Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: PRÁTICAS SOCIAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68043
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2307
    "inscrito_id" => 7219
    "titulo" => "AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM UM ENSINO E APRENDIZAGEM VINCULADOS ÀS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNIÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A POTENCIALIDADE DAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA E. E. F. M. JÁDER MOREIRA DE CARVALHO. DESSA FORMA, FORAM TRAÇADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MODO A ALCANÇAR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PRÁTICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA; DESENVOLVER ATIVIDADES RESSALTANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA; DESCREVER OS  PROCEDIMENTOS DA APLICAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POSTERIORMENTE FORAM ESCOLHIDAS ATIVIDADES PARA AS APLICAÇÕES NAS TURMAS. DESSE MODO FORAM APLICADAS ATIVIDADES NAS TURMAS DO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. OBSERVOU-SE DURANTE AS APLICAÇÕES COM OS ALUNOS, QUE O USO DAS PRÁTICAS SOCIAIS PODE POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA E POSSIBILITAR O CONTATO DOS ALUNOS COM OS ELEMENTOS PRESENTES NA HISTÓRIA E NA CULTURA, PARA PROVOCAR NELES O EXERCÍCIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEMÁTICA COMO UMA CRIAÇÃO HUMANA E INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES PELAS QUAIS É FEITA, ASSIM COMO A RELAÇÃO QUE A MATEMÁTICA TEM COM OUTROS CONTEÚDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS SOCIAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7219_30092020183045.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO BRUNO NASCIMENTO DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO NASCIMENTO"
    "autor_email" => "profbruno29@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68043
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2307
    "inscrito_id" => 7219
    "titulo" => "AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM UM ENSINO E APRENDIZAGEM VINCULADOS ÀS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNIÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A POTENCIALIDADE DAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA E. E. F. M. JÁDER MOREIRA DE CARVALHO. DESSA FORMA, FORAM TRAÇADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MODO A ALCANÇAR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PRÁTICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA; DESENVOLVER ATIVIDADES RESSALTANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA; DESCREVER OS  PROCEDIMENTOS DA APLICAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POSTERIORMENTE FORAM ESCOLHIDAS ATIVIDADES PARA AS APLICAÇÕES NAS TURMAS. DESSE MODO FORAM APLICADAS ATIVIDADES NAS TURMAS DO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. OBSERVOU-SE DURANTE AS APLICAÇÕES COM OS ALUNOS, QUE O USO DAS PRÁTICAS SOCIAIS PODE POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA E POSSIBILITAR O CONTATO DOS ALUNOS COM OS ELEMENTOS PRESENTES NA HISTÓRIA E NA CULTURA, PARA PROVOCAR NELES O EXERCÍCIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEMÁTICA COMO UMA CRIAÇÃO HUMANA E INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES PELAS QUAIS É FEITA, ASSIM COMO A RELAÇÃO QUE A MATEMÁTICA TEM COM OUTROS CONTEÚDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS SOCIAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7219_30092020183045.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO BRUNO NASCIMENTO DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO NASCIMENTO"
    "autor_email" => "profbruno29@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM UM ENSINO E APRENDIZAGEM VINCULADOS ÀS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNIÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A POTENCIALIDADE DAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA E. E. F. M. JÁDER MOREIRA DE CARVALHO. DESSA FORMA, FORAM TRAÇADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MODO A ALCANÇAR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PRÁTICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA; DESENVOLVER ATIVIDADES RESSALTANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA; DESCREVER OS PROCEDIMENTOS DA APLICAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POSTERIORMENTE FORAM ESCOLHIDAS ATIVIDADES PARA AS APLICAÇÕES NAS TURMAS. DESSE MODO FORAM APLICADAS ATIVIDADES NAS TURMAS DO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. OBSERVOU-SE DURANTE AS APLICAÇÕES COM OS ALUNOS, QUE O USO DAS PRÁTICAS SOCIAIS PODE POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA E POSSIBILITAR O CONTATO DOS ALUNOS COM OS ELEMENTOS PRESENTES NA HISTÓRIA E NA CULTURA, PARA PROVOCAR NELES O EXERCÍCIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEMÁTICA COMO UMA CRIAÇÃO HUMANA E INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES PELAS QUAIS É FEITA, ASSIM COMO A RELAÇÃO QUE A MATEMÁTICA TEM COM OUTROS CONTEÚDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.