Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA DISCURSIVA DA PROPAGANDA EM SALA DE AULA E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PROPAGANDA, LEITURA DISCURSIVA Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6796
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1758
    "inscrito_id" => 4739
    "titulo" => "A LEITURA DISCURSIVA DA PROPAGANDA EM SALA DE AULA  E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS"
    "resumo" => "Resumo: Neste artigo, através da análise de uma propaganda que explora a beleza do corpo feminino, refletimos sobre como a mídia constrói discursos que permeiam nosso imaginário social para nos persuadir. Para tanto, analisamos uma propaganda com base nos alicerces teóricos na Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos Culturais, visando refletir sobre a ideologia e o jogo de imagens que perpassam o texto propagandístico. Defendemos a utilização do gênero textual propaganda em sala de aula, como um recurso a mais, para contribuir no desenvolvimento de aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas, críticas e amplas de significados a serem compartilhados com os alunos. A utilização do texto publicitário como suporte pedagógico pode estabelecer uma ponte entre o saber formal e a experiência vivida, pois é material de fácil acesso para professores e educandos. Após a nossa análise verificamos que a leitura discursiva propicia condições para a ampliação da competência discursiva dos alunos e para que se tornem mais participativos e engajados, tanto na sociedade como diante dos diversos temas abordados pela propaganda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PROPAGANDA, LEITURA DISCURSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_08_25_idinscrito_4739_4e0a84f1cb2121722384bc2afbbd3a19.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA MARIA AUGUSTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "TÂNIA AUGUSTO"
    "autor_email" => "taniauepb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6796
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1758
    "inscrito_id" => 4739
    "titulo" => "A LEITURA DISCURSIVA DA PROPAGANDA EM SALA DE AULA  E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS"
    "resumo" => "Resumo: Neste artigo, através da análise de uma propaganda que explora a beleza do corpo feminino, refletimos sobre como a mídia constrói discursos que permeiam nosso imaginário social para nos persuadir. Para tanto, analisamos uma propaganda com base nos alicerces teóricos na Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos Culturais, visando refletir sobre a ideologia e o jogo de imagens que perpassam o texto propagandístico. Defendemos a utilização do gênero textual propaganda em sala de aula, como um recurso a mais, para contribuir no desenvolvimento de aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas, críticas e amplas de significados a serem compartilhados com os alunos. A utilização do texto publicitário como suporte pedagógico pode estabelecer uma ponte entre o saber formal e a experiência vivida, pois é material de fácil acesso para professores e educandos. Após a nossa análise verificamos que a leitura discursiva propicia condições para a ampliação da competência discursiva dos alunos e para que se tornem mais participativos e engajados, tanto na sociedade como diante dos diversos temas abordados pela propaganda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PROPAGANDA, LEITURA DISCURSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_08_25_idinscrito_4739_4e0a84f1cb2121722384bc2afbbd3a19.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA MARIA AUGUSTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "TÂNIA AUGUSTO"
    "autor_email" => "taniauepb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: Neste artigo, através da análise de uma propaganda que explora a beleza do corpo feminino, refletimos sobre como a mídia constrói discursos que permeiam nosso imaginário social para nos persuadir. Para tanto, analisamos uma propaganda com base nos alicerces teóricos na Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos Culturais, visando refletir sobre a ideologia e o jogo de imagens que perpassam o texto propagandístico. Defendemos a utilização do gênero textual propaganda em sala de aula, como um recurso a mais, para contribuir no desenvolvimento de aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas, críticas e amplas de significados a serem compartilhados com os alunos. A utilização do texto publicitário como suporte pedagógico pode estabelecer uma ponte entre o saber formal e a experiência vivida, pois é material de fácil acesso para professores e educandos. Após a nossa análise verificamos que a leitura discursiva propicia condições para a ampliação da competência discursiva dos alunos e para que se tornem mais participativos e engajados, tanto na sociedade como diante dos diversos temas abordados pela propaganda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.