A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67789 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1365 "inscrito_id" => 5736 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "TENDO A NECESSIDADE DE INCLUIR NOVAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, A ESCOLA PRECISA SE TORNAR UM AMBIENTE QUE CONSIDERA AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZADO. A GINCANA NO ESPAÇO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, POIS SE CONSTITUI EM UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS, ENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE, UNINDO SUJEITOS DIFERENTES PARA UM OBJETIVO EM COMUM. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA PARA A ESCOLA EM GERAL E SEUS RESPECTIVOS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA JOÃO ALVES TORRES NA CIDADE DE ARARUNA – PB; ONDE JÁ ACONTECIA O EVENTO ANUALMENTE E ESTAVA NA SUA TERCEIRA EDIÇÃO. MEDIANTE OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA CAMPO, OS PROCEDIMENTOS VINCULADOS ÀS ABORDAGENS QUALITATIVAS SE APRESENTARAM COM OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. A AMOSTRA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINQUENTA ESTUDANTES DE DIFERENTES SERIES/ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS REALIZAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO CONTENDO CATORZE QUESTÕES; SENDO APENAS QUATRO QUESTÕES OBJETIVAS E DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS. A PARTIR DAS ANÁLISES É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A APRENDIZAGEM SÓ É SIGNIFICATIVA QUANDO A MESMA É PRAZEROSA, DEVENDO SER VIVENCIADA PELOS EDUCANDOS E OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSE PROCESSO, POIS TRAZEM CONSIGO UM REPERTÓRIO QUE ENRIQUECEM AS AULAS E CONTEXTUALIZAM O PROCESSO DE ENSINO. CABE DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E ARTICULADOR NESSE PROCESSO, PARA QUE O ESTUDANTE REALIZE AS ATIVIDADES E BUSQUE RESPOSTAS MOTIVANDO-SE A APRENDER. PODEMOS CONCLUIR QUE A PARTIR DA GINCANA ESCOLAR É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS, INSTIGAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE, SENDO IMPORTANTE NA VIVÊNCIA ESCOLAR, TORNANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESCOLA UM LUGAR BOM DE CONVIVER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "GINCANAS, ENSINO NÃO FORMAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5736_01092020161732.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA KATYANE DE" "autor_nome_curto" => "KATYANE COSTA" "autor_email" => "katyanecosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67789 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1365 "inscrito_id" => 5736 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "TENDO A NECESSIDADE DE INCLUIR NOVAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, A ESCOLA PRECISA SE TORNAR UM AMBIENTE QUE CONSIDERA AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZADO. A GINCANA NO ESPAÇO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, POIS SE CONSTITUI EM UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS, ENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE, UNINDO SUJEITOS DIFERENTES PARA UM OBJETIVO EM COMUM. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA PARA A ESCOLA EM GERAL E SEUS RESPECTIVOS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA JOÃO ALVES TORRES NA CIDADE DE ARARUNA – PB; ONDE JÁ ACONTECIA O EVENTO ANUALMENTE E ESTAVA NA SUA TERCEIRA EDIÇÃO. MEDIANTE OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA CAMPO, OS PROCEDIMENTOS VINCULADOS ÀS ABORDAGENS QUALITATIVAS SE APRESENTARAM COM OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. A AMOSTRA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINQUENTA ESTUDANTES DE DIFERENTES SERIES/ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS REALIZAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO CONTENDO CATORZE QUESTÕES; SENDO APENAS QUATRO QUESTÕES OBJETIVAS E DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS. A PARTIR DAS ANÁLISES É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A APRENDIZAGEM SÓ É SIGNIFICATIVA QUANDO A MESMA É PRAZEROSA, DEVENDO SER VIVENCIADA PELOS EDUCANDOS E OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSE PROCESSO, POIS TRAZEM CONSIGO UM REPERTÓRIO QUE ENRIQUECEM AS AULAS E CONTEXTUALIZAM O PROCESSO DE ENSINO. CABE DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E ARTICULADOR NESSE PROCESSO, PARA QUE O ESTUDANTE REALIZE AS ATIVIDADES E BUSQUE RESPOSTAS MOTIVANDO-SE A APRENDER. PODEMOS CONCLUIR QUE A PARTIR DA GINCANA ESCOLAR É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS, INSTIGAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE, SENDO IMPORTANTE NA VIVÊNCIA ESCOLAR, TORNANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESCOLA UM LUGAR BOM DE CONVIVER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "GINCANAS, ENSINO NÃO FORMAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5736_01092020161732.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA KATYANE DE" "autor_nome_curto" => "KATYANE COSTA" "autor_email" => "katyanecosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }