Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas O lúdico mostra-se uma ótima ferramenta de melhoramento do processo ensino-aprendizagem também no âmbito da matemática. A utilização de atividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, representa estratégias altamente proveitosas para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e desenvolvimento de suas capacidades e habilidades, promovendo, assim, um aprendizado efetivo. A ludicidade precisa ser vista com mais seriedade pelas escolas, visto que a mesma é importantíssima para o desenvolvimento do ser humano e não deve se restringir, apenas à hora do recreio. Diante desse pressuposto, este trabalho tem a finalidade de apresentar a importância do lúdico nas aulas de Matemática, procurando conduzir os alunos a desenvolverem suas capacidades, raciocínio lógico, criatividade, interação, tornando assim, as aulas de Matemática mais descontraídas, fugindo dos padrões tradicionais, deixando a relação aluno/professor mais próxima, além de diferenciar o processo de aprendizagem instigando ambos à busca de maior conhecimento, domínio e demonstrações da aplicabilidade dos conteúdos estudados e o mais importante, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem brincando.