Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BAIXADA FLUMINENSE É BANTA O BRASIL É BANTO SOMOS BANTOS SIM SENHOR

Palavra-chaves: INFLUÊNCIA BANTA, BAIXADA FLUMINENSE, INCLUSÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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      ESTE TRABALHO É FRUTO DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA CULTURA E RELIGIOSIDADE DO POVO BANTO NA BAIXADA FLUMINENSE, ORIUNDO DA ÁFRICA CENTRO-OCIDENTAL, QUE MESMO ESPALHADO POR TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, DO INÍCIO AO FIM DA ESCRAVIDÃO, PERMANECE MARGINALIZADO COMO NAÇÃO E RELIGIÃO, POR GUARDAR INCOMPATIBILIDADES COM O RACISMO OCIDENTAL MODERNO. GUARDANDO TAMBÉM, INDÍCIOS ELOQUENTES DO QUE LHE FORA DESCARTADO NA CONSTRUÇÃO DESSE IMPÉRIO. EM RAZÃO DISSO, COM O RESULTADO OBTIDO, PRETENDE-SE DESENVOLVER UM MATERIAL DE CONTRIBUIÇÃO HISTORIOGRÁFICA E PEDAGÓGICA, PARA APLICAR NO ENSINO BÁSICO, E POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO NESSA TEMÁTICA, COMO IMPLEMENTAÇÃO DA LEI. 10.639/2003/PR. DESTA FORMA, PROVOCARÁ, A SOCIEDADE BRASILEIRA A MERGULHAR NELA MESMA, BUSCANDO ENTENDER AQUILO QUE AINDA NÃO FOI BEM COMPREENDIDO EM FUNÇÃO DA NEGLIGÊNCIA SOBRE O CONHECIMENTO DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS DISPERSOS. O OBJETO FOI COMPOSTO POR TERREIROS BANTOS DA BAIXADA FLUMINENSE. O RECORTE PARA ESSA REGIÃO, JUSTIFICA-SE POR SUA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE NEGROS DE ORIGEM BANTA, DESDE A ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO ATÉ A PRESENTE DATA. A METODOLOGIA TEVE O APOIO DA TRADICIONAL ORALIDADE BANTA, IDENTIFICADA COMO (TOB), NA APROXIMAÇÃO COM OS TERREIROS DA REGIÃO, PARA ENTREVISTAS SACERDOTAIS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FECHADOS, OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES COM RELATOS, FOTOGRAFIAS, GRAVAÇÕES, FILMAGENS. TAMBÉM, USOU-SE A INTERNET ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS, SITES, BLOGS, E ETC, EM VIRTUDE DA CULTURA E RELIGIOSIDADE BANTAS CALCAREM-SE NA ORALIDADE. TUDO ISSO, DEVIDAMENTE AUTORIZADO E APOIADO POR UMA MINUCIOSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS AUTORES CITADOS AO LONGO DO TEXTO.
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO É FRUTO DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA CULTURA E RELIGIOSIDADE DO POVO BANTO NA BAIXADA FLUMINENSE, ORIUNDO DA ÁFRICA CENTRO-OCIDENTAL, QUE MESMO ESPALHADO POR TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, DO INÍCIO AO FIM DA ESCRAVIDÃO, PERMANECE MARGINALIZADO COMO NAÇÃO E RELIGIÃO, POR GUARDAR INCOMPATIBILIDADES COM O RACISMO OCIDENTAL MODERNO. GUARDANDO TAMBÉM, INDÍCIOS ELOQUENTES DO QUE LHE FORA DESCARTADO NA CONSTRUÇÃO DESSE IMPÉRIO. EM RAZÃO DISSO, COM O RESULTADO OBTIDO, PRETENDE-SE DESENVOLVER UM MATERIAL DE CONTRIBUIÇÃO HISTORIOGRÁFICA E PEDAGÓGICA, PARA APLICAR NO ENSINO BÁSICO, E POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO NESSA TEMÁTICA, COMO IMPLEMENTAÇÃO DA LEI. 10.639/2003/PR. DESTA FORMA, PROVOCARÁ, A SOCIEDADE BRASILEIRA A MERGULHAR NELA MESMA, BUSCANDO ENTENDER AQUILO QUE AINDA NÃO FOI BEM COMPREENDIDO EM FUNÇÃO DA NEGLIGÊNCIA SOBRE O CONHECIMENTO DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS DISPERSOS. O OBJETO FOI COMPOSTO POR TERREIROS BANTOS DA BAIXADA FLUMINENSE. O RECORTE PARA ESSA REGIÃO, JUSTIFICA-SE POR SUA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE NEGROS DE ORIGEM BANTA, DESDE A ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO ATÉ A PRESENTE DATA. A METODOLOGIA TEVE O APOIO DA TRADICIONAL ORALIDADE BANTA, IDENTIFICADA COMO (TOB), NA APROXIMAÇÃO COM OS TERREIROS DA REGIÃO, PARA ENTREVISTAS SACERDOTAIS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FECHADOS, OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES COM RELATOS, FOTOGRAFIAS, GRAVAÇÕES, FILMAGENS. TAMBÉM, USOU-SE A INTERNET ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS, SITES, BLOGS, E ETC, EM VIRTUDE DA CULTURA E RELIGIOSIDADE BANTAS CALCAREM-SE NA ORALIDADE. TUDO ISSO, DEVIDAMENTE AUTORIZADO E APOIADO POR UMA MINUCIOSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS AUTORES CITADOS AO LONGO DO TEXTO.

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