESENTE ESTUDO QUESTIONA SE O DISCURSO FÍLMICO, SOB A ÉGIDE DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA, CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO POR PARTE DE SEUS ESPECTADORES, ALUNOS E PROFESSORES, ENQUANTO RECURSO MULTISSEMIÓTICO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. METODOLOGICAMENTE, ESSA INVESTIGAÇÃO PAUTA-SE EM UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO INTERPRETATIVO E DOCUMENTAL, E BUSCA PROPOR UM ESTUDO DO DISCURSO FÍLMICO ENQUANTO OBJETO POLIFÔNICO DE PROBLEMATIZAÇÃO, RESULTANTE DO ENTRELAÇAMENTO DAS DIFERENTES VOZES QUE O EMBASAM NOS DIVERSOS CAMPOS DISCIPLINARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Linguagem, gênero e sexualidade: pensamento contemporâneo" "palavra_chave" => "DISCURSO FÍLMICO, MULHERES, GÊNEROS DISCURSIVOS, INTERDISCIPLINARIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA_ID228_27102020090814.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FERNANDES PIMENTA DE ALMEIDA LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "ffpalima@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }