A ENTONAÇÃO VALORATIVA EM PERGUNTAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO TIRINHA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67599 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2911 "inscrito_id" => 3820 "titulo" => "A ENTONAÇÃO VALORATIVA EM PERGUNTAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO TIRINHA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FILIA-SE AO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E TEM COMO OBJETIVO PRECÍPUO COMPREENDER COMO A ENTONAÇÃO VALORATIVA, ENQUANTO CONCEITO AXIOLÓGICO, COADJUVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO PARA A CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES DE LEITURA PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. TRATA-SE DE RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA REALIZADA ATRAVÉS DO PIBIC/UNEAL-FAPEAL/2019, SOB A RESPONSABILIDADE DO GRUPO DE PESQUISA LÍNGUA, INTERAÇÃO E USO - LINTERUS, NA QUAL BUSCA-SE REFLETIR SOBRE O PAPEL DOS ELEMENTOS AXIOLÓGICOS, DISCUTIDOS PELO CÍRCULO DE BAKHTIN, EM ESPECIAL, A ENTONAÇÃO VALORATIVA, POR SE DEFENDER QUE ESSE CONHECIMENTO CONTRIBUI PARA A EFETIVAÇÃO DO ATO DE LER. COM O INTUITO DE ABORDAR A ENTONAÇÃO EM PERGUNTAS DE LEITURA, FOI UTILIZADA UMA ATIVIDADE MODELAR INSERTA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALUSIVO AO PNLD/2020, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA (AL). COMO BASE TEÓRICO-CONCEITUAL, ESTA PESQUISA ANCORA-SE NOS ESTUDOS DO CÍRCULO DE BAKHTIN, ESPECIFICAMENTE, EM BAKHTIN (2003[1979]; VOLÓCHINOV (2017[1929]; 2019[1926]) E EM INTERLOCUTORES COMO SOBRAL (2009), MENEGASSI E CAVALCANTI (2020); BEZERRA; PAIXÃO E MENEGASSI (2019) E BEZERRA (2020). COMO RESULTADO DESTE ESTUDO, APONTA-SE QUE A ENTONAÇÃO VALORATIVA, JUNTO AOS DEMAIS CONCEITOS AXIOLÓGICOS, ESTÁ PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO, NA ATUALIDADE, DE FORMA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA E QUE O RECONHECIMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO CONTRIBUI PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENTONAÇÃO VALORATIVA, LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, GÊNERO TIRINHA, ATIVIDADES DE LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3820_02102020000123.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_email" => "nemezioeliane812@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67599 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2911 "inscrito_id" => 3820 "titulo" => "A ENTONAÇÃO VALORATIVA EM PERGUNTAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO TIRINHA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FILIA-SE AO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E TEM COMO OBJETIVO PRECÍPUO COMPREENDER COMO A ENTONAÇÃO VALORATIVA, ENQUANTO CONCEITO AXIOLÓGICO, COADJUVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO PARA A CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES DE LEITURA PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. TRATA-SE DE RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA REALIZADA ATRAVÉS DO PIBIC/UNEAL-FAPEAL/2019, SOB A RESPONSABILIDADE DO GRUPO DE PESQUISA LÍNGUA, INTERAÇÃO E USO - LINTERUS, NA QUAL BUSCA-SE REFLETIR SOBRE O PAPEL DOS ELEMENTOS AXIOLÓGICOS, DISCUTIDOS PELO CÍRCULO DE BAKHTIN, EM ESPECIAL, A ENTONAÇÃO VALORATIVA, POR SE DEFENDER QUE ESSE CONHECIMENTO CONTRIBUI PARA A EFETIVAÇÃO DO ATO DE LER. COM O INTUITO DE ABORDAR A ENTONAÇÃO EM PERGUNTAS DE LEITURA, FOI UTILIZADA UMA ATIVIDADE MODELAR INSERTA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALUSIVO AO PNLD/2020, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA (AL). COMO BASE TEÓRICO-CONCEITUAL, ESTA PESQUISA ANCORA-SE NOS ESTUDOS DO CÍRCULO DE BAKHTIN, ESPECIFICAMENTE, EM BAKHTIN (2003[1979]; VOLÓCHINOV (2017[1929]; 2019[1926]) E EM INTERLOCUTORES COMO SOBRAL (2009), MENEGASSI E CAVALCANTI (2020); BEZERRA; PAIXÃO E MENEGASSI (2019) E BEZERRA (2020). COMO RESULTADO DESTE ESTUDO, APONTA-SE QUE A ENTONAÇÃO VALORATIVA, JUNTO AOS DEMAIS CONCEITOS AXIOLÓGICOS, ESTÁ PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO, NA ATUALIDADE, DE FORMA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA E QUE O RECONHECIMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO CONTRIBUI PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENTONAÇÃO VALORATIVA, LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, GÊNERO TIRINHA, ATIVIDADES DE LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3820_02102020000123.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_email" => "nemezioeliane812@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }