MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: INSEGURANÇA E SUPERAÇÕES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68858 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2696 "inscrito_id" => 3829 "titulo" => "MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: INSEGURANÇA E SUPERAÇÕES" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SURGE DO DESEJO DE RECONSTRUIR A TRAJETÓRIA DO MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, COM INTUITO DE FOMENTAR E FORTALECER OS DEBATES EM TORNO DAS MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO PARA A PROFISSÃO DOCENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É DE APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, MEUS PERCURSOS VIVIDOS/ASSUMIDOS, AS MINHAS EXPERIÊNCIAS, AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE TODO O MEU TRAJETO, POR MEIO DA EVOCAÇÃO DE MINHAS MEMÓRIAS. A QUESTÃO QUE NORTEOU ESTE ESTUDO FOI: COMO SE DEU MEU PROCESSO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA? REFLITO E QUESTIONO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO PARA MINHA FORMAÇÃO E MINHA PRÁTICA DOCENTE. ESTA INDAGAÇÃO FOI PRIMORDIAL, E PARA RESPONDÊ-LA UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA: UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO E POR FIM A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA. RESPALDAMO-NOS TEORICAMENTE NOS AUTORES: MOITA (2000) E NÓVOA (2000), JOSSO (2004), TARDIF (1995), SOUZA (2011) E OUTROS OS QUAIS ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES DOCENTES EXPERIENCIADOS. COMO RESULTADOS PERCEBI QUE O CURSO DE PEDAGOGIA FOI DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA MINHA FORMAÇÃO, ALÉM DE ME POSSIBILITAR REFLETIR SOBRE A MINHA PRÁTICA E POSSIBILITAR MUDANÇAS INOVADORAS DO MEU SABER-FAZER. CONSIDERA-SE RELEVANTE RECONSTRUIR AS MEMÓRIAS POSTO QUE, PODEMOS POR MEIO DAS EVOCAÇÕES DE NOSSAS LEMBRANÇAS CONTRIBUIR SUBSTANCIALMENTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, E SOBRETUDO, PARA REFLEXÕES EM TORNO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO VIVENCIADOS AO LONGO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, MEMÓRIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3829_01102020212747.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIVANIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSIVANIA" "autor_email" => "s.rosivania@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68858 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2696 "inscrito_id" => 3829 "titulo" => "MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: INSEGURANÇA E SUPERAÇÕES" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SURGE DO DESEJO DE RECONSTRUIR A TRAJETÓRIA DO MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, COM INTUITO DE FOMENTAR E FORTALECER OS DEBATES EM TORNO DAS MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO PARA A PROFISSÃO DOCENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É DE APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, MEUS PERCURSOS VIVIDOS/ASSUMIDOS, AS MINHAS EXPERIÊNCIAS, AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE TODO O MEU TRAJETO, POR MEIO DA EVOCAÇÃO DE MINHAS MEMÓRIAS. A QUESTÃO QUE NORTEOU ESTE ESTUDO FOI: COMO SE DEU MEU PROCESSO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA? REFLITO E QUESTIONO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO PARA MINHA FORMAÇÃO E MINHA PRÁTICA DOCENTE. ESTA INDAGAÇÃO FOI PRIMORDIAL, E PARA RESPONDÊ-LA UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA: UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO E POR FIM A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA. RESPALDAMO-NOS TEORICAMENTE NOS AUTORES: MOITA (2000) E NÓVOA (2000), JOSSO (2004), TARDIF (1995), SOUZA (2011) E OUTROS OS QUAIS ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES DOCENTES EXPERIENCIADOS. COMO RESULTADOS PERCEBI QUE O CURSO DE PEDAGOGIA FOI DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA MINHA FORMAÇÃO, ALÉM DE ME POSSIBILITAR REFLETIR SOBRE A MINHA PRÁTICA E POSSIBILITAR MUDANÇAS INOVADORAS DO MEU SABER-FAZER. CONSIDERA-SE RELEVANTE RECONSTRUIR AS MEMÓRIAS POSTO QUE, PODEMOS POR MEIO DAS EVOCAÇÕES DE NOSSAS LEMBRANÇAS CONTRIBUIR SUBSTANCIALMENTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, E SOBRETUDO, PARA REFLEXÕES EM TORNO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO VIVENCIADOS AO LONGO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, MEMÓRIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3829_01102020212747.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIVANIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSIVANIA" "autor_email" => "s.rosivania@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }