ENSINO REMOTO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: DESAFIOS, CONQUISTAS E SUPERAÇÕES NO COLÉGIO MENINO DEUS – CMD
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68529 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 5258 "titulo" => "ENSINO REMOTO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: DESAFIOS, CONQUISTAS E SUPERAÇÕES NO COLÉGIO MENINO DEUS – CMD" "resumo" => "O ENSINO AO LONGO DOS TEMPOS TEM PASSADO POR DIVERSAS MUDANÇAS ADVINDAS COM AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NO TEMPO E NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, QUE VEIO A EXIGIR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UMA FORMAÇÃO CALCADA NA REALIDADE A QUAL PERTENCE. COM O ADVENTO DA GLOBALIZAÇÃO E DAS NOVAS TECNOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO, UM NOVO OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FOI COLOCADO EM EVIDÊNCIA. SOB ESSE ASPECTO, SURGIU A MODALIDADE DE ENSINO NÃO PRESENCIAL (A DISTÂNCIA E/OU REMOTA), DE FORMA A SUPRIR A NECESSIDADE DO PREPARO PROFISSIONAL E CULTURAL DE MILHÕES DE PESSOAS QUE, POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO PODIAM FREQUENTAR UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO PRESENCIAL. DESSA FORMA, O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR E MAPEAR OS DESAFIOS, SUPERAÇÕES E CONQUISTAS ENFRENTADAS PELOS PARTICIPANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR (PROFESSORES, GESTORES E COORDENADORES) DURANTE O PERÍODO DE EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS NA RESPECTIVA INSTITUIÇÃO, ASSIM COMO, QUAIS AS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. PARA NOS AJUDAR EM NOSSAS REFLEXÕES, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE MOORE E KEARSLEY (1996), PETERS (1973), DENTRE OUTROS. COMO PROCEDIMENTO DE PESQUISA E MAPEAÇÃO DOS DADOS FOI APLICADO UM FORMULÁRIO AOS PROFISSIONAIS DO COLÉGIO MENINO DEUS VIA GOOGLE FORMS, A FIM DE ADQUIRIR INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS REMOTAS, DESAFIOS, SUPERAÇÕES E CONQUISTAS. OS RESULTADOS NOS AJUDARAM A ENTENDER COMO O ENSINO OCORRE NESSE CONTEXTO DE PANDEMIA, SEJAM ELES: PEDAGÓGICOS, CULTURAIS E ADMINISTRATIVOS; BEM COMO, O PAPEL EXERCIDO PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE CENÁRIO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COLÉGIO MENINO DEUS, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5258_14082020162242.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA PATRICIA NUNES CHAGAS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "TELMA NUNES" "autor_email" => "telmauern@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68529 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 5258 "titulo" => "ENSINO REMOTO EM ÉPOCA DE PANDEMIA: DESAFIOS, CONQUISTAS E SUPERAÇÕES NO COLÉGIO MENINO DEUS – CMD" "resumo" => "O ENSINO AO LONGO DOS TEMPOS TEM PASSADO POR DIVERSAS MUDANÇAS ADVINDAS COM AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NO TEMPO E NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, QUE VEIO A EXIGIR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UMA FORMAÇÃO CALCADA NA REALIDADE A QUAL PERTENCE. COM O ADVENTO DA GLOBALIZAÇÃO E DAS NOVAS TECNOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO, UM NOVO OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FOI COLOCADO EM EVIDÊNCIA. SOB ESSE ASPECTO, SURGIU A MODALIDADE DE ENSINO NÃO PRESENCIAL (A DISTÂNCIA E/OU REMOTA), DE FORMA A SUPRIR A NECESSIDADE DO PREPARO PROFISSIONAL E CULTURAL DE MILHÕES DE PESSOAS QUE, POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO PODIAM FREQUENTAR UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO PRESENCIAL. DESSA FORMA, O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR E MAPEAR OS DESAFIOS, SUPERAÇÕES E CONQUISTAS ENFRENTADAS PELOS PARTICIPANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR (PROFESSORES, GESTORES E COORDENADORES) DURANTE O PERÍODO DE EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS NA RESPECTIVA INSTITUIÇÃO, ASSIM COMO, QUAIS AS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. PARA NOS AJUDAR EM NOSSAS REFLEXÕES, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE MOORE E KEARSLEY (1996), PETERS (1973), DENTRE OUTROS. COMO PROCEDIMENTO DE PESQUISA E MAPEAÇÃO DOS DADOS FOI APLICADO UM FORMULÁRIO AOS PROFISSIONAIS DO COLÉGIO MENINO DEUS VIA GOOGLE FORMS, A FIM DE ADQUIRIR INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS REMOTAS, DESAFIOS, SUPERAÇÕES E CONQUISTAS. OS RESULTADOS NOS AJUDARAM A ENTENDER COMO O ENSINO OCORRE NESSE CONTEXTO DE PANDEMIA, SEJAM ELES: PEDAGÓGICOS, CULTURAIS E ADMINISTRATIVOS; BEM COMO, O PAPEL EXERCIDO PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE CENÁRIO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COLÉGIO MENINO DEUS, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5258_14082020162242.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA PATRICIA NUNES CHAGAS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "TELMA NUNES" "autor_email" => "telmauern@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }