OLHARES E SENTIDOS DOS PROFESSORES SOBRE O MODELO DE ESCOLA MILITARIZADA NO ESTADO DE RORAIMA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69201 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 918 "titulo" => "OLHARES E SENTIDOS DOS PROFESSORES SOBRE O MODELO DE ESCOLA MILITARIZADA NO ESTADO DE RORAIMA" "resumo" => "ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS NO ESTADO DE RORAIMA. O ESTADO DE RORAIMA POSSUI 18 COLÉGIOS MILITARIZADOS, OFICIALIZADOS PELO DECRETO N° 25.974-E DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. INSTITUÍDOS COMO COLÉGIOS ESTADUAIS MILITARIZADOS, A SUA CRIAÇÃO FOI JUSTIFICATIVA NO COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. ISSO GEROU DEBATES ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE A PROPOSTA DO MODELO. PARA ORIENTAR AS NOSSAS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHAN GALTUNG (1998), MARILENA RISTUM (2010) E DEMAIS AUTORES. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS GESTORES E PROFESSORES SOBRE O MODELO DE ESCOLA MILITARIZADA E AS IMPLICAÇÕES DESSE MODELO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE RORAIMA. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM ALGUMAS DAS ESCOLAS MILITARIZADAS, LOCALIZADAS NA ZONA URBANA DE BOA VISTA-RR E EM RORAINÓPOLIS-RR. USAMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA DE COLETA E DE ANÁLISE DOS DADOS. COMO TÉCNICA DE COLETA FORAM FEITAS ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E GESTORES. PARA ANÁLISE USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2000). O ESTUDO EVIDENCIOU UMA ACEITAÇÃO UNÂNIME ENTRE OS PROFESSORES E GESTORES. ANALISAMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM DIFICULDADE DE COMPREENSÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DESSE MODELO PARA SUA PRÓPRIA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. ALGUNS PROFESSORES VALORIZAM A DISCIPLINA COMO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE NÃO VALORIZAREM UMA CONCEPÇÃO HUMANÍSTICA DE EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR, ESCOLA MILITARIZADA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID918_28092020151113.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LANA CAMILA SANTOS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LANA GONÇALVES" "autor_email" => "lannakamilallf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69201 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 918 "titulo" => "OLHARES E SENTIDOS DOS PROFESSORES SOBRE O MODELO DE ESCOLA MILITARIZADA NO ESTADO DE RORAIMA" "resumo" => "ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS NO ESTADO DE RORAIMA. O ESTADO DE RORAIMA POSSUI 18 COLÉGIOS MILITARIZADOS, OFICIALIZADOS PELO DECRETO N° 25.974-E DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. INSTITUÍDOS COMO COLÉGIOS ESTADUAIS MILITARIZADOS, A SUA CRIAÇÃO FOI JUSTIFICATIVA NO COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. ISSO GEROU DEBATES ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE A PROPOSTA DO MODELO. PARA ORIENTAR AS NOSSAS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHAN GALTUNG (1998), MARILENA RISTUM (2010) E DEMAIS AUTORES. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS GESTORES E PROFESSORES SOBRE O MODELO DE ESCOLA MILITARIZADA E AS IMPLICAÇÕES DESSE MODELO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE RORAIMA. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM ALGUMAS DAS ESCOLAS MILITARIZADAS, LOCALIZADAS NA ZONA URBANA DE BOA VISTA-RR E EM RORAINÓPOLIS-RR. USAMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA DE COLETA E DE ANÁLISE DOS DADOS. COMO TÉCNICA DE COLETA FORAM FEITAS ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E GESTORES. PARA ANÁLISE USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2000). O ESTUDO EVIDENCIOU UMA ACEITAÇÃO UNÂNIME ENTRE OS PROFESSORES E GESTORES. ANALISAMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM DIFICULDADE DE COMPREENSÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DESSE MODELO PARA SUA PRÓPRIA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. ALGUNS PROFESSORES VALORIZAM A DISCIPLINA COMO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE NÃO VALORIZAREM UMA CONCEPÇÃO HUMANÍSTICA DE EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR, ESCOLA MILITARIZADA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID918_28092020151113.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LANA CAMILA SANTOS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LANA GONÇALVES" "autor_email" => "lannakamilallf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }