Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL ANA JÚLIA DE MOUSINHO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID. Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6763
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1518
    "inscrito_id" => 2845
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL ANA JÚLIA DE MOUSINHO"
    "resumo" => "Tendo em vista que alguns conteúdos se tornam menos complexos de compreensão se forem feitos através de uma aula mais prática, deixando de lado um pouco a tradicional técnica do quadro e giz, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de mostrar a importância da utilização de oficinas pedagógicas para se buscar compreender alguns conteúdos de Geografia na 3ª série do ensino médio. Esse estudo foi desenvolvido com as turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ana Júlia na cidade de Natal - RN, no ano de 2009. O mesmo, abordo conteúdos relacionados a Geologia e a  Geomorfologia terrestre, sendo executado em três etapas, quais sejam: aula expositiva e dialogada com apresentação dos objetivos das aulas e suas respectivas estratégias metodológicas, confecção de materiais didáticos  conforme os conteúdos trabalhados,  e, por fim, a exposição das produções dos discentes em mostra pedagógica realizada na escola. Após as oficinas, aplicamos um questionário com os alunos acerca da eficiência das mesmas, ou seja, se os alunos através delas compreenderam melhor a estrutura interna da terra bem como as forças endógenas e exógenas que transformam o relevo terrestre, e também se puderam fazer uma conexão entre o conhecimento teórico e a prática educativa através da construção de um globo terrestre. Ao fim das oficinas percebemos que esse trabalho estimulou a capacidade criativa dos alunos assim como a de trabalhar em grupo, engajando-os de forma efetiva em seu processo de aprendizagem, uma vez que, tal processo se deu de forma construtiva, abandonando assim, métodos didáticos que viabilizam apenas a repetição de conhecimentos já elaborados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_07_33_idinscrito_2845_61cea05b3b35dd5873df3d7db01d3ac7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO IVENS DE ARAÚJO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO IVENS"
    "autor_email" => "ivens_gilberto@yahoo.com."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6763
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1518
    "inscrito_id" => 2845
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL ANA JÚLIA DE MOUSINHO"
    "resumo" => "Tendo em vista que alguns conteúdos se tornam menos complexos de compreensão se forem feitos através de uma aula mais prática, deixando de lado um pouco a tradicional técnica do quadro e giz, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de mostrar a importância da utilização de oficinas pedagógicas para se buscar compreender alguns conteúdos de Geografia na 3ª série do ensino médio. Esse estudo foi desenvolvido com as turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ana Júlia na cidade de Natal - RN, no ano de 2009. O mesmo, abordo conteúdos relacionados a Geologia e a  Geomorfologia terrestre, sendo executado em três etapas, quais sejam: aula expositiva e dialogada com apresentação dos objetivos das aulas e suas respectivas estratégias metodológicas, confecção de materiais didáticos  conforme os conteúdos trabalhados,  e, por fim, a exposição das produções dos discentes em mostra pedagógica realizada na escola. Após as oficinas, aplicamos um questionário com os alunos acerca da eficiência das mesmas, ou seja, se os alunos através delas compreenderam melhor a estrutura interna da terra bem como as forças endógenas e exógenas que transformam o relevo terrestre, e também se puderam fazer uma conexão entre o conhecimento teórico e a prática educativa através da construção de um globo terrestre. Ao fim das oficinas percebemos que esse trabalho estimulou a capacidade criativa dos alunos assim como a de trabalhar em grupo, engajando-os de forma efetiva em seu processo de aprendizagem, uma vez que, tal processo se deu de forma construtiva, abandonando assim, métodos didáticos que viabilizam apenas a repetição de conhecimentos já elaborados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_07_33_idinscrito_2845_61cea05b3b35dd5873df3d7db01d3ac7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO IVENS DE ARAÚJO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO IVENS"
    "autor_email" => "ivens_gilberto@yahoo.com."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Tendo em vista que alguns conteúdos se tornam menos complexos de compreensão se forem feitos através de uma aula mais prática, deixando de lado um pouco a tradicional técnica do quadro e giz, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de mostrar a importância da utilização de oficinas pedagógicas para se buscar compreender alguns conteúdos de Geografia na 3ª série do ensino médio. Esse estudo foi desenvolvido com as turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ana Júlia na cidade de Natal - RN, no ano de 2009. O mesmo, abordo conteúdos relacionados a Geologia e a Geomorfologia terrestre, sendo executado em três etapas, quais sejam: aula expositiva e dialogada com apresentação dos objetivos das aulas e suas respectivas estratégias metodológicas, confecção de materiais didáticos conforme os conteúdos trabalhados, e, por fim, a exposição das produções dos discentes em mostra pedagógica realizada na escola. Após as oficinas, aplicamos um questionário com os alunos acerca da eficiência das mesmas, ou seja, se os alunos através delas compreenderam melhor a estrutura interna da terra bem como as forças endógenas e exógenas que transformam o relevo terrestre, e também se puderam fazer uma conexão entre o conhecimento teórico e a prática educativa através da construção de um globo terrestre. Ao fim das oficinas percebemos que esse trabalho estimulou a capacidade criativa dos alunos assim como a de trabalhar em grupo, engajando-os de forma efetiva em seu processo de aprendizagem, uma vez que, tal processo se deu de forma construtiva, abandonando assim, métodos didáticos que viabilizam apenas a repetição de conhecimentos já elaborados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.