ARAUJO, Francisco Cleuton De. Vídeos no ensino de física: um estudo de caso. VI CONEDU - Vol 3... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1863-1881. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65644>. Acesso em: 24/04/2024 01:11
ESTE ARTIGO RELATA UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM DUAS TURMAS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. OS OBJETIVOS FORAM: ANALISAR O USO DE VÍDEOS NO ENSINO DE FÍSICA COMO ALTERNATIVA PARA DESPERTAR O INTERESSE E PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS QUE SUPEREM A REPRODUÇÃO MECÂNICA DE CONHECIMENTOS E; COMPARAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO DE FÍSICA COM USO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO, COM O DESEMPENHO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ENSINO DE FÍSICA BASEADO APENAS NA EXPOSIÇÃO. FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UMA PROVA E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. DISCUTE A QUESTÃO DA SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ENTRE ALUNO E CONHECIMENTO, OBSERVANDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO PENSAR. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO CONTRIBUIU PARA UM MELHOR DESEMPENHO DA TURMA EM QUE FOI UTILIZADO. ESSE RECURSO, ALIADO A UMA METODOLOGIA COMPROMETIDA COM A SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROPORCIONOU A TURMA CARACTERÍSTICAS RELEVANTES: EMPENHO, CURIOSIDADE, MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO. REVELOU-SE NOS ALUNOS DESSA TURMA ASPECTOS QUE VÃO AO ENCONTRO DO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS QUE SUPERAM A SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE NÃO TEM SIGNIFICADO PARA O ALUNO.