OLIVEIRA, Laiana Rosendo. A literatura e os bebês: projeto “no caminho de casa”. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6806>. Acesso em: 28/11/2024 00:03
A literatura apresentada no ambiente escolar apenas terá continuidade na vida da criança, se apresentada de forma correta e significativa na vida do aluno. O presente artigo apresenta um projeto que tem por intuito provocar intimidade da criança com a literatura e demonstrar a importância de desenvolver a autonomia no leitor desde os primeiros anos de vida. As idades das crianças envolvidas no projeto são de um ano a cinco anos de idade, fase, segundo (COELHO, 2011) considerada pré-leitor, onde os sentidos precisam andar de mãos dadas com a apresentação da literatura, os livros devem mexer com seus sentidos e aflorar o tato, paladar, audição, visão e olfato da criança, de maneira que ela se sinta envolvida pela história por completa, e, para isso, torna-se essencial o respeito às etapas de apresentação dos livros, que são elas: LIVRO e LEITOR, em que os alunos precisam de liberdade para obter identificação; ESCOLHA, em que cada criança deve se encontrar nos enredos de forma pessoal, sendo essencial liberdade de escolha; e REFLEXÃO, na qual todos possuem abertura para intervir e apresentar suas impressões, sem imposições de atividades avaliativas; são essas etapas que constroem segurança e afinidade da criança com a verdadeira literatura que faz sentido através do prazer e fruição. É também presente no projeto, a preocupação com a variedade e qualidade do acervo literário disponível na escola e consciência do que é considerada uma boa opção literária para cada criança, que deve sentir-se estimulada a ler e interagir com o mundo através da linguagem, a partir de uma perspectiva, prioritariamente, da literatura pela literatura, mas sempre atrelada a outros estímulos pedagógicos.