INTERVENÇÕES COM JOGOS PSICOMOTORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68769 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1267 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "INTERVENÇÕES COM JOGOS PSICOMOTORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A ATIVIDADE LÚDICA É UMA SITUAÇÃO EM QUE A CRIANÇA REALIZA, CONSTRÓI E SE APROPRIA DE CONHECIMENTOS DAS MAIS DIVERSAS ORDENS. ELA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NESTE ASPECTO, TEIXEIRA (2012) ABORDA QUE O BRINCAR ASSUME UM PAPEL DIDÁTICO E PODE SER EXPLORADO PELA PEDAGOGIA. BRINCAR ESTIMULA A CURIOSIDADE, INICIATIVA, AUTOCONFIANÇA, IMAGINAÇÃO E A INTELIGÊNCIA. ALÉM DISSO, POSSIBILITA EXERCITAR A CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO, ENGAJAMENTO E INTERAÇÃO ATRAVÉS DE DESAFIOS MOTIVACIONAIS E ESTIMULANDO O APRENDER FAZENDO. PORTANTO, COMEÇAR A INTRODUZIR A ATIVIDADE FÍSICA COM BRINCADEIRAS É A MELHOR FORMA DE DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO PELA PRÁTICA, PELO MOVIMENTO E PELA REGULARIDADE. AS ATIVIDADES DEVEM SER DESAFIADORAS, MAS NÃO DIFÍCEIS E NEM FÁCEIS DEMAIS. SE O ALUNO NÃO CONSEGUIR EXECUTAR A TAREFA IMPOSTA ELE FICARÁ DESMOTIVADO E COM BAIXA AUTOESTIMA. E SE ELE A EXECUTAR COM FACILIDADE PODERÁ PERDER O INTERESSE EM MANTÊ-LA. COM ISTO, A MOTIVAÇÃO VEM COMO PARTE ESSENCIAL DO APRENDIZADO E DEVE SER ATINGIDA ATRAVÉS DE REFORÇOS POSITIVOS. A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL BUSCA PROPORCIONAR ESPAÇOS E QUANTO MAIS CEDO ABORDADO NO AMBIENTE ESCOLAR. MAS, AS CRIANÇAS PODERÃO SE CONHECER E DESENVOLVER MELHOR A MATURIDADE, A CONSCIÊNCIA E A INTELIGÊNCIA APROPRIADA PARA SUA IDADE. ALVES, (2004), DIZ QUE A “EDUCAÇÃO INFANTIL, A PSICOMOTRICIDADE, POR EXEMPLO, LEVA A CRIANÇA A DEMONSTRAR SEUS MOVIMENTOS, SUAS HABILIDADES E ATIVIDADES COM A MAIS PURA E SIMPLES EXPRESSÃO CORPORAL COM LIBERDADE E ESTIMULAÇÃO”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, JOGOS, PSICOMOTRICIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID81_01092020102636.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA PATRÍCIA NOVAES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "JANAINA NOVAES" "autor_email" => "jana.novaes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68769 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1267 "inscrito_id" => 81 "titulo" => "INTERVENÇÕES COM JOGOS PSICOMOTORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A ATIVIDADE LÚDICA É UMA SITUAÇÃO EM QUE A CRIANÇA REALIZA, CONSTRÓI E SE APROPRIA DE CONHECIMENTOS DAS MAIS DIVERSAS ORDENS. ELA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NESTE ASPECTO, TEIXEIRA (2012) ABORDA QUE O BRINCAR ASSUME UM PAPEL DIDÁTICO E PODE SER EXPLORADO PELA PEDAGOGIA. BRINCAR ESTIMULA A CURIOSIDADE, INICIATIVA, AUTOCONFIANÇA, IMAGINAÇÃO E A INTELIGÊNCIA. ALÉM DISSO, POSSIBILITA EXERCITAR A CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO, ENGAJAMENTO E INTERAÇÃO ATRAVÉS DE DESAFIOS MOTIVACIONAIS E ESTIMULANDO O APRENDER FAZENDO. PORTANTO, COMEÇAR A INTRODUZIR A ATIVIDADE FÍSICA COM BRINCADEIRAS É A MELHOR FORMA DE DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO PELA PRÁTICA, PELO MOVIMENTO E PELA REGULARIDADE. AS ATIVIDADES DEVEM SER DESAFIADORAS, MAS NÃO DIFÍCEIS E NEM FÁCEIS DEMAIS. SE O ALUNO NÃO CONSEGUIR EXECUTAR A TAREFA IMPOSTA ELE FICARÁ DESMOTIVADO E COM BAIXA AUTOESTIMA. E SE ELE A EXECUTAR COM FACILIDADE PODERÁ PERDER O INTERESSE EM MANTÊ-LA. COM ISTO, A MOTIVAÇÃO VEM COMO PARTE ESSENCIAL DO APRENDIZADO E DEVE SER ATINGIDA ATRAVÉS DE REFORÇOS POSITIVOS. A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL BUSCA PROPORCIONAR ESPAÇOS E QUANTO MAIS CEDO ABORDADO NO AMBIENTE ESCOLAR. MAS, AS CRIANÇAS PODERÃO SE CONHECER E DESENVOLVER MELHOR A MATURIDADE, A CONSCIÊNCIA E A INTELIGÊNCIA APROPRIADA PARA SUA IDADE. ALVES, (2004), DIZ QUE A “EDUCAÇÃO INFANTIL, A PSICOMOTRICIDADE, POR EXEMPLO, LEVA A CRIANÇA A DEMONSTRAR SEUS MOVIMENTOS, SUAS HABILIDADES E ATIVIDADES COM A MAIS PURA E SIMPLES EXPRESSÃO CORPORAL COM LIBERDADE E ESTIMULAÇÃO”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, JOGOS, PSICOMOTRICIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID81_01092020102636.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA PATRÍCIA NOVAES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "JANAINA NOVAES" "autor_email" => "jana.novaes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }