Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEMPO DE PANDEMIA E AULAS REMOTAS: O QUE DIZEM E FAZEM OS(AS) PROFESSORES(AS)?

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA, AULAS REMOTAS, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67917
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 4447
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEMPO DE PANDEMIA E AULAS REMOTAS: O QUE DIZEM E FAZEM OS(AS) PROFESSORES(AS)?"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR O QUE PROFESSORES(AS) DE 1º ANO AO 3º ANO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DO AGRESTE DE PERNAMBUCO TÊM A DIZER SOBRE AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE SEU TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS E REALIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 PELA QUAL ESTAMOS PASSANDO. SABEMOS DA IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA E DA COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO SISTEMA NOTACIONAL, AINDA MAIS QUANDO SE É NECESSÁRIO QUE A ALFABETIZAÇÃO ACONTEÇA EM MEIO A UM DISTANCIAMENTO SOCIAL PELO QUAL O NOSSO PAÍS ESTÁ VIVENCIANDO. POR MEIO DOS DADOS COLETADOS, PODEMOS PERCEBER QUE NÃO ESTÁ SENDO UMA TAREFA FÁCIL PARA PROFESSORES(AS), ALUNOS(AS) E FAMILIARES E QUE ESSA NOVA REALIDADE EXIGE MUITAS ADAPTAÇÕES. NOTAMOS AINDA QUE PARA QUE SE TENHA UM ÊXITO MAIOR NA APRENDIZAGEM DOS(AS) EDUCANDOS(AS) SE FAZ NECESSÁRIA, MAIS DO QUE NUNCA, A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA-ESCOLA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA, AULAS REMOTAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4447_16092020163624.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.lec@live.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67917
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 4447
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEMPO DE PANDEMIA E AULAS REMOTAS: O QUE DIZEM E FAZEM OS(AS) PROFESSORES(AS)?"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR O QUE PROFESSORES(AS) DE 1º ANO AO 3º ANO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DO AGRESTE DE PERNAMBUCO TÊM A DIZER SOBRE AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE SEU TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS E REALIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 PELA QUAL ESTAMOS PASSANDO. SABEMOS DA IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA E DA COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO SISTEMA NOTACIONAL, AINDA MAIS QUANDO SE É NECESSÁRIO QUE A ALFABETIZAÇÃO ACONTEÇA EM MEIO A UM DISTANCIAMENTO SOCIAL PELO QUAL O NOSSO PAÍS ESTÁ VIVENCIANDO. POR MEIO DOS DADOS COLETADOS, PODEMOS PERCEBER QUE NÃO ESTÁ SENDO UMA TAREFA FÁCIL PARA PROFESSORES(AS), ALUNOS(AS) E FAMILIARES E QUE ESSA NOVA REALIDADE EXIGE MUITAS ADAPTAÇÕES. NOTAMOS AINDA QUE PARA QUE SE TENHA UM ÊXITO MAIOR NA APRENDIZAGEM DOS(AS) EDUCANDOS(AS) SE FAZ NECESSÁRIA, MAIS DO QUE NUNCA, A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA-ESCOLA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA, AULAS REMOTAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4447_16092020163624.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.lec@live.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR O QUE PROFESSORES(AS) DE 1º ANO AO 3º ANO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DO AGRESTE DE PERNAMBUCO TÊM A DIZER SOBRE AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE SEU TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS E REALIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 PELA QUAL ESTAMOS PASSANDO. SABEMOS DA IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA E DA COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO SISTEMA NOTACIONAL, AINDA MAIS QUANDO SE É NECESSÁRIO QUE A ALFABETIZAÇÃO ACONTEÇA EM MEIO A UM DISTANCIAMENTO SOCIAL PELO QUAL O NOSSO PAÍS ESTÁ VIVENCIANDO. POR MEIO DOS DADOS COLETADOS, PODEMOS PERCEBER QUE NÃO ESTÁ SENDO UMA TAREFA FÁCIL PARA PROFESSORES(AS), ALUNOS(AS) E FAMILIARES E QUE ESSA NOVA REALIDADE EXIGE MUITAS ADAPTAÇÕES. NOTAMOS AINDA QUE PARA QUE SE TENHA UM ÊXITO MAIOR NA APRENDIZAGEM DOS(AS) EDUCANDOS(AS) SE FAZ NECESSÁRIA, MAIS DO QUE NUNCA, A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA-ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Vânia Terezinha Mendes de Matos Tellecher

    O mundo está vivendo um momento de angustia, incertezas e adaptações e o que queremos e nos manter forte, vivos, com isso nos recai a preocupação com o aprendizado de nossas crianças, quais danos poderá ocasionar no futuro.

    26/05/2021 00:38:44
  • Vânia Terezinha Mendes de Matos Tellecher

    O mundo está vivendo um momento de angustia, incertezas e adaptações e o que queremos e nos manter forte, vivos, com isso nos recai a preocupação com o aprendizado de nossas crianças, quais danos poderá ocasionar no futuro.

    26/05/2021 00:38:38
  • Luciane Zequini

    Estamos vivendo uma era de angústia e incertezas em relação ao ensino aprendizagem dos alunos,

    24/05/2021 16:05:06
  • Lucineide Rezende de Souza Lisboa

    Como em todo âmbito escolar, os professores estão se reinventando, neste novo normal que estamos vivenciando para tentar superar os desafios que estão surgindo, em busca de uma aprendizagem significativa.

    22/05/2021 13:21:45
  • Silvia Cristina da Silva e Silva

    O papel do alfabetizador neste artigo não é diferente da nossa realidade. Enfrentamento da desvalorização profissional, falta de internet, ou de péssima qualidade, angústia e medo por não conseguir alcançar os objetivos almejados.

    20/05/2021 16:16:47
  • Silvia Cristina da Silva e Silva

    O papel do alfabetizador neste artigo não é diferente da nossa realidade. Enfrentamento da desvalorização profissional, falta de internet, ou de péssima qualidade, angústia e medo por não conseguir alcançar os objetivos almejados.

    20/05/2021 16:16:45
  • Geany Aparecida de Arruda Serra

    Esse artigo não muda nossa realidade que estamos vivenciando na nossa escola, pois convivemos com internet ruim, angustia e desvalorização.

    20/05/2021 16:13:51
  • Geany Aparecida de Arruda Serra

    Esse artigo não muda nossa realidade que estamos vivenciando na nossa escola, pois convivemos com internet ruim, angustia e desvalorização.

    20/05/2021 16:13:49
  • Luzinete RODRIGUES DA SILVA

    O texto não difere da realidade que estamos vivenciando em nossas escolas, visto que, a escola não dispõe de internet eficiente, angústia e reaprender a trabalhar e também a desvalorizaçãoprofissional.

    20/05/2021 16:11:30
  • Luciana de Souza Padilha

    Os professores com a parceria dos pais, estão se reinventando neste momento difícil, tentando de várias formas superar os desafios que estão surgindo, para que a criança tenha um aprendizado significante.

    20/05/2021 15:44:41
  • Maria Aparecida Carvalho Pereira

    O que os professores dizem neste artigo não é nada diferente do que os nosdos professores falam aqui: * Desvalorização dos professores por parte dos pais. * Internet ruim # angustia # desvalorização.

    19/05/2021 22:25:45
  • Dilma Martin's de Araujo

    Como em todos is lugares estamos vivendo momentos de incerteza e angustia,principalmente pelo não contato direto com o aluno,uma preocupação constante com os alunos.

    19/05/2021 21:03:31

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.