A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM: MITOS E VERDADES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67583 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 289 "inscrito_id" => 516 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM: MITOS E VERDADES" "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ELA DEVE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO EDUCANDO, INICIANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CULMINANDO NO ENSINO MÉDIO, A REFERÊNCIA EXPLICITA ESTÁ NO ART. 26, § 3º DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB). A EDUCAÇÃO FÍSICA É HISTORICAMENTE COMPREENDIDA A PARTIR DO VIÉS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NA QUAL O CORPO DOS INDIVÍDUOS NÃO PENSA, ELE É PENSADO, ANALISADO POR MEIO DA RACIONALIDADE CIENTÍFICA. O PRESENTE ESTUDO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE TER UM MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O DESDOBRAMENTO E DISCUSSÕES EM SALA, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM. PARA RECRUTAR DOS ARGUMENTOS CIENTÍFICOS E DADOS PARA A DISCUSSÃO DESTE ESTUDO, FOI UTILIZADO UMA PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM 2019 E AS PROVAS DE 2009 A 2019, E BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES, ARTIGOS CIENTÍFICOS E SITES SOBRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. PORTANTO, COMO SENDO UMA ESFERA DA VIDA DO ALUNO, O ENEM CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO DA ÁREA DE LINGUAGENS, NA QUAL O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO TEM SEU PROJETO DE VIDA COMPREENDIDO E DIREITOS DE TER ACESSO A ESSES CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES GESTO DE EXECUTAR UM MOVIMENTO OU A REPETIÇÃO DESTE. AO FIM DO PERÍODO ESCOLAR O ALUNO DEVE SER UM SER AUTÔNOMO PARA ESCOLHER AS PRÁTICAS CORPORAIS QUE DESEJAR E COMPREENDER QUANDO E COMO USÁ-LAS E CRITICÁ-LAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO MÉDIO, ENEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID516_02072020101331.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FAGNER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fagner.edf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67583 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 289 "inscrito_id" => 516 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM: MITOS E VERDADES" "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ELA DEVE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO EDUCANDO, INICIANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CULMINANDO NO ENSINO MÉDIO, A REFERÊNCIA EXPLICITA ESTÁ NO ART. 26, § 3º DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB). A EDUCAÇÃO FÍSICA É HISTORICAMENTE COMPREENDIDA A PARTIR DO VIÉS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NA QUAL O CORPO DOS INDIVÍDUOS NÃO PENSA, ELE É PENSADO, ANALISADO POR MEIO DA RACIONALIDADE CIENTÍFICA. O PRESENTE ESTUDO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE TER UM MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O DESDOBRAMENTO E DISCUSSÕES EM SALA, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM. PARA RECRUTAR DOS ARGUMENTOS CIENTÍFICOS E DADOS PARA A DISCUSSÃO DESTE ESTUDO, FOI UTILIZADO UMA PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM 2019 E AS PROVAS DE 2009 A 2019, E BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES, ARTIGOS CIENTÍFICOS E SITES SOBRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. PORTANTO, COMO SENDO UMA ESFERA DA VIDA DO ALUNO, O ENEM CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO DA ÁREA DE LINGUAGENS, NA QUAL O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO TEM SEU PROJETO DE VIDA COMPREENDIDO E DIREITOS DE TER ACESSO A ESSES CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES GESTO DE EXECUTAR UM MOVIMENTO OU A REPETIÇÃO DESTE. AO FIM DO PERÍODO ESCOLAR O ALUNO DEVE SER UM SER AUTÔNOMO PARA ESCOLHER AS PRÁTICAS CORPORAIS QUE DESEJAR E COMPREENDER QUANDO E COMO USÁ-LAS E CRITICÁ-LAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO MÉDIO, ENEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID516_02072020101331.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FAGNER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fagner.edf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }