Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE

Palavra-chaves: LEITURA, ESTRATÉGIAS, EDUCAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68802
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 2047
    "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE"
    "resumo" => "A MEDIANTE PESQUISA É UM RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE TEM O INTUITO DISCUTIR O ASPECTO DA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE, DESTACANDO A LEITURA COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA UMA ASCENSÃO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DO RACIOCÍNIO CRÍTICO PERANTE UMA SOCIEDADE ALIENADA. ESTA TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUANTO A FORMAÇÃO DO LEITOR, E ESPECÍFICOS: ANALISAR O PRINCIPAL DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA; OBSERVAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA A MELHORA DA SITUAÇÃO DADA; INVESTIGAR QUAL O APOIO QUE A ESCOLA PROPORCIONA ALÉM DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. PARA TAL CONTEXTO, UTILIZAMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO AXIA (2003), CEDAC (2013), FERREIRA & HORTA (2014), FURTADO (2016), JOLIBERT (1994), SOLÉ (1998). O EMBASAMENTO METODOLÓGICO DISCORREU-SE A PARTIR DE ANDRÉ (1995), TENDO COMO PROCEDIMENTOS A OBSERVAÇÃO E DIÁRIOS DE CAMPO, ALÉM DE QUESTIONÁRIO FUNDAMENTADO EM GüNTHER (2003) E ENTREVISTA EM BELL (2008). APÓS ISSO, A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE A PARTIR DE FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, CONSTOU-SE QUE UM OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO LEITORA É A TIMIDEZ E PROBLEMAS NA CONSCIÊNCIA FONÊMICA, NO ENTANTO APRESENTOU-SE EM NOSSOS DADOS QUE A ESCOLA E DOCENTE BUSCAM ESTRATÉGIAS PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E POSSIBILITAR A INSERÇÃO DO ESTUDANTE AO MUNDO DA LEITURA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2047_14072020174802.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA PEREIRA"
    "autor_email" => "edna.pereira2018@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68802
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 2047
    "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE"
    "resumo" => "A MEDIANTE PESQUISA É UM RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE TEM O INTUITO DISCUTIR O ASPECTO DA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE, DESTACANDO A LEITURA COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA UMA ASCENSÃO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DO RACIOCÍNIO CRÍTICO PERANTE UMA SOCIEDADE ALIENADA. ESTA TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUANTO A FORMAÇÃO DO LEITOR, E ESPECÍFICOS: ANALISAR O PRINCIPAL DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA; OBSERVAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA A MELHORA DA SITUAÇÃO DADA; INVESTIGAR QUAL O APOIO QUE A ESCOLA PROPORCIONA ALÉM DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. PARA TAL CONTEXTO, UTILIZAMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO AXIA (2003), CEDAC (2013), FERREIRA & HORTA (2014), FURTADO (2016), JOLIBERT (1994), SOLÉ (1998). O EMBASAMENTO METODOLÓGICO DISCORREU-SE A PARTIR DE ANDRÉ (1995), TENDO COMO PROCEDIMENTOS A OBSERVAÇÃO E DIÁRIOS DE CAMPO, ALÉM DE QUESTIONÁRIO FUNDAMENTADO EM GüNTHER (2003) E ENTREVISTA EM BELL (2008). APÓS ISSO, A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE A PARTIR DE FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, CONSTOU-SE QUE UM OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO LEITORA É A TIMIDEZ E PROBLEMAS NA CONSCIÊNCIA FONÊMICA, NO ENTANTO APRESENTOU-SE EM NOSSOS DADOS QUE A ESCOLA E DOCENTE BUSCAM ESTRATÉGIAS PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E POSSIBILITAR A INSERÇÃO DO ESTUDANTE AO MUNDO DA LEITURA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2047_14072020174802.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA PEREIRA"
    "autor_email" => "edna.pereira2018@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A MEDIANTE PESQUISA É UM RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE TEM O INTUITO DISCUTIR O ASPECTO DA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE, DESTACANDO A LEITURA COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA UMA ASCENSÃO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DO RACIOCÍNIO CRÍTICO PERANTE UMA SOCIEDADE ALIENADA. ESTA TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUANTO A FORMAÇÃO DO LEITOR, E ESPECÍFICOS: ANALISAR O PRINCIPAL DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA; OBSERVAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA A MELHORA DA SITUAÇÃO DADA; INVESTIGAR QUAL O APOIO QUE A ESCOLA PROPORCIONA ALÉM DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. PARA TAL CONTEXTO, UTILIZAMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO AXIA (2003), CEDAC (2013), FERREIRA & HORTA (2014), FURTADO (2016), JOLIBERT (1994), SOLÉ (1998). O EMBASAMENTO METODOLÓGICO DISCORREU-SE A PARTIR DE ANDRÉ (1995), TENDO COMO PROCEDIMENTOS A OBSERVAÇÃO E DIÁRIOS DE CAMPO, ALÉM DE QUESTIONÁRIO FUNDAMENTADO EM GüNTHER (2003) E ENTREVISTA EM BELL (2008). APÓS ISSO, A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE A PARTIR DE FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, CONSTOU-SE QUE UM OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO LEITORA É A TIMIDEZ E PROBLEMAS NA CONSCIÊNCIA FONÊMICA, NO ENTANTO APRESENTOU-SE EM NOSSOS DADOS QUE A ESCOLA E DOCENTE BUSCAM ESTRATÉGIAS PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E POSSIBILITAR A INSERÇÃO DO ESTUDANTE AO MUNDO DA LEITURA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.