Artigo VI CONEDU - Vol 1

E-books

ISBN: 978-65-86901-07-8

POSSIBILITANDO TRAJETÓRIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ

Palavra-chaves: ESCOLA, VIOLÊNCIA, ESCOLAS INOVADORAS, , E-book GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 65562
    "edicao_id" => 124
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 9030
    "titulo" => "POSSIBILITANDO TRAJETÓRIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ"
    "resumo" => "A VIOLÊNCIA TEM ADENTRADO O INTERIOR DAS ESCOLAS EM TODAS AS REGIÕES. EM TODOS OS PAÍSES SE OUVE FALAR DE CASOS DE VIOLÊNCIA, TORNANDO-SE URGENTES PRÁTICAS QUE ESTIMULEM O ENFRETAMENTO DESSA PRÁTICA NAS ESCOLAS. ESTE TRABALHO PRETENDE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO REFLEXIVO SOBRE ESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A ESCOLA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ (LCC) COMO EXEMPLO DE POSSIBILIDADE POTENTE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA, APRESENTANDO CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO NO LCC, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM PROFESSORES CONCURSADOS DO ESTADO E COM NO MÍNIMO DE 03 (TRÊS) ANOS DE ATUAÇÃO. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM 11 (ONZE) PROFESSORES, SEGUNDO OS ESTUDOS DE MIRIAM ABRAMOVAY FRENTE A ESCOLAS INOVADORAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). OBSERVAMOS QUE A GESTÃO ESCOLAR TEM SE EMPENHADO EM FAZER UMA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, UTILIZANDO O DIÁLOGO COMO MEDIADOR DAS SITUAÇÕES. A ESCOLA TEM APOIADO E ENCORAJADO OS DOCENTES EM SUAS AÇÕES, ONDE VERIFICAMOS, UM DESTAQUE NO CENÁRIO LOCAL POR CONTA DESSAS EXPERIÊNCIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. NO ENTANTO, OBSERVAMOS QUE O LCC NECESSITA AVANÇAR NA ATUAÇÃO DA COMUNIDADE EM SUAS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS. O ESTUDO SE MOSTROU POTENTE AO CONSOLIDAR A ESCOLA LCC COMO POSSÍVEL LUGAR PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA E COMPONDO A AMBIENTAÇÃO DE ESCOLA INOVADORA PARA ESTA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, VIOLÊNCIA, ESCOLAS INOVADORAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID9030_13082019100735.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:45:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HALISSON MOTA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "HALISSON CUNHA"
    "autor_email" => "halissoncunha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1"
    "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 65562
    "edicao_id" => 124
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 9030
    "titulo" => "POSSIBILITANDO TRAJETÓRIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ"
    "resumo" => "A VIOLÊNCIA TEM ADENTRADO O INTERIOR DAS ESCOLAS EM TODAS AS REGIÕES. EM TODOS OS PAÍSES SE OUVE FALAR DE CASOS DE VIOLÊNCIA, TORNANDO-SE URGENTES PRÁTICAS QUE ESTIMULEM O ENFRETAMENTO DESSA PRÁTICA NAS ESCOLAS. ESTE TRABALHO PRETENDE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO REFLEXIVO SOBRE ESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A ESCOLA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ (LCC) COMO EXEMPLO DE POSSIBILIDADE POTENTE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA, APRESENTANDO CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO NO LCC, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM PROFESSORES CONCURSADOS DO ESTADO E COM NO MÍNIMO DE 03 (TRÊS) ANOS DE ATUAÇÃO. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM 11 (ONZE) PROFESSORES, SEGUNDO OS ESTUDOS DE MIRIAM ABRAMOVAY FRENTE A ESCOLAS INOVADORAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). OBSERVAMOS QUE A GESTÃO ESCOLAR TEM SE EMPENHADO EM FAZER UMA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, UTILIZANDO O DIÁLOGO COMO MEDIADOR DAS SITUAÇÕES. A ESCOLA TEM APOIADO E ENCORAJADO OS DOCENTES EM SUAS AÇÕES, ONDE VERIFICAMOS, UM DESTAQUE NO CENÁRIO LOCAL POR CONTA DESSAS EXPERIÊNCIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. NO ENTANTO, OBSERVAMOS QUE O LCC NECESSITA AVANÇAR NA ATUAÇÃO DA COMUNIDADE EM SUAS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS. O ESTUDO SE MOSTROU POTENTE AO CONSOLIDAR A ESCOLA LCC COMO POSSÍVEL LUGAR PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA E COMPONDO A AMBIENTAÇÃO DE ESCOLA INOVADORA PARA ESTA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, VIOLÊNCIA, ESCOLAS INOVADORAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID9030_13082019100735.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:45:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HALISSON MOTA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "HALISSON CUNHA"
    "autor_email" => "halissoncunha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1"
    "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 124
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conedu---vol-1"
        "nome" => "VI CONEDU - Vol 1"
        "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-10-24"
        "final_evento" => "2019-10-26"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:42:08"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 124
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conedu---vol-1"
        "nome" => "VI CONEDU - Vol 1"
        "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-10-24"
        "final_evento" => "2019-10-26"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:42:08"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 53
                "edicao_id" => 124
                "codigo" => "978-65-86901-07-8"
                "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg"
                "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1"
                "prefacio" => """
                  <strong>Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; A colet&acirc;nea &ldquo;Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas&rdquo;, publicada em 3 volumes, re&uacute;ne artigos vinculados &agrave;s tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. A publica&ccedil;&atilde;o est&aacute; pautada na discuss&atilde;o sobre os aspectos relacionados &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o passando pela educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, o ensino superior e a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Os &iacute;ndices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esfor&ccedil;os em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, h&aacute; ainda muito que se fazer para al&eacute;m de manter as crian&ccedil;as nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espa&ccedil;o de aprendizagem, implica somente numa presen&ccedil;a f&iacute;sica, onde o aluno n&atilde;o v&ecirc; sentido no fazer pedag&oacute;gico. Neste cen&aacute;rio, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avalia&ccedil;&atilde;o em diferentes segmentos da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;A avalia&ccedil;&atilde;o envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os par&acirc;metros das avalia&ccedil;&otilde;es em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avalia&ccedil;&atilde;o qualificada da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o direcionando a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. As discuss&otilde;es est&atilde;o situadas em torno dos instrumentos, processos e implica&ccedil;&otilde;es que a avalia&ccedil;&atilde;o tem para os sujeitos, os &iacute;ndices e a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avalia&ccedil;&atilde;o serve para apontar a insufici&ecirc;ncia de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos s&atilde;o postos a servi&ccedil;o de apontar a n&atilde;o-qualidade educacional, a partir de seus resultados num&eacute;ricos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Novos direcionamentos para pensar a avalia&ccedil;&atilde;o podem pautar-se, por exemplo, em estrat&eacute;gias colaborativas em que a qualidade n&atilde;o esteja expressa exclusivamente em n&uacute;meros, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem at&eacute; a chegada &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o. &Eacute; igualmente necess&aacute;rio, pensar em sistema que direcione as pr&aacute;ticas docentes para um fazer pedag&oacute;gico, que assuma um compromisso com a revis&atilde;o de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das intera&ccedil;&otilde;es entre os sujeitos escolares.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As m&uacute;ltiplas possibilidades, de alinharmos avalia&ccedil;&atilde;o e fazer docente, s&atilde;o apresentadas nos tr&ecirc;s volumes que comp&otilde;em a colet&acirc;nea, origin&aacute;ria das contribui&ccedil;&otilde;es dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os artigos que comp&otilde;em cada volume destacam, tamb&eacute;m, a import&acirc;ncia do protagonismo docente para a melhoria das pr&aacute;ticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que &eacute; pela forma&ccedil;&atilde;o de recursos humanos, com vis&atilde;o cr&iacute;tica e reflexiva, que poderemos alcan&ccedil;ar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publica&ccedil;&atilde;o aproxime as produ&ccedil;&otilde;es de profissionais de diferentes institui&ccedil;&otilde;es do pa&iacute;s e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n
                  Coordenadora do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Paula Almeida de Castro"
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  La&eacute;rcia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf"
                "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 53
                "edicao_id" => 124
                "codigo" => "978-65-86901-07-8"
                "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg"
                "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1"
                "prefacio" => """
                  <strong>Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; A colet&acirc;nea &ldquo;Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas&rdquo;, publicada em 3 volumes, re&uacute;ne artigos vinculados &agrave;s tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. A publica&ccedil;&atilde;o est&aacute; pautada na discuss&atilde;o sobre os aspectos relacionados &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o passando pela educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, o ensino superior e a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Os &iacute;ndices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esfor&ccedil;os em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, h&aacute; ainda muito que se fazer para al&eacute;m de manter as crian&ccedil;as nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espa&ccedil;o de aprendizagem, implica somente numa presen&ccedil;a f&iacute;sica, onde o aluno n&atilde;o v&ecirc; sentido no fazer pedag&oacute;gico. Neste cen&aacute;rio, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avalia&ccedil;&atilde;o em diferentes segmentos da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;A avalia&ccedil;&atilde;o envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os par&acirc;metros das avalia&ccedil;&otilde;es em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avalia&ccedil;&atilde;o qualificada da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o direcionando a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. As discuss&otilde;es est&atilde;o situadas em torno dos instrumentos, processos e implica&ccedil;&otilde;es que a avalia&ccedil;&atilde;o tem para os sujeitos, os &iacute;ndices e a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avalia&ccedil;&atilde;o serve para apontar a insufici&ecirc;ncia de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos s&atilde;o postos a servi&ccedil;o de apontar a n&atilde;o-qualidade educacional, a partir de seus resultados num&eacute;ricos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Novos direcionamentos para pensar a avalia&ccedil;&atilde;o podem pautar-se, por exemplo, em estrat&eacute;gias colaborativas em que a qualidade n&atilde;o esteja expressa exclusivamente em n&uacute;meros, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem at&eacute; a chegada &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o. &Eacute; igualmente necess&aacute;rio, pensar em sistema que direcione as pr&aacute;ticas docentes para um fazer pedag&oacute;gico, que assuma um compromisso com a revis&atilde;o de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das intera&ccedil;&otilde;es entre os sujeitos escolares.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As m&uacute;ltiplas possibilidades, de alinharmos avalia&ccedil;&atilde;o e fazer docente, s&atilde;o apresentadas nos tr&ecirc;s volumes que comp&otilde;em a colet&acirc;nea, origin&aacute;ria das contribui&ccedil;&otilde;es dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os artigos que comp&otilde;em cada volume destacam, tamb&eacute;m, a import&acirc;ncia do protagonismo docente para a melhoria das pr&aacute;ticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que &eacute; pela forma&ccedil;&atilde;o de recursos humanos, com vis&atilde;o cr&iacute;tica e reflexiva, que poderemos alcan&ccedil;ar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publica&ccedil;&atilde;o aproxime as produ&ccedil;&otilde;es de profissionais de diferentes institui&ccedil;&otilde;es do pa&iacute;s e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n
                  Coordenadora do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Paula Almeida de Castro"
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  La&eacute;rcia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf"
                "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

A VIOLÊNCIA TEM ADENTRADO O INTERIOR DAS ESCOLAS EM TODAS AS REGIÕES. EM TODOS OS PAÍSES SE OUVE FALAR DE CASOS DE VIOLÊNCIA, TORNANDO-SE URGENTES PRÁTICAS QUE ESTIMULEM O ENFRETAMENTO DESSA PRÁTICA NAS ESCOLAS. ESTE TRABALHO PRETENDE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO REFLEXIVO SOBRE ESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A ESCOLA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ (LCC) COMO EXEMPLO DE POSSIBILIDADE POTENTE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA, APRESENTANDO CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO NO LCC, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM PROFESSORES CONCURSADOS DO ESTADO E COM NO MÍNIMO DE 03 (TRÊS) ANOS DE ATUAÇÃO. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM 11 (ONZE) PROFESSORES, SEGUNDO OS ESTUDOS DE MIRIAM ABRAMOVAY FRENTE A ESCOLAS INOVADORAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). OBSERVAMOS QUE A GESTÃO ESCOLAR TEM SE EMPENHADO EM FAZER UMA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, UTILIZANDO O DIÁLOGO COMO MEDIADOR DAS SITUAÇÕES. A ESCOLA TEM APOIADO E ENCORAJADO OS DOCENTES EM SUAS AÇÕES, ONDE VERIFICAMOS, UM DESTAQUE NO CENÁRIO LOCAL POR CONTA DESSAS EXPERIÊNCIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. NO ENTANTO, OBSERVAMOS QUE O LCC NECESSITA AVANÇAR NA ATUAÇÃO DA COMUNIDADE EM SUAS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS. O ESTUDO SE MOSTROU POTENTE AO CONSOLIDAR A ESCOLA LCC COMO POSSÍVEL LUGAR PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA E COMPONDO A AMBIENTAÇÃO DE ESCOLA INOVADORA PARA ESTA TEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.