Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOTÍCIAS SOBRE ESTUDO SEMÂNTICO-COGNITIVO DO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS

Palavra-chaves: SEMÂNTICA COGNITIVA, LEITURA, COMPREENSÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68914
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 905
    "inscrito_id" => 4420
    "titulo" => "NOTÍCIAS SOBRE ESTUDO SEMÂNTICO-COGNITIVO DO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS"
    "resumo" => "PARTINDO DA HIPÓTESE DE QUE A ANÁLISE LINGUÍSTICA DE USOS ESPECÍFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-COGNITIVA, CONTRIBUI COM A COMPREENSÃO SOBRE O CARÁTER EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO HUMANAS, SURGE O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA, QUE AQUI APRESENTAMOS: QUAIS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO SÃO RECORRENTES NAS REDES SOCIAIS ONLINE, E COMO TAIS CONCEPTUALIZAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA, DE MODO A APONTAR PARA POSSÍVEIS CAMINHOS INTERPRETATIVOS? ASSIM SENDO, É OBJETIVO DA PESQUISA O ESTUDO DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO EMERGENTES EM TEXTOS DISPONÍVEIS ONLINE, SEJAM ELES VERBAIS OU MULTIMODAIS, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DE TRABALHO NOS TEXTOS SELECIONADOS, VISANDO ANALISAR COMO TAIS FORMAS EMERGEM NA LÍNGUA, ATRAVÉS DE METÁFORAS, METONÍMIAS CONCEPTUAIS OU ESQUEMAS IMAGÉTICOS DO PENSAMENTO CORPORIFICADO. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS DISCUSSÕES DA SEMÂNTICA COGNITIVA, MAIS ESPECIFICAMENTE A TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL, PROPOSTA POR LAKOFF E JOHNSON (1980, 1987, 1999). A METODOLOGIA DE TRABALHO SERÁ QUALITATIVA, INTERPRETATIVA E DOCUMENTAL, CUJO CORPUS SERÁ COMPOSTO POR TEXTOS CONTEMPORÂNEOS, DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, DISPONÍVEIS ONLINE EM DIVERSAS REDES SOCIAIS. ESPERA-SE, POR MEIO DESTE PROJETO, FOMENTAR DISCUSSÕES, VISANDO À REVISÃO DAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS USUAIS NAS PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, APRESENTANDO, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, NOVOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS PARA TEXTOS DIVERSOS NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DE DISCUTIR COMO UMA ANÁLISE DE CARÁTER SEMÂNTICO-COGNITIVO PODE REVELAR A BASE EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÕES HUMANAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "SEMÂNTICA COGNITIVA, LEITURA, COMPREENSÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID4420_29082020114003.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE SANTOS LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE LEITE"
    "autor_email" => "elianesleite1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68914
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 905
    "inscrito_id" => 4420
    "titulo" => "NOTÍCIAS SOBRE ESTUDO SEMÂNTICO-COGNITIVO DO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS"
    "resumo" => "PARTINDO DA HIPÓTESE DE QUE A ANÁLISE LINGUÍSTICA DE USOS ESPECÍFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-COGNITIVA, CONTRIBUI COM A COMPREENSÃO SOBRE O CARÁTER EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO HUMANAS, SURGE O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA, QUE AQUI APRESENTAMOS: QUAIS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO SÃO RECORRENTES NAS REDES SOCIAIS ONLINE, E COMO TAIS CONCEPTUALIZAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA, DE MODO A APONTAR PARA POSSÍVEIS CAMINHOS INTERPRETATIVOS? ASSIM SENDO, É OBJETIVO DA PESQUISA O ESTUDO DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO EMERGENTES EM TEXTOS DISPONÍVEIS ONLINE, SEJAM ELES VERBAIS OU MULTIMODAIS, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DE TRABALHO NOS TEXTOS SELECIONADOS, VISANDO ANALISAR COMO TAIS FORMAS EMERGEM NA LÍNGUA, ATRAVÉS DE METÁFORAS, METONÍMIAS CONCEPTUAIS OU ESQUEMAS IMAGÉTICOS DO PENSAMENTO CORPORIFICADO. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS DISCUSSÕES DA SEMÂNTICA COGNITIVA, MAIS ESPECIFICAMENTE A TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL, PROPOSTA POR LAKOFF E JOHNSON (1980, 1987, 1999). A METODOLOGIA DE TRABALHO SERÁ QUALITATIVA, INTERPRETATIVA E DOCUMENTAL, CUJO CORPUS SERÁ COMPOSTO POR TEXTOS CONTEMPORÂNEOS, DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, DISPONÍVEIS ONLINE EM DIVERSAS REDES SOCIAIS. ESPERA-SE, POR MEIO DESTE PROJETO, FOMENTAR DISCUSSÕES, VISANDO À REVISÃO DAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS USUAIS NAS PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, APRESENTANDO, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, NOVOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS PARA TEXTOS DIVERSOS NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DE DISCUTIR COMO UMA ANÁLISE DE CARÁTER SEMÂNTICO-COGNITIVO PODE REVELAR A BASE EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÕES HUMANAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "SEMÂNTICA COGNITIVA, LEITURA, COMPREENSÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID4420_29082020114003.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE SANTOS LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE LEITE"
    "autor_email" => "elianesleite1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

PARTINDO DA HIPÓTESE DE QUE A ANÁLISE LINGUÍSTICA DE USOS ESPECÍFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-COGNITIVA, CONTRIBUI COM A COMPREENSÃO SOBRE O CARÁTER EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO HUMANAS, SURGE O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA, QUE AQUI APRESENTAMOS: QUAIS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO SÃO RECORRENTES NAS REDES SOCIAIS ONLINE, E COMO TAIS CONCEPTUALIZAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA, DE MODO A APONTAR PARA POSSÍVEIS CAMINHOS INTERPRETATIVOS? ASSIM SENDO, É OBJETIVO DA PESQUISA O ESTUDO DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO EMERGENTES EM TEXTOS DISPONÍVEIS ONLINE, SEJAM ELES VERBAIS OU MULTIMODAIS, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DE TRABALHO NOS TEXTOS SELECIONADOS, VISANDO ANALISAR COMO TAIS FORMAS EMERGEM NA LÍNGUA, ATRAVÉS DE METÁFORAS, METONÍMIAS CONCEPTUAIS OU ESQUEMAS IMAGÉTICOS DO PENSAMENTO CORPORIFICADO. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS DISCUSSÕES DA SEMÂNTICA COGNITIVA, MAIS ESPECIFICAMENTE A TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL, PROPOSTA POR LAKOFF E JOHNSON (1980, 1987, 1999). A METODOLOGIA DE TRABALHO SERÁ QUALITATIVA, INTERPRETATIVA E DOCUMENTAL, CUJO CORPUS SERÁ COMPOSTO POR TEXTOS CONTEMPORÂNEOS, DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, DISPONÍVEIS ONLINE EM DIVERSAS REDES SOCIAIS. ESPERA-SE, POR MEIO DESTE PROJETO, FOMENTAR DISCUSSÕES, VISANDO À REVISÃO DAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS USUAIS NAS PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, APRESENTANDO, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, NOVOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS PARA TEXTOS DIVERSOS NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DE DISCUTIR COMO UMA ANÁLISE DE CARÁTER SEMÂNTICO-COGNITIVO PODE REVELAR A BASE EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÕES HUMANAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.