Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE 6º E 7º ANOS

Palavra-chaves: METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA TRADICIONAL, PARADIGMAS EDUCACIONAIS, , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA, EXPLORATÓRIA QUALITATIVA, FOI REALIZADA COM 39 ESCOLARES DE 6º E 7º ANOS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL, NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO EM 2018, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO, APÓS DOIS TRIMESTRES MINISTRANDO AULAS VALENDO-SE DA METODOLOGIA ATIVA E DA METODOLOGIA TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE BUSCAR SUBSÍDIOS PRÁTICOS QUE EVIDENCIEM A EFICÁCIA DA METODOLOGIA ATIVA, SE DE FATO ELA DESENVOLVE O QUE PROPÕE, CRITICANDO-A A PARTIR DE QUEM A VIVENCIOU, NÃO PELOS OLHOS DOCENTES MAS PELOS OLHOS DISCENTES, OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE APRENDER A APRENDER. BUSCOU-SE COMPREENDER A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA DO PENSAMENTO TRADICIONAL, PARA O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE DESCREVENDO O NOVO MOMENTO EDUCACIONAL QUE FERTILIZA O SURGIMENTO E NECESSIDADE DE NOVAS METODOLOGIAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ APRENDIZAGEM NAS DUAS METODOLOGIAS, PORÉM, MESMO COM A MAIORIA DOS ESTUDANTES TENDO MAIOR FACILIDADE DE APRENDIZAGEM NO MÉTODO TRADICIONAL, ABREM MÃO DELA EM FUNÇÃO DO PRAZER E ALEGRIA EM APRENDER, REVELANDO ALÉM DESTES, SENTIMENTOS DE VERGONHA AO SE EXPOR E MOTIVAÇÃO POR PODEREM INTERAGIR E REALIZAR ATIVIDADES DIFERENTES. JÁ NA METODOLOGIA TRADICIONAL OS SENTIMENTOS DE TÉDIO E CANSAÇO TOMAM MAIOR PROPORÇÃO, DESMOTIVANDO OS ESTUDANTES PRINCIPALMENTE POR FICAREM MUITO SENTADOS E COPIAREM MUITOS TEXTOS, SEM PODER INTERAGIR E EXPOR SUAS OPINIÕES. DESSA FORMA RESPONDEU-SE AO PROBLEMA DA PESQUISA QUE FOI A IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA METODOLOGIAS QUE FAZEM COM QUE OS EDUCANDOS GOSTEM DELAS OU NÃO E QUAIS OS PROBLEMAS QUE IDENTIFICAM NELAS.

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