Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO NA II FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO, APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7154
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1828
    "inscrito_id" => 33314
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO NA II FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A expressão “educação de jovens e adultos” foi adotada na legislação brasileira recentemente, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN no. 9.394/96. A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade especial de educação que atende um público distinto formado por pessoas com elevada distorção idade/série, indivíduos que não tiveram oportunidade de escolarização na idade recomendada e trabalhadores maduros, com larga experiência profissional ou com expectativa de (re)inserção no mercado de trabalho, todos detentores de um olhar diferenciado sobre o mundo que os rodeia.  Tais peculiaridades conferem ao ensino da EJA uma predisposição natural à discussão curricular que favoreça as três funções desta modalidade de ensino: a função reparadora, a equalizadora e a qualificadora. Objetivando abrir esta discussão, este trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica onde buscou-se destacar os pressupostos norteadores do currículo na EJA. Nesse itinerário, construiu-se uma retrospectiva temporal dos momentos históricos que influenciaram as políticas no Brasil para a educação de jovens e adultos; caracterizou-se o perfil do público da EJA; revisou-se suas bases legais; reiterou-se seus objetivos e discutiu-se os parâmetros norteadores do currículo para o ensino neste contexto, de forma geral e específica, por disciplina. Ao final, atentamos às disparidades que as políticas da EJA suscitam enquanto tentam galgar as tecituras de um novo fazer pedagógico, que tenha como pressuposto uma concepção curricular capaz de articular formação geral, política e profissional, pautada sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura, fatores imprescindíveis para a formação integral dos sujeitos jovens e trabalhadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_59_18_idinscrito_33314_4ec1400b01683f1d1d69a33835a4f8e6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÓCRATES TORRES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "SÓCRATES"
    "autor_email" => "socratesup@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7154
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1828
    "inscrito_id" => 33314
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO NA II FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A expressão “educação de jovens e adultos” foi adotada na legislação brasileira recentemente, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN no. 9.394/96. A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade especial de educação que atende um público distinto formado por pessoas com elevada distorção idade/série, indivíduos que não tiveram oportunidade de escolarização na idade recomendada e trabalhadores maduros, com larga experiência profissional ou com expectativa de (re)inserção no mercado de trabalho, todos detentores de um olhar diferenciado sobre o mundo que os rodeia.  Tais peculiaridades conferem ao ensino da EJA uma predisposição natural à discussão curricular que favoreça as três funções desta modalidade de ensino: a função reparadora, a equalizadora e a qualificadora. Objetivando abrir esta discussão, este trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica onde buscou-se destacar os pressupostos norteadores do currículo na EJA. Nesse itinerário, construiu-se uma retrospectiva temporal dos momentos históricos que influenciaram as políticas no Brasil para a educação de jovens e adultos; caracterizou-se o perfil do público da EJA; revisou-se suas bases legais; reiterou-se seus objetivos e discutiu-se os parâmetros norteadores do currículo para o ensino neste contexto, de forma geral e específica, por disciplina. Ao final, atentamos às disparidades que as políticas da EJA suscitam enquanto tentam galgar as tecituras de um novo fazer pedagógico, que tenha como pressuposto uma concepção curricular capaz de articular formação geral, política e profissional, pautada sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura, fatores imprescindíveis para a formação integral dos sujeitos jovens e trabalhadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_59_18_idinscrito_33314_4ec1400b01683f1d1d69a33835a4f8e6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÓCRATES TORRES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "SÓCRATES"
    "autor_email" => "socratesup@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A expressão “educação de jovens e adultos” foi adotada na legislação brasileira recentemente, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN no. 9.394/96. A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade especial de educação que atende um público distinto formado por pessoas com elevada distorção idade/série, indivíduos que não tiveram oportunidade de escolarização na idade recomendada e trabalhadores maduros, com larga experiência profissional ou com expectativa de (re)inserção no mercado de trabalho, todos detentores de um olhar diferenciado sobre o mundo que os rodeia. Tais peculiaridades conferem ao ensino da EJA uma predisposição natural à discussão curricular que favoreça as três funções desta modalidade de ensino: a função reparadora, a equalizadora e a qualificadora. Objetivando abrir esta discussão, este trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica onde buscou-se destacar os pressupostos norteadores do currículo na EJA. Nesse itinerário, construiu-se uma retrospectiva temporal dos momentos históricos que influenciaram as políticas no Brasil para a educação de jovens e adultos; caracterizou-se o perfil do público da EJA; revisou-se suas bases legais; reiterou-se seus objetivos e discutiu-se os parâmetros norteadores do currículo para o ensino neste contexto, de forma geral e específica, por disciplina. Ao final, atentamos às disparidades que as políticas da EJA suscitam enquanto tentam galgar as tecituras de um novo fazer pedagógico, que tenha como pressuposto uma concepção curricular capaz de articular formação geral, política e profissional, pautada sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura, fatores imprescindíveis para a formação integral dos sujeitos jovens e trabalhadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.