ENSINO DE LÍNGUA(GEM): UM ENCONTRO COM/ENTRE IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68505 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 3474 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA(GEM): UM ENCONTRO COM/ENTRE IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN" "resumo" => "ESTE ESTUDO COLOCA EM EVIDÊNCIA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM), CONSIDERANDO ASPECTOS COMO A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM), OS MOVIMENTOS DIALÓGICOS QUE PERPASSAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO OBJETIVA ESTABELECER UM ENCONTRO COM/ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN, MAIS PRECISAMENTE A PARTIR DAS OBRAS "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM" DE FREIRE (1989) E "QUESTÕES DE ESTILÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA" DE BAKHTIN (2013). METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO SE CARACTERIZA COMO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, POIS O FOCO DA ANÁLISE CONSISTE EM ESTABELECER/APROXIMAR/CONSTRUIR RELAÇÕES ENTRE/COM AS VOZES/DISCURSOS/PONTOS VISTA DOS DOIS PENSADORES SUPRACITADOS. A PARTIR DA LEITURA DOS DOIS TEXTOS ANALISADOS, ESTE ARTIGO DESTACA SEIS PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN, A SABER: (I) A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO; (II) A GRAMÁTICA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO RELACIONADA COM A SUA REALIDADE E SEU CONTEXTO; (III) AS CRÍTICAS À MECANIZAÇÃO DO ENSINO; (IV) A CONCEPÇÃO DE LEITURA E ESCRITA; (V) A PALAVRA COMO CENÁRIO E MUNDO E A PROFUNDIDADE NO ENSINO. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO ORIENTAM OS PROFESSORES PARA PRÁTICAS DE ENSINO DIRETAMENTE LIGADAS À PESQUISA, À INTERATIVIDADE, PRIORIZANDO METODOLOGIAS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CAPACIDADES DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA MATERNA, PAULO FREIRE, MIKHAIL BAKHTIN, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3474_26082020223012.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDERLÂNDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ILDERLÂNDIO" "autor_email" => "ilderlandionascimento@yah" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68505 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 3474 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA(GEM): UM ENCONTRO COM/ENTRE IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN" "resumo" => "ESTE ESTUDO COLOCA EM EVIDÊNCIA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM), CONSIDERANDO ASPECTOS COMO A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM), OS MOVIMENTOS DIALÓGICOS QUE PERPASSAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO OBJETIVA ESTABELECER UM ENCONTRO COM/ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN, MAIS PRECISAMENTE A PARTIR DAS OBRAS "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM" DE FREIRE (1989) E "QUESTÕES DE ESTILÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA" DE BAKHTIN (2013). METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO SE CARACTERIZA COMO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, POIS O FOCO DA ANÁLISE CONSISTE EM ESTABELECER/APROXIMAR/CONSTRUIR RELAÇÕES ENTRE/COM AS VOZES/DISCURSOS/PONTOS VISTA DOS DOIS PENSADORES SUPRACITADOS. A PARTIR DA LEITURA DOS DOIS TEXTOS ANALISADOS, ESTE ARTIGO DESTACA SEIS PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN, A SABER: (I) A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO; (II) A GRAMÁTICA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO RELACIONADA COM A SUA REALIDADE E SEU CONTEXTO; (III) AS CRÍTICAS À MECANIZAÇÃO DO ENSINO; (IV) A CONCEPÇÃO DE LEITURA E ESCRITA; (V) A PALAVRA COMO CENÁRIO E MUNDO E A PROFUNDIDADE NO ENSINO. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO ORIENTAM OS PROFESSORES PARA PRÁTICAS DE ENSINO DIRETAMENTE LIGADAS À PESQUISA, À INTERATIVIDADE, PRIORIZANDO METODOLOGIAS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CAPACIDADES DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA MATERNA, PAULO FREIRE, MIKHAIL BAKHTIN, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3474_26082020223012.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDERLÂNDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ILDERLÂNDIO" "autor_email" => "ilderlandionascimento@yah" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }