A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE DEFICIENTES VISUAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67870 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2628 "inscrito_id" => 4695 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA VEM SOFRENDO PROFUNDAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESTAS MUDANÇAS VÊM OCORRENDO NO SENTIDO DE AMPLIAR PROGRESSIVAMENTE AS ALTERNATIVAS EDUCATIVAS E TERAPÊUTICAS COMO TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES ATIVIDADES DA SOCIEDADE. UMA VEZ QUE O RECURSO DIDÁTICO É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, LOGO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS APLICADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO NARRATIVA. NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO, FORAM PESQUISADOS ARTIGOS UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: DEFICIÊNCIA VISUAL, RECURSOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. REFERENCIAL TEÓRICO: A INCLUSÃO É UM PARADIGMA QUE SE APLICA AOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS FÍSICOS E SIMBÓLICOS. HÁ CONTROVÉRSIAS QUANTO À DIFERENCIAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL, QUASE SEMPRE TOMADAS COMO SINÔNIMAS. TODOS OS ESTUDANTES DEVEM SER TOMADOS COMO FOCO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. RESULTADOS: OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, OS QUE TEM MAIOR ABORDAGEM COM MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS SÃO: GENÉTICA (MITOSE/MEIOSE, PROCESSO DE TRADUÇÃO, ORGANELAS DAS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, NÚCLEO CELULAR, LEI DE MENDEL E MOLÉCULAS), REPRODUÇÃO (FECUNDAÇÃO E ÓRGÃOS REPRODUTIVOS), ASTRONOMIA (FASES DA LUA), ECOLOGIA (TEIA ALIMENTAR E ARTRÓPODES), LABORATÓRIO (KIT LABORATORIAL), BOTÂNICA (ESTRUTURAS VEGETAIS, FOTOSSÍNTESE E MEIOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA) E CORPO HUMANO (SISTEMA RESPIRATÓRIO, NEURÔNIO, HEMÁCIA, LEUCÓCITO E ÓRGÃOS DO CORPO)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, MATERIAIS DIDÁTICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA10_ID4695_01102020201006.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON SANTOS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON ANDRADE" "autor_email" => "wellington081918@gmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67870 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2628 "inscrito_id" => 4695 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA VEM SOFRENDO PROFUNDAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESTAS MUDANÇAS VÊM OCORRENDO NO SENTIDO DE AMPLIAR PROGRESSIVAMENTE AS ALTERNATIVAS EDUCATIVAS E TERAPÊUTICAS COMO TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES ATIVIDADES DA SOCIEDADE. UMA VEZ QUE O RECURSO DIDÁTICO É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, LOGO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS APLICADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO NARRATIVA. NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO, FORAM PESQUISADOS ARTIGOS UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: DEFICIÊNCIA VISUAL, RECURSOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. REFERENCIAL TEÓRICO: A INCLUSÃO É UM PARADIGMA QUE SE APLICA AOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS FÍSICOS E SIMBÓLICOS. HÁ CONTROVÉRSIAS QUANTO À DIFERENCIAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL, QUASE SEMPRE TOMADAS COMO SINÔNIMAS. TODOS OS ESTUDANTES DEVEM SER TOMADOS COMO FOCO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. RESULTADOS: OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, OS QUE TEM MAIOR ABORDAGEM COM MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS SÃO: GENÉTICA (MITOSE/MEIOSE, PROCESSO DE TRADUÇÃO, ORGANELAS DAS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, NÚCLEO CELULAR, LEI DE MENDEL E MOLÉCULAS), REPRODUÇÃO (FECUNDAÇÃO E ÓRGÃOS REPRODUTIVOS), ASTRONOMIA (FASES DA LUA), ECOLOGIA (TEIA ALIMENTAR E ARTRÓPODES), LABORATÓRIO (KIT LABORATORIAL), BOTÂNICA (ESTRUTURAS VEGETAIS, FOTOSSÍNTESE E MEIOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA) E CORPO HUMANO (SISTEMA RESPIRATÓRIO, NEURÔNIO, HEMÁCIA, LEUCÓCITO E ÓRGÃOS DO CORPO)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, MATERIAIS DIDÁTICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA10_ID4695_01102020201006.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON SANTOS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON ANDRADE" "autor_email" => "wellington081918@gmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }